Equilíbrio segue até a última rodada neste sábado, em São José do Rio Preto, SP
Redação MotoX.com.br - Fotos: Renato Fernandes
A última e decisiva etapa do Arena Cross, neste sábado, em São José do Rio Preto (SP), reserva grandes emoções na disputa pelo título da temporada. As principais categorias da competição ainda estão em aberto, fato que deve presentear o público com baterias equilibradas do início ao fim. Entre as que seguem em pleno combate estão a Pró, com a briga entre o costarriquenho Roberto Castro e o paranaense Jean Ramos, e a MX2, com três nomes importantes na disputa: Humberto Martin, Rafael Faria e Endrews Armstrong.
Horários da transmissão ao vivo pela internet
Sábado (19/11)
Abertura do Evento - 19h30
Provas
50cc - 19h45 (10 min. + 1 volta)
65cc - 20h05 (10 min. + 1 volta)
Júnior - 20h30 (10 min. + 1 volta)
PRÓ - 1ª Prova 20h55 (15 min. + 1 volta)
MX2 - 21h20 (15 min. + 1 volta)
PRÓ - 2ª Prova 22h (15 min. + 1 volta)
O link do evento na MotoX TV é:
http://www.motox.com.br/motoxtv/web/live.aspx?idclipe=6

Onze pontos separam Jean Ramos de Roberto Castro na disputa do campeonato da Pró |
Na Pró, que tem a disputa dividida em duas baterias na mesma noite, Castro lidera com 159 pontos, 11 a mais que Jean, e precisa conquistar 30 pontos para faturar a disputa, vantagem que ele pretende conquistar com calma e paciência. "Tive uma situação complicada na competição quando coloquei na cabeça que precisava aumentar a diferença de pontos o mais rápido e acabei não indo bem. Agora, estou calmo. Vou para as corridas com a tabela de classificação em mente. Tenho que administrar, mas ao mesmo tempo correr no ritmo que estou acostumado para vencer", revelou o costarriquenho.
Veja também: Como foi a quinta etapa, disputada em Londrina, PR
Jean, que recentemente conquistou o título do Brasileiro de Motocross na categoria MX2, parte para o tudo ou nada contra o adversário e, mesmo em desvantagem, segue confiante. "As últimas semanas foram bastante estressantes por causa das seguidas competições. Estou mais relaxado. Acredito no meu potencial e sei das minhas condições para vencer o Arena Cross. Agora, é esperar as baterias e torcer por um erro do Roberto", receitou.

Rafael Faria, Humberto Martin e Endrews Armstrong são os candidatos ao título da MX2, com apenas sete pontos de diferença entre eles |
Três pilotos tem chances de alcançar o título da MX2. Humberto Martin segue na liderança com 77 pontos, e só depende de seu próprio resultado para levar o troféu. Como o Arena é uma prova curta, para ele, o mais importante é uma boa arrancada desde o início. "O principal objetivo é fazer uma boa largada. Após ocupar a primeira posição será preciso administrar o resultado até o final. O Arena Cross é uma competição difícil, com grandes pilotos e é necessário treinar bastante e entrar focado na disputa."

Com títulos das classes 50cc e 65cc na bagagem, Kaio Miranda precisa apenas da oitava colocação na etapa final para alcançar seu primeiro campeonato na Júnior |
Rafael Faria tem apenas seis pontos de desvantagem e ocupa a segunda colocação. Com isso, também tem chances consistentes de levar o título para casa, mas para isso, precisa vencer e torcer para o adversário terminar pelo menos em quarto lugar. "A estratégia era vencer em Londrina (PR), mas isso não aconteceu. Treinei bastante durante a semana e estou em um bom ritmo. Pretendo entrar focado em fazer minha parte para garantir a vitória. O título será uma consequência", disse Faria.
Com duas vitórias em edições anteriores na pista de São José do Rio Preto, Endrews Armstrong também segue firme na disputa, com 70 pontos, porém, antes de pensar no título, pretende focar-se no resultado da prova. "A preparação está intensa. Tanto o Rafael (Faria), quanto o Humberto (Martin) são grandes adversários nessa disputa. Conheço o trajeto e sei que preciso estar concentrado para terminar na primeira posição. Depois penso na pontuação."
Kaio Miranda tem uma vantagem mais confortável na liderança da Júnior. O paulista que já é bicampeão da competição na categoria 65cc possui 13 pontos à frente do segundo colocado, Gustavo Pessoa, e pode completar a prova entre os oito primeiros para assegurar o título. Mesmo assim, precavido, não se sente com as mãos na taça antecipadamente. "Tenho treinado forte para a etapa. Estou feliz com o rendimento. Falta pouco para a final do campeonato e tenho que fazer o melhor para conquistar esse título. Será uma decisão equilibrada, mas estou tranquilo para atingir meu objetivo na temporada", declarou.
Na 50cc, o líder é Carlos Eduardo Souza, o Dadalzinho, com 16 pontos à frente do segundo colocado, Rafael Araújo. Já na 65cc, o favorito é o catarinense Arthur Todeschini, com a mesma vantagem sobre o vice-líder Leonardo Almeida.
Serviço:
Arena Cross - 6ª etapa
Data: 19/11/11
Cidade: São José do Rio Preto/SP
Local: Represa Municipal (ao lado do Palácio das Águas)
Ingressos: 2kg de arroz ou feijão