País que recebeu a competição pela primeira vez este ano receberá novamente a prova, com largada na capital Lima
Redação MotoX.com.br - Foto: M. Maragni

Quinta edição na América do Sul terá trajeto inverso ao da prova disputa este ano |
A 35ª edição do Rally Dakar programada para 2013 será também a quinta disputada no continente Sul-americano. A competição está prevista para acontecer de 5 a 20 de janeiro, a novidade é que desta vez, os pilotos percorrerão um traçado no sentido praticamente inverso ao que foi realizado este ano. A prova terá início em Lima, no Peru, e terminará em Santiago, no Chile, com uma fase de descanso programada para San Miguel de Tucumán, na Argentina. Em 2012 a programação teve início na Argentina, depois passou por Chile e Peru.
Veja também: Relembre a mais recente edição do Dakar
Desta vez, o deserto entrará em cena desde as primeiras etapas pela primeira vez na história. Há várias semanas, pilotos e equipes descobriram o deserto peruano, já que o país foi uma das sedes da competição pela primeira vez. Seu esplendor e suas exigências técnicas demandaram alta intensidade dos competidores para desbravar a areia antes de encontrar o mar na chegada a Lima. No próximo encontro, a capital peruana abrigará a saída do rali e o fará com a promessa de brindar aos participantes com um desafio à altura do que foi proposto na edição passada.
Ao final do percurso, a chegada será pela primeira vez em Santiago. Desta forma, o Chile, cenário de numerosos e imprevisíveis ressurgimentos no Atacama durante as quatro últimas edições terá a oportunidade de render tributo a seus heróis em sua capital. Durante os milhares de quilômetros que integram o trajeto, os pilotos se afastarão do Oceano Pacífico para adentrar em terras argentinas. Do outro lado da Cordilheira dos Andes, a variedade de terrenos colocará à prova a capacidade de adaptação de uns e outros.
Com uma nova visão das dificuldades e uma nova forma de interpretar a geografia do continente, o Dakar 2013 se impõe como um encontro em que os campeões e amadores devem preparar a consciência durante todo o ano. O período de inscrições para todas as categorias (motos, quadriciclos, carros e caminhões) estará aberto a partir do dia 15 de maio.