X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Kawasaki, Honda e KTM duelam no Baja 500 no México
Publicado em: 05/06/2012

Robby Bell, Steve Hengeveld e David Pearson garantiram conquista para o time verde
Redação MotoX.com.br - Foto: THR Kawasaki


Pilotos da equipe THR Kawasaki venceram evento mexicano

O trio formado por Robby Bell, Steve Hengeveld e David Pearson foi o ganhador do Baja 500, disputado em Ensenada, no México, este fim de semana. À bordo de uma Kawasaki, a equipe completou a prova em 9h10min03, 2min20s à frente dos pilotos Honda Cotton Udall, David Kamo e Timmy Weigand. O trio da KTM formado por Marc Coma, pelo piloto mexicano Ivan Ramirez e o norte-americano Mike Brown, foi o terceiro a concluir a prova, sete minutos depois dos líderes.

Após passar direto pelo primeiro pit Robby Bell quase ficou sem combustível no trecho que abriu a disputa. Sua equipe antecipou o local da parada previamente combinado em alguns kilômetros para buscar um espaço mais tranquilo, mas o piloto não enxergou seus mecânicos.

"Quando me dei conta só tinha gasolina para mais dez milhas (aproximadamente 16km). Passei a parar em todos os pontos onde havia espectadores na borda da pista tentando conseguir um pouco de gasolina. Até que encontrei dois caras que tinham um galão cheio! Ficaram mais do que felizes em me dar combustível suficiente para chegar ao pit dois." comentou Bell - "Gostaria muito de agradecê-los, pois foram responsáveis por me colocar de volta à prova e realmente participaram de nossa vitória. Só no Baja é que temos histórias assim!"

Para os vice-campeões os problemas não foram menores. Após duas quedas, Colton Udall machucou o ombro e desacelerou, perdendo tempo suficiente para abrir espaço para os concorrentes. Timmy Weigand assumiu o comando da Honda até a linha de chegada, fechando a disputa com desvantagem de pouco mais de dois minutos.

Ramirez, que abriu a disputa pra equipe laranja, teve sérios problemas com a moto devido a um acidente. Como resultado a KTM 450cc teve o escape danificado. A moto é uma versão menor e mais simples do que a utilizada por Coma no Mundial de Rali. A experiência do espanhol em navegação não era necessária para este evento, pois o Baja 500 tem marcadores específicos ao longo do percurso, sem a necessidade das planilhas tipicamente usadas no rali.

Mike Brown era o piloto para a segunda parte da prova. Ele conseguiu cortar a distância para o líder e ainda ganhou posições na classificação geral. O acidente afetou severamente a moto que necessitou de cuidados constantes até o final.

Coma disputou a terceira parte da prova e no início acelerou muito forte, mas mudou de estratégia e preferiu não correr riscos. Ele percorreu uma rota que foi dividida em duas, a primeira metade passava por montanhas, a segunda era bastante familiar para o piloto, pois se assemelhava bastante ao Dakar.

"Estou muito feliz com a experiência. Disputar uma competição por equipes foi muito positivo para eu descobrir coisas novas para que eu sempre possa melhorar como piloto. Tive uma equipe muito boa por trás de mim, tanto em termos de equipamento, quanto de pessoal. Tivemos problema com a moto devido a um acidente e não podia correr riscos. Precisávamos poupar os pneus para poder terminar a corrida. Em todo caso, o resultado foi bom", avaliou Coma.

Resultado

1. Robby Bell/David Pearson/Steve Hengeveld (Kawasaki) 9:11:33
2. Colton Udall/Timmy Weigand/David Kamo (Honda) 9:12:31
3. Kurt Caselli/Mike Brown/Ivan Ramirez/Marc Coma (KTM) 9:18:39
4. Kendall Norman (Honda) 9:49:38
5. Jim O’Neal/Shane Esposito/Scott Myers/Ricky Brabee/Morgan Crawford (Honda) 9:54:05
6. Mark Samuels/Ian Young/Matt Eddy/Max Eddy (Honda) 9:58:24
7. Francisco Arredondo/Ryan Dudek/Matt Karlsen (Honda)10:04:15
8. Francisco Septien/Roberto Villalobos/Brandon Prieto/Eric Yorba (Honda) 10:12:24
9. A.J. Stewart/Justin Morgan/Corey Freeman (Honda) 10:15:02
10. Jeff Kaplan/Ron Wilson/Johnny Campbell/Louie Franco (Honda) 10:35:26







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet