Matheus e Lucas Basso garantiram as primeiras posições nas principais categorias do evento. Na classe Feminina, Maiara Basso manteve a família no topo do pódio
Redação MotoX.com.br - Fotos: André Charão

Competição Estadual começou na cidade de Pedro Osório |
Pedro Osório, no interior do Rio Grande do Sul, recebeu no último fim de semana a abertura do Campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross para baterias equilibradas em uma pista rápida de 1.100 metros. Mais de 250 pilotos brigaram pelas melhores posições no pódio, com destaque pela presença de alguns competidores uruguaios e pelos sempre velozes irmãos Basso, que garantiram dobradinha na categoria VX Pró e VX2.
A principal classe em disputa, a VX Pró teve início ‘em família’. De um lado, os irmãos brasileiros Lucas e Matheus Basso. Do outro os irmãos uruguaios Cale e Pablo Florín. Matheus foi o mais rápido na largada, seguido por Pablo, Lucas e Cale. Os quatro fizeram uma disputa fortíssima até a segunda volta, quando Pablo e, logo depois, Cale foram ao chão. Cale teve de abandonar a prova. Já Pablo conseguiu retornar e ainda faturar o terceiro lugar no pódio. Matheus seguiu incontestável e garantiu a vitória, com Lucas em segundo. Outros dois uruguaios completaram o pódio, sendo Marcelo Bardesio em quarto e Rodrigo Kent em quinto.

Matheus Basso e Lucas Basso dominaram as classes VX Pró e VX2 |
Diovani Anselmi largou bem e garantiu a vitória de ponta a ponta na Nacional Força Livre. A briga pela segunda colocação foi mais agitada com Claiton Portela terminando com o posto. O terceiro colocado foi Márcio Vizentim, seguido por Luciano Peres e Maicon Gallioto. Diovani ainda foi o primeiro na 4T Livre.
Matheus Basso somou mais uma vitória na classe VX2. Ele saiu em primeiro já na largada, seguido por seu irmão Lucas. Os dois seguiram assim até o final, sem dar chances aos adversários. Mesmo com uma disputa intensa no pelotão intermediário pela terceira colocação, Sérgio Moraes saiu da última posição e alcançou o posto. German Betancourt terminou em quarto e Maurício Alvarez completou o pódio.
A família Basso seguiu vencedora na categoria Feminina. Maiara Basso foi muito veloz ao conquistar a volta mais rápida da prova e o primeiro lugar desde a largada. Nicole Manske também fez uma excelente bateria e alcançou a segunda colocação. Theniffer Gonçalves foi a terceira, Kamila Rocha a quarta e a uruguaia Florencia Cuña a quinta.

Maiara Basso manteve o domínio da família na categoria Feminina |
Nas outras categorias, os vencedores foram: Felipe Deloss (Estreantes Importadas), Leônidas Moraes (85cc), Getúlio Acosta (230cc), Fabiano Ribeiro (Intermediária e VX3), Felipe Menuzzi (65cc), Cézar Silva (VX3 Nacional e VX4 Nacional), Luciano Peres (Novatos Nacional), Geovane Pick (VX4) e Matheus Hernandes (50cc).