Supermoto - Nova mania aporta em Cascavel
Duas semanas após assistir às emoções da motovelocidade, Cascavel, Paraná, volta a ser a capital do motociclismo nacional. A cidade recebe no próximo final de semana, dias 15 e 16 de outubro, a quinta e última etapa do Campeonato Brasileiro de Supermoto, uma novidade que está conquistando adeptos pelo país afora. Esta é a primeira competição nacional da categoria supervisionada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Até agora, as etapas tiveram sucesso de público.
Em Cascavel, a pista será montada no Kartódromo Municipal, e a entrada será gratuita. Os treinos no sábado começam às 13h, e as provas, no domingo, às 10. Para esquentar ainda mais a corrida na cidade paranaense, ali serão conhecidos os campeões das categorias SM2 e SMJR. Nas outras categorias, os campeões já estão definidos.
Na SM2 João Toledo, que chegou a comemorar o título na etapa passada, corre como favorito e precisa de apenas um ponto para garantir a conquista. Philippe Thiriet corre por fora e precisa contar com a sorte para ser campeão. O mineiro precisa vencer e torcer para que Toledo não pontue, só assim poderá comemorar o título. Na SMJR Romulo Botrel venceu todas as etapas até o momento e disputa o título com Danilo Silva.
Mistura
A Supermoto surgiu nos anos 70 nos EUA com o objetivo de decidir qual era o melhor piloto de moto do mundo. Por isso, a idéia foi criar uma disputa que mesclasse as provas de motocross, motovelocidade, enduro e outras categorias do motociclismo. Assim, o percurso mistura terra e asfalto, trazendo diversão e adrenalina para os amantes de duas rodas. As motos utilizadas são normalmente adaptadas do motocross, com aros 17 nas rodas dianteiras e traseiras e pneus street.
Categorias da Supermoto
SM1 - Aberta a motocicletas Trail / Motocross especiais para prática do esporte acima de 125cc 2t ou 300cc 4t.
SM2 - Aberta a motocicletas nacionais Trail acima de 181cc 2t ou 351 4t, e motocicletas especiais Enduro / Motocross de 125cc 2t ou ate 300cc 4t.
SM3 - Motocicletas nacionais Trail até 180cc 2t ou até 350cc 4t.
SMJR - Para pilotos nascidos após 1990 com motocicletas Trail/Motocross 2t até 85cc ou 4t até 125cc.
O Campeonato Brasileiro de Supermoto é supervisionado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e tem apoio da Selenia Moto Rider.