Competição terá cinco corridas em sequência a partir deste final de semana
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação superx.com.au

Melbourne abre a temporada 2011 do Australiano de Supercross |

Jay Marmont e Jake Moss estão entre os principais favoritos |
A temporada 2011 do Campeonato Australiano de Supercross já está pronta para começar. Neste próximo final de semana, Melbourne recebe a primeira etapa, no Melbourne Knights Stadium. As outras quatro provas da competição serão realizadas nos finais de semana seguintes.
Entre os que irão começar a corrida pelo título estão os companheiros de equipe Jay Marmont e Jake Moss, da Rockstar Yamaha, favoritos aos títulos da Open e 250cc, respectivamente. Esta será a primeira vez que eles competem pelo mesmo time. Jake parece estar recuperado de uma lesão no ombro no início do ano.
Chad Reed, piloto australiano que é uma das estrelas do Supercross norte-americano e foi
campeão da temporada 2009 em seu país de origem, além de
vencer a etapa de abertura no ano passado, não confirmou presença na competição deste ano.
O que chama bastante atenção no Campeonato Australiano é a peculiar programação da temporada, com as formas de disputa variando a cada etapa. A primeira rodada terá o formato "Double Header", onde os competidores disputarão duas baterias de dez voltas, mas com um intervalo de apenas quatro minutos. O vencedor será quem tiver mais pontos na soma das duas baterias. A segunda corrida será no estilo batizado de "Survival", com a realização de quatro baterias de cinco voltas, onde os últimos cinco classificados ficam de fora da disputa seguinte. Na terceira etapa a batalha chamada de "Triple Header" conta com uma programação de três baterias de sete voltas, onde vale a soma de pontos conquistada durante toda a noite. A quarta rodada repetirá o formato "Triple Header". Apenas a quinta e última etapa do campeonato será no formato tradicional, com a final realizada em bateria única de vinte voltas.
Calendário
22 de outubro - Melbourne Knights Stadium
29 de outubro - WIN Stadium, Wollongong
5 de novembro - Campbelltown Stadium
12 de novembro - Maitland Oval
19 de novembro - North Ipswich Stadium