Tedesco é campeão em final dramática. Zenni marcou ponto.
Texto: Lucídio Arruda - Fotos:
Supercross.com Apesar do título já definido na categoria principal a etapa final do Campeonato Americano de Motocross trouxe mais drama, expectativa, discussões e fofocas que qualquer novela mexicana.
Ivan Tedesco |
Ivan Tedesco confirmou o título depois de dois grandes sustos e Rafael Zenni tornou-se o segundo brasileiro a se classificar e pontuar numa final do AMA Motocross.
Vamos aos principais fatos do final de semana:
Ricky Carmichael, Kevin Windham e Ivan Tedesco competiram usando os números, uniformes e gráficos criados para a disputa do Nações daqui a duas semanas.
Na primeira bateria Tedesco caiu num triplo e a corrente de sua moto saiu. Ele retornou à prova muito atrás, mas não foi capaz de chegar à zona de pontos.
Grant Langston já correndo com o modelo 2006 da Kawasaki cruzou a bandeirada em primeiro, mas não levou. Foi penalizado em 5 segundos por cortar um trecho de pista quando tomou um "chega prá lá" de Mike Alessi.
Mike Alessi comemorou a vitória e viu sua desvantagem em relação a Tedesco despencar de 35 para apenas 10 pontos. O garoto literalmente foi para o tudo ou nada em busca do título na segunda bateria.
Ricky Carmichael |
Na segunda largada dois pilotos se chocam na primeira volta e vão para o chão. Adivinhe quais são? Bingo!
Tedesco e Alessi. Só que o mais "emocionante" ainda estava por vir: ao se levantar Alessi preocupou-se mais em impedir Tedesco (cuja moto não morreu) de continuar do que propriamente voltar para a corrida. O enrosco só terminou quando Matt Walker parou para ajudar seu companheiro de equipe Tedesco.
Langston venceu a bateria e faturou o "overall". Tedesco completou a prova em 11º e garantiu o título. Mike Alessi foi "aterrissado" por Jesse Casillas na última volta e não completou a prova.
"O garoto é um idiota!" - foram as palavras de Tedesco na entrevista do título. Confira aqui um
video amador (formato Quicktime) do incidente e tire sua próprias conclusões. Eu só sei que Tedesco merece também o prêmio de "sangue frio" do ano!
O jovem Ryan Villopoto ganhou em Glen Helen o posto de estrela mais promissora da atualidade. Conquistou a segunda posição na etapa. E foi apenas a sua segunda prova como profissional!
Na 250, com o título já definido as coisas aconteceram como previsto, ou seja, Carmichael terminou mais uma temporada invicto.
Ryan Villopoto |
A principal disputa era pela terceira posição entre David Vuillemin e Ernesto Fonseca. O francês foi melhor na primeira bateria, mas na segunda o costa-riquenho se deu bem finalizando em segundo com Windham em terceiro. Desta forma Fonseca garantiu a posição por apenas dois pontos.
Novos nomes: a AMA decidiu os novos nomes das categorias para 2006: a 250 passará a se chamar "AMA Motocross" e a 125 "AMA Motocross Lites". A decisão já gerou protestos entre os fãs...
Os brasileiros Rafael Zenni e Rodrigo Selhorst chegaram no início da semana nos Estados Unidos. Os dois alugaram motos e participaram de provas amadoras durante a semana para se adaptar ao terreno.
Nos treinos de sábado Zenni marcou o 35º tempo e Selhorst o 47º entre os 65 inscritos. Na primeira classificatória de domingo Selhorst não largou. Assim que tivermos mais informações sobre os motivos do piloto de Rondônia abandonar a competição publicaremos aqui.
Em sua classificatória Zenni conquistou a 7ª posição e avançou direto para as provas finais de domingo à tarde.
Zenni conquistou a 24ª posição na primeira bateria, mas o melhor ainda estava por vir. Na segunda largada ele se saiu melhor e conquistou a 20ª posição, o que lhe garantiu um ponto no campeonato e uma posição no ranking da AMA.
Com patrocínio da Honda, Mobil, Pirelli, Scott, Cti2, Alpinestars, FOX, Master Freios e Real Supermercados o piloto adiou seu retorno ao Brasil, inicialmente previsto para essa terça-feira, para passar mais alguns dias nos Estados Unidos e experimentar a nova Honda CRF250 2006, que utilizará na próxima temporada.
Resultados
1 |
50 |
25 (1) |
25 (1) |
4 |
R. Carmichael |
Suz RMZ450 |
2 |
42 |
22 (2) |
20 (3) |
14 |
K. Windham |
Hon CRF450R |
3 |
40 |
18 (4) |
22 (2) |
24 |
E. Fonseca |
Hon CRF450R |
4 |
38 |
20 (3) |
18 (4) |
12 |
D. Vuillemin |
Yam YZ450F |
5 |
29 |
13 (8) |
16 (5) |
26 |
M. Byrne |
Kaw KX250 |
6 |
29 |
14 (7) |
15 (6) |
70 |
T. Preston |
Hon CRF450R |
7 |
28 |
15 (6) |
13 (8) |
103 |
S. Tortelli |
Suz RMZ450 |
8 |
28 |
16 (5) |
12 (9) |
105 |
R. Hughes |
Suz RMZ450 |
9 |
24 |
10 (11) |
14 (7) |
23 |
K. Lewis |
Hon CRF450R |
10 |
21 |
11 (10) |
10 (11) |
129 |
J. Dement |
Suz RMZ450 |
11 |
20 |
9 (12) |
11 (10) |
64 |
S. Collier |
Hon CRF450R |
12 |
15 |
7 (14) |
8 (13) |
38 |
R. Clark |
Hon CRF450R |
13 |
15 |
8 (13) |
7 (14) |
75 |
R. Owens |
Suz RMZ450 |
14 |
14 |
5 (16) |
9 (12) |
33 |
J. Thomas |
Hon CRF450R |
15 |
12 |
12 (9) |
0 (32) |
28 |
S. Hamblin |
Kaw KX250 |
16 |
6 |
0 (36) |
6 (15) |
91 |
J. Woods |
Suz RMZ450 |
17 |
6 |
6 (15) |
0 (30) |
86 |
R. Abrigo |
Hon CRF450R |
18 |
5 |
0 (24) |
5 (16) |
63 |
C. Johnson |
Suz RM250Z |
19 |
5 |
3 (18) |
2 (19) |
73 |
J. Buckelew |
Hon CRF450R |
20 |
5 |
4 (17) |
1 (20) |
782 |
M. Young |
Hon CRF450R |
1 |
47 |
22 (2) |
25 (1) |
8 |
G. Langston |
Kaw KX250F |
2 |
42 |
20 (3) |
22 (2) |
207 |
R. Villopoto |
Kaw KX250F |
3 |
38 |
18 (4) |
20 (3) |
51 |
A. Short |
Hon CRF250R |
4 |
31 |
16 (5) |
15 (6) |
31 |
D. Smith |
Yam YZ250F |
5 |
25 |
9 (12) |
16 (5) |
44 |
P. Carpenter |
Kaw KX250F |
6 |
25 |
12 (9) |
13 (8) |
65 |
R. Sipes |
Suz RM250Z |
7 |
25 |
14 (7) |
11 (10) |
132 |
B. Laninovich |
Hon CRF250R |
8 |
25 |
25 (1) |
0 (22) |
800 |
M. Alessi |
KTM 250SXF |
9 |
23 |
5 (16) |
18 (4) |
3 |
M. Brown |
Hon CRF250R |
10 |
22 |
10 (11) |
12 (9) |
801 |
J. Alessi |
KTM 250SXF |
11 |
22 |
13 (8) |
9 (12) |
123 |
B. Metcalfe |
Yam YZ250F |
12 |
15 |
15 (6) |
0 (33) |
122 |
M. Walker |
Kaw KX250F |
13 |
14 |
0 (35) |
14 (7) |
37 |
R. Mills |
KTM 250SXF |
14 |
12 |
6 (15) |
6 (15) |
238 |
M. Sleeter |
KTM 250SXF |
15 |
11 |
3 (18) |
8 (13) |
42 |
J. Rodrigues |
Hon CRF250R |
16 |
11 |
11 (10) |
0 (28) |
338 |
J. Lawrence |
Suz RM250Z |
17 |
10 |
0 (22) |
10 (11) |
30 |
I. Tedesco |
Kaw KX250F |
18 |
9 |
2 (19) |
7 (14) |
74 |
M. Blose |
Hon CRF250R |
19 |
8 |
8 (13) |
0 (36) |
141 |
S. Boniface |
Hon CRF250R |
20 |
7 |
7 (14) |
0 (21) |
97 |
R. Kiniry |
Hon CRF250R |
21 |
5 |
0 (36) |
5 (16) |
240 |
R. Marshall |
Hon CRF250R |
22 |
5 |
1 (20) |
4 (17) |
685 |
T. Hibbert |
Hon CRF250R |
23 |
4 |
4 (17) |
0 (31) |
76 |
R. Morais |
Suz RM250Z |
24 |
3 |
0 (21) |
3 (18) |
982 |
A. Narita |
Hon CRF250R |
25 |
2 |
0 (37) |
2 (19) |
475 |
J. Casillas |
Hon CRF250R |
26 |
1 |
0 (24) |
1 (20) |
965 |
R. Zenni |
Hon CRF250R |
Classificação Geral
1 |
594 |
R. Carmichael |
2 |
485 |
K. Windham |
3 |
392 |
E. Fonseca |
4 |
390 |
D. Vuillemin |
5 |
308 |
T. Preston |
6 |
294 |
M. Byrne |
7 |
273 |
J. Dowd |
8 |
258 |
C. Reed |
9 |
233 |
N. Wey |
10 |
152 |
J. Dement |
11 |
147 |
R. Clark |
12 |
138 |
J. Stewart |
13 |
118 |
J. Thomas |
14 |
111 |
J. Laansoo |
15 |
103 |
S. Collier |
16 |
94 |
J. Buckelew |
17 |
82 |
R. Hughes |
18 |
79 |
M. Goerke |
19 |
75 |
K. Lewis |
20 |
72 |
J. Woods | |
1 |
412 |
I. Tedesco |
2 |
392 |
M. Alessi |
3 |
374 |
A. Short |
4 |
363 |
G. Langston |
5 |
335 |
M. Brown |
6 |
321 |
B. Hepler |
7 |
302 |
J. Grant |
8 |
268 |
D. Millsaps |
9 |
239 |
M. Walker |
10 |
194 |
D. Smith |
11 |
189 |
P. Carpenter |
12 |
156 |
R. Sipes |
13 |
154 |
K. Smith |
14 |
149 |
B. Laninovich |
15 |
136 |
R. Mills |
16 |
135 |
J. Lawrence |
17 |
132 |
T. Hahn |
18 |
108 |
B. Metcalfe |
19 |
107 |
R. Hughes |
20 |
83 |
R. Villopoto |
48 |
1 |
R. Zenni | |