Classe será dividida em duas e passará a ser realizada aos sábados, primeiro dia de disputa da competição
Redação MotoX.com.br - Foto: Maurício Arruda

Categoria 85cc passará por divisão a partir da terceira etapa da temporada |
A Confederação Brasileira de Motociclismo divulgou algumas mudanças com relação à categoria 85cc do Campeonato Brasileiro de Motocross. A primeira delas não é técnica, está relacionada a programação do evento e já será colocada em prática este fim de semana, durante a disputa da segunda etapa, em Canelinha (SC). A partir de agora, a classe será realizada aos sábados junto com a 65cc e a MX3. No domingo, haverá apenas a MX1 e MX2 com duas baterias cada uma.
A mudança mais profunda e que promete muita polêmica é uma resposta ao
pedido de revisão de regulamento feito recentemente pela ABPMX (Associação Brasileira de Pilotos de Motociclismo Esportivo), solicitando que a classe voltasse a ter as mesmas especificações técnicas utilizadas no campeonato em 2011, quando eram permitidas motos de até 150cc 4T. Nesta temporada foram liberadas motocicletas com kits de aumento de cilindrada, passando o limite para 180cc 4T.
A Comissão de Motocross da entidade decidiu dividir a categoria em duas:
85cc A (motos de 85cc a 105cc 2T e até 180cc 4T com pilotos homens de 14 e 15 anos, e mulheres de 14 a 17 anos) e
85cc B (motos de 85cc 2t e 150cc 4T com pilotos homens de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos). Será realizada uma única bateria, com classificação separada, e os pilotos levarão para a nova categoria os pontos marcados na duas primeiras etapas. A mudança entra em vigor a partir da terceira prova, em Foz do Iguaçu (PR) e os pilotos deverão escolher pela categoria A ou B, levando em consideração sua idade no dia 1º de janeiro de 2012 e a cilindrada da moto, de acordo com a nova regulamentação.
Efetivamente, a alteração não atende a expectativa da ABPMX, já que continuará sendo permitida a utilização de kits 180cc. Para a Associação de Pilotos, isto representa um risco desnecessário aos pilotos e aumento de custos, já que não existem motocicletas com essas especificações originais de fábrica, exigindo a utilização de kits especiais vendidos fora do país.
A Confederação Brasileira de Motociclismo, como entidade oficial responsável pela modalidade no Brasil, deve prezar pela acessibilidade aos competidores e contenção dos custos dos mesmos. É uma das formas de incentivar a participação de mais pilotos e contribuir com o crescimento da competição.
Em tempo, o regulamento da Superliga Brasil de Motocross desta temporada também permite a alteração de cilindrada até 180cc na categoria Junior.
Inscrições - As inscrições para a segunda etapa, que será realizada este fim de semana, em Canelinha (SC) estão abertas e podem ser feitas pelo
sistema da CBM até esta quarta-feira (25) com desconto. O valor para as categorias 65cc e 85cc é de R$ 100, e para a MX1, MX2 e MX3 é de R$ 180. Os pilotos terão também a possibilidade de fazer a inscrição no local da prova, mas neste caso, ela terá um acréscimo de 50% no valor.