Mineiro cancela participação no AMA Supercross visando à disputa dos principais campeonatos nacionais e algumas etapas do AMA Motocross
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda / Arquivo MotoX

Balbi voltou a treinar com moto... |

...mas descartou participação no AMA Supercross. Piloto quer estar 100% fisicamente antes de competir
|
Antônio Jorge Balbi Júnior já começou a fase de preparativos para o início da temporada 2012, na qual pretende disputar os Campeonatos Brasileiros de Motocross, a Superliga Brasil de Motocross e também algumas etapas do AMA Motocross, nos Estados Unidos. O mineiro, que havia lesionado o braço há cinco semanas, já se recuperou e partiu diretamente para os Estados Unidos, onde retomou os treinos.
Durante a estadia em terras norte-americanas, Balbi contará com a estrutura da equipe Slaton Racing Team, do ex-campeão americano Marty Smith. "Tenho trabalhado muito não só para me recuperar, mas também para estar bem preparado fisicamente. Já me sinto bem melhor. Durante quase todo esse período, pude treinar na academia, além de fazer natação e bicicleta. O motocross, no entanto, é um esporte muito complexo e nada se compara ao treino de moto", alertou Balbi.
Por conta de ainda não estar 100%, o mineiro decidiu não participar de algumas etapas do AMA Supercross como estava previsto. "Foi uma decisão muito difícil. Porém, às vezes, é necessário agir com a razão. Todos sabem o quanto amo correr aqui, mas nesse caso foram três votos contra um, meu pai, meu mecânico (Max) e meu treinador aqui nos Estados Unidos (Ryan Hughes) acham que devo me concentrar nos treinos de motocross na categoria 450cc, que será o meu maior objetivo do ano no Brasil. Apesar de querer correr, no fundo sei que essa é a melhor decisão, pois não entraria na pista 100% preparado. Seria um grande risco a correr somente duas ou três etapas do AMA", contou.
Como o regulamento do Campeonato Brasileiro foi alterado e agora cada piloto tem que disputar somente uma categoria, Balbi irá se dedicar somente à 450cc, a mesma que irá competir no AMA. A exclusividade foi vista como algo positivo para o mineiro. "De agora em diante, vou me dedicar à moto 450cc, o que não pude fazer nos últimos anos. Já comecei um trabalho com o Ryan Hughes para ganhar mais massa muscular e dominar melhor a moto. Além disso, estou bastante empolgado em saber que terei oportunidade de correr algumas etapas do AMA Motocross, já que a Slaton Racing Team vai me oferecer uma boa estrutura. Meu foco agora está totalmente voltado para o início das competições no Brasil, previstas para março."
Dicas
Antes de entrar na pista em 2012, Balbi entrou em cena para gravar uma
série de episódios com dicas de pilotagem, ao lado de sua irmã Mariana. O conteúdo foi produzido pela ESPN Brasil e será exibido no programa Planeta EXPN. Os vídeos podem ser conferidos no canal da Pro Tork no You Tube pelo link
www.youtube.com/protorkracing. Os primeiros programas falarão sobre saltos, como enfrentar uma seção de costelas e também sobre a manutenção da moto. Abaixo a programação:
Planeta EXPN - no canal ESPN - sempre às 14h.
Dia 27/01 - Saltos
Dia 03/02 - Costelas
Dia 10/02 - Manutenção da Moto