Como Ryan Villopoto conquistou o AMA Motocross 2011
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos:
www.supercross.com / Divulgação
Equipe Kawasaki comemora mais um título |
A temporada de 2011, eu te garanto, Ryan Villopoto nunca vai esquecer. Depois do acidente na 14ª etapa do Supercross 2010, Villopoto passou o restante do ano sem competir e com 20 parafusos a mais na perna direita.
O que poderia tornar-se motivo de desânimo para o piloto, foi o ponto de virada para um novo começo. Contratou um novo treinador, o renomado Aldon Baker, e focou sua recuperação na temporada 2011. Quando apareceu na abertura da temporada Supercross em Anaheim, vários quilos mais magro, muita gente estranhou sua nova fisionomia, mas Villopoto deu a resposta na pista com uma vitória inquestionável após oito meses sem competir. Ao final do campeonato faturou o título do Supercross mais disputado deste século!
Ryan Villopoto acrescentou mais dois títulos ao seu currículo em 2011 |
AMA Motocross 2011
Ryan Dungey também correu com os adesivos do Nações |
Depois da emocionante temporada do Supercross, a expectativa para o Motocross também estava nas alturas. Mesmo com a ausência de James Stewart (sem contrato para o Motocross) e Trey Canard (machucado) a briga pelo título prometia ser intensa entre Villopoto, o então campeão Ryan Dungey e Chad Reed.
Na primeira etapa, Villopoto não brigou pela vitória, foi terceiro colocado em ambas as baterias, enquanto seus principais adversários ganharam uma cada um. Na segunda etapa, disputada no forte calor texano, Villopoto não se saiu melhor. Largou muito mal na primeira bateria e se esforçou para uma terceira colocação, longe dos líderes. A segunda bateria foi ainda pior, não encontrou um bom ritmo na pista e só foi o quinto colocado porque Dungey, que liderava com folga, ficou sem gasolina na última volta. Talvez dificuldades com o acerto da moto estivessem prejudicando Villopoto, já que o intervalo de apenas uma semana entre o fim do Supercross e o início do Motocross é pequeno para os testes de suspensões. Com o abandono de Dungey, Villopoto subiu à segunda posição, mas Reed já abria mais de vinte pontos a essa altura.
A virada na Pensilvânia
Ryan Villopoto |
Chad Reed liderou mais da metade da temporada, mas depois de sua queda em Millville não foi mais o mesmo piloto |
Após um final de semana de folga no calendário, Villopoto conseguiu mostrar sua velocidade em High Point. Venceu a primeira bateria após disputa direta com Dungey. Sob chuva na segunda corrida, administrou a segunda posição atrás de Chad Reed para vencer a geral da etapa.
Na etapa seguinte, em Buds Creek uma amostra do equilíbrio na disputa. Villopoto fez 1-3, Reed fez 3-1 e venceu a etapa no critério de desempate. Dungey por sua vez fez 2-2 e perdeu apenas um ponto em relação aos adversários.
No Colorado, novamente o critério de desempate definiu o vencedor da etapa. Dungey conquistou sua primeira vitória da temporada com 2-1. Villopoto ficou com a segunda posição geral via 1-2. Apesar de não vencer oficialmente as duas etapas, ninguém fez mais pontos que ele, e o mais importante: ganhou sete pontos sobre Reed, diminuindo a diferença para apenas oito pontos.
Mudança de sorte em Michigan
Na chegada à metade da temporada, Villopoto teve a sua pior bateria do campeonato. Após uma queda na largada, retornou com a moto bastante avariada e não foi além da nona posição. Mas o resultado não abalou o baixinho que venceu a segunda bateria de ponta a ponta. Reed faturou a etapa com 1-3 e voltou a ter 16 pontos de vantagem na liderança.
Justin Barcia fez boas provas e venceu baterias depois de subir para as 450. Será um nome forte na categoria em 2012 |
Na sétima etapa, em Millville, Villopoto assistiu de longe a disputa pela vitória na primeira bateria entre Reed e Dungey. O australiano levou a melhor quando Dungey cometeu um pequeno erro. Na segunda bateria, Villopoto largou em segundo e viu de camarote a famosa queda do australiano que
ejetou da motocicleta a mais de cinco metros de altura. Villopoto não conseguiu segurar Dungey, que correndo em casa, venceu a bateria e a etapa. O importante é que Reed sobreviveu, mas foi apenas 14º e o campeonato embolou de novo com os três primeiros separados por apenas sete pontos.
O outro australiano: Bret Metcalfe é presença constante no pódio, mas levou 8 anos para conquistar a primeira vitória nos EUA |
Finalmente a liderança em Washougal
Depois da queda, o australiano não foi mais o mesmo durante o campeonato. Foi apenas sétimo e quarto na oitava etapa, talvez ainda com alguma lesão oculta resultante do vôo em Millville. Villopo (1-2) não venceu a etapa outra vez pelo critério de desempate contra Dungey (2-1). Mas assumiu a liderança na pontuação. Ainda não era possível relaxar: Dungey estava na cola, apenas um ponto atrás.
Estreando a motocicleta 2012 em Nova York, Villopoto conquistou sua segunda vitória da temporada. E uma das mais importantes. Na primeira bateria levou algum tempo para superar o recém-promovido Justin Barcia. Na segunda corrida, venceu com boa margem, após assumir a ponta na segunda volta. Dungey foi o segundo nas duas corridas e, com Reed fora do pódio, o campeonato claramente se polarizava entre os dois Ryans.
Na fase final do campeonato Villopoto foi o melhor piloto |
Esse é o uniforme para o Nações neste final de semana |
A prova seguinte em Southwick viu uma batalha de gato e rato contra Dungey na primeira bateria. O piloto da Suzuki levou a melhor apesar de sua vantagem de oito segundos cair para apenas dois nas voltas finais. A chuva caiu e a moto de Dungey não funcionou antes da largada da segunda bateria. Villopoto correu em "modo campeonato" e administrou a quarta posição na lama arenosa enquanto Dungey entrou na pista com quase uma volta de atraso e heroicamente salvou uma sétima posição. A vitória na etapa ficou com o outro australiano: Bret Metcalfe pela primeira vez subia ao topo do pódio nos Estados Unidos.
Chegada emocionante em Steel City
Villopoto chegou com oito pontos de vantagem à penultima etapa e saiu de lá com 14. Mais que isso, aparentemente abalou a confiança de Dungey depois de segui-lo por toda a primeira bateria e ultrapassá-lo por fora na última curva a poucos metros da chegada. Na segunda bateria, venceu com certa tranquilidade, conquistando a terceira vitória geral da temporada e lhe dando uma boa margem para administrar a final.
A grande final na Califórnia
Villopoto persegue Alessi nos céus da Califórnia |
Pelo segundo ano consecutivo o campeonato se encerrou no circuito de Pala Raceway. A pista mais parece um supercross gigante, infestada de grandes saltos e seções de costelas.
A largada não foi nada boa para nenhum dos pretendentes ao título. Villopoto completou a primeira volta apenas em nono, enquanto Dungey era o décimo. Mike Alessi foi o líder no início, até passar o bastão para Justin Barcia.
Nada de administrar o resultado para Villopoto. Acelerou tudo e assumiu a liderança a cinco voltas da bandeirada. Dungey só se livrou de Barcia duas voltas depois e viu o adversário cruzar a chegada três segundos a sua frente.
Com 17 pontos de vantagem, a 11ª posição era suficiente para comemorar o título. Novamente uma má largada para os dois Ryans, enquanto Chad Reed disparava na ponta. Villopoto evitou o confronto direto com Dungey que assumiu a liderança ao ultrapassar Barcia a duas voltas do fim. Villopoto assumiu o terceiro posto e ficou por lá até a gloriosa bandeirada do título.
Cuidado com o helicóptero! |
250 - Wilson matou a cobra e mostrou o pau
Dean Wilson amadureceu durante a temporada e foi o melhor na segunda metade do campeonato. Ainda é o único piloto a vencer na categoria 250 no Pala Raceway. Faturou as quatro baterias disputadas lá. |
Com o título definido por antecipação, o escocês Dean Wilson só tinha que cumprir tabela na final em Pala. Não foi isso que ele fez. Liderou a primeira bateria de ponta a ponta, segurando a pressão de Blake Baggett. Na segunda bateria, superou o novato Justin Bogle, que liderou mais da metade da corrida.
Blake Baggett será o terceiro piloto norte-americano no Nações |
WMA - Fiolek é campeã
Ashley Fiolek chegou com uma boa vantagem à final do campeonato. Ela não venceu mais baterias que Jessica Paterson, mas aproveitou dois péssimos resultados da rival para acumular mais pontos.
Em Pala, Patterson venceu as duas baterias, Fiolek administrou uma segunda e terceira posições. Completou a etapa em terceiro na geral, atrás de Tarah Gieger, mas com pontos para garantir o título 2011.
A brasileira Mariana Balbi foi a sétima colocada na etapa.
Veja Também em Vídeo:
Resultados
1 |
1 |
Ryan Dungey |
Suz RMZ 450 |
2 |
1 |
47 |
Rockstar l Makita l Suz |
2 |
2 |
Ryan Villopoto |
Kaw KX450F |
1 |
3 |
45 |
Monster Energy | Kaw |
3 |
17 |
Justin Barcia |
Hon CRF450R |
3 |
2 |
42 |
GEICO | Hon | AMSOIL | FOX | Factory |
4 |
24 |
Brett Metcalfe |
Suz RMZ 450 |
5 |
5 |
32 |
Rockstar l Makita l Suz |
5 |
800 |
Mike Alessi |
KTM 450 SX-F |
4 |
7 |
32 |
Red Bull l KTM |
6 |
30 |
Kyle Regal |
Suz RMZ 450 |
6 |
8 |
28 |
BBMX | BTO Sports |
7 |
22 |
Chad Reed |
Hon CRF450R |
12 |
4 |
27 |
Two Two Motorsports |
8 |
10 |
Justin Brayton |
Yam YZ 450F |
9 |
6 |
27 |
JGR MX |
9 |
32 |
Jacob Weimer |
Kaw KX450F |
10 |
12 |
20 |
Monster Energy | Kaw |
10 |
44 |
Les Smith |
Yam YZ 450F |
14 |
9 |
19 |
--None Listed-- |
11 |
108 |
Jimmy Albertson |
Yam YZ 450F |
13 |
10 |
19 |
Valli Motorsports | Rockstar | Yam |
12 |
53 |
Jarred Browne |
Yam YZ 450F |
15 |
13 |
14 |
Rock River Powersports | Yam |
13 |
42 |
Nico Izzi |
Yam YZ 450F |
7 |
35 |
14 |
Valli Motorsports/Rockstar/Yam |
14 |
361 |
Colton Facciotti |
Hon CRF450R |
8 |
39 |
13 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
15 |
592 |
Jake Canada |
Yam YZ450F |
11 |
20 |
11 |
MotoConcepts | FMF | Yam |
16 |
942 |
Tye Simmonds |
KTM 350 SX-F |
34 |
11 |
10 |
JDR | J Star | KTM |
17 |
61 |
Austin Howell |
Yam YZ 450F |
31 |
14 |
7 |
ARMA Energy Suz City |
18 |
867 |
Fredrik Noren |
Hon CRF450R |
17 |
18 |
7 |
MX Heaven Racing |
19 |
3 |
Mike Brown |
KTM 450 SX-F |
36 |
15 |
6 |
KTM / FMF / Thor |
20 |
27 |
Nicholas Wey |
Yam YZ 450F |
22 |
16 |
5 |
Valli Motorsports | Rockstar | Yam |
21 |
526 |
Ben LaMay |
Yam YZ 450F |
16 |
36 |
5 |
MotoConcepts | FMF | Yam |
22 |
45 |
Vince Friese |
Yam YZ 450F |
33 |
17 |
4 |
Rock River Powersports |
23 |
98 |
Bobby Bonds |
Kaw KX450F |
18 |
33 |
3 |
R & D Racing | TRT Racing |
24 |
430 |
Dean Porter |
Suz RMZ 450 |
24 |
19 |
2 |
Dizzy Racing |
25 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam YZ 450F |
19 |
38 |
2 |
MotoConcepts | FMF | Yam |
26 |
814 |
Bryce Vallee |
Yam YZ 450F |
20 |
32 |
1 |
Pro-Tec | Wireless Works | Dr.D Yam |
1 |
15 |
Dean Wilson |
Kaw KX 250F |
1 |
1 |
50 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
2 |
57 |
Blake Baggett |
Kaw KX 250F |
2 |
3 |
42 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
3 |
125 |
Marvin Musquin |
KTM 250 SX-F |
4 |
4 |
36 |
Red Bull l KTM |
4 |
28 |
Tyla Rattray |
Kaw KX 250F |
3 |
5 |
36 |
Monster Energy l Pro Circuit l Kaw |
5 |
891 |
Justin Bogle |
Hon CRF250R |
10 |
2 |
33 |
Geico Hon |
6 |
387 |
Gareth Swanepoel |
Yam YZ 250F |
5 |
7 |
30 |
DNA Shred Stix | Yam | Star Racing |
7 |
35 |
Kyle Cunningham |
Yam YZ 250F |
6 |
8 |
28 |
DNA Shred Stix | Yam | Star Racing |
8 |
156 |
Jason Anderson |
Suz RMZ 250 |
8 |
9 |
25 |
Rockstar Energy Suz |
9 |
19 |
Eli Tomac |
Hon CRF250R |
7 |
11 |
24 |
GEICO | Hon | AMSOIL | FOX | Factory |
10 |
46 |
Alex Martin |
Hon CRF250R |
14 |
10 |
18 |
Eleven10 Mods | Renegade Fuels |
11 |
20 |
Broc Tickle |
Kaw KX 250F |
19 |
6 |
17 |
Monster Energy l Pro Circuit l Kaw |
12 |
36 |
Cole Seely |
Hon CRF250R |
11 |
14 |
17 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
13 |
72 |
Nick Paluzzi |
Suz RMZ 250 |
13 |
13 |
16 |
Rockstar Energy Suz |
14 |
23 |
Martin Davalos |
Suz RMZ 250 |
9 |
17 |
16 |
Rockstar Energy Suz |
15 |
37 |
Darryn Durham |
Hon CRF250R |
16 |
12 |
14 |
Eleven10 Mods |
16 |
139 |
Malcolm Stewart |
Suz RMZ 250 |
15 |
16 |
11 |
Suz City |
17 |
71 |
Ryan Morais |
Suz RMZ 250 |
12 |
38 |
9 |
Rockstar Energy Suz |
18 |
66 |
James DeCotis |
Hon CRF250R |
23 |
15 |
6 |
Geico Hon | AMSOIL | Fox | Factory |
19 |
533 |
Gannon Audette |
Yam YZ 250F |
18 |
19 |
5 |
DNA Shred Stix | Yam | Star Racing |
20 |
25 |
Ryan Sipes |
Yam YZ 250F |
17 |
21 |
4 |
DNA Shred Stix | Yam | Star Racing |
21 |
502 |
Preston Tilford |
Yam YZ 250F |
21 |
18 |
3 |
Vance & Hines Racing |
22 |
49 |
Ben Evans |
Kaw KX 250F |
30 |
20 |
1 |
Truth MX / MB1 / Fly / Kaw |
23 |
60 |
Kellian Rusk |
Hon CRF250R |
20 |
25 |
1 |
R2N motorsports |
Classificação Final
1 |
2 |
Ryan Villopoto |
526 |
2 |
1 |
Ryan Dungey |
514 |
3 |
22 |
Chad Reed |
429 |
4 |
24 |
Brett Metcalfe |
374 |
5 |
800 |
Mike Alessi |
304 |
6 |
32 |
Jacob Weimer |
271 |
7 |
10 |
Justin Brayton |
218 |
8 |
29 |
Andrew Short |
196 |
9 |
14 |
Kevin Windham |
193 |
10 |
18 |
David Millsaps |
173 |
11 |
27 |
Nicholas Wey |
169 |
12 |
26 |
Michael Byrne |
154 |
13 |
12 |
Tommy Hahn |
140 |
14 |
539 |
Ricky Dietrich |
133 |
15 |
144 |
Christian Craig |
131 |
16 |
17 |
Justin Barcia |
125 |
17 |
942 |
Tye Simmonds |
115 |
18 |
108 |
Jimmy Albertson |
111 |
19 |
44 |
Les Smith |
95 |
20 |
526 |
Ben LaMay |
86 |
21 |
30 |
Kyle Regal |
84 |
22 |
11 |
Kyle Chisholm |
68 |
23 |
592 |
Jake Canada |
67 |
24 |
41 |
Trey Canard |
56 |
25 |
67 |
Travis Sewell |
51 |
26 |
867 |
Fredrik Noren |
49 |
27 |
361 |
Colton Facciotti |
48 |
28 |
45 |
Vince Friese |
47 |
29 |
33 |
Josh Grant |
38 |
30 |
3 |
Mike Brown |
37 |
31 |
82 |
Shane Sewell |
29 |
32 |
43 |
Weston Peick |
29 |
33 |
16 |
John Dowd |
28 |
34 |
377 |
Christophe Pourcel |
24 |
35 |
235 |
Kevin Rookstool |
24 |
36 |
865 |
Calle Aspegren |
19 |
37 |
96 |
Lowell Spangler |
18 |
38 |
130 |
Kyle Keylon |
15 |
39 |
42 |
Nico Izzi |
14 |
40 |
53 |
Jarred Browne |
14 |
|
1 |
15 |
Dean Wilson |
538 |
2 |
28 |
Tyla Rattray |
472 |
3 |
57 |
Blake Baggett |
469 |
4 |
19 |
Eli Tomac |
314 |
5 |
35 |
Kyle Cunningham |
311 |
6 |
387 |
Gareth Swanepoel |
300 |
7 |
20 |
Broc Tickle |
253 |
8 |
46 |
Alex Martin |
213 |
9 |
23 |
Martin Davalos |
213 |
10 |
37 |
Darryn Durham |
195 |
11 |
139 |
Malcolm Stewart |
188 |
12 |
17 |
Justin Barcia |
181 |
13 |
125 |
Marvin Musquin |
177 |
14 |
36 |
Cole Seely |
171 |
15 |
533 |
Gannon Audette |
158 |
16 |
156 |
Jason Anderson |
128 |
17 |
72 |
Nick Paluzzi |
117 |
18 |
891 |
Justin Bogle |
110 |
19 |
58 |
Travis Baker |
98 |
20 |
42 |
Nico Izzi |
91 |
21 |
25 |
Ryan Sipes |
84 |
22 |
245 |
Lance Vincent |
70 |
23 |
31 |
William Hahn |
64 |
24 |
48 |
Mathew Lemoine |
59 |
25 |
61 |
Austin Howell |
47 |
26 |
71 |
Ryan Morais |
37 |
27 |
152 |
Scott Champion |
32 |
28 |
66 |
James DeCotis |
28 |
29 |
91 |
Joshua Clark |
20 |
30 |
44 |
Les Smith |
20 |
31 |
55 |
Tommy Weeck |
17 |
32 |
95 |
Tyler Medaglia |
15 |
33 |
283 |
Justin Sipes |
13 |
34 |
60 |
Kellian Rusk |
12 |
35 |
89 |
Taylor Futrell |
9 |
36 |
49 |
Ben Evans |
8 |
37 |
93 |
Hunter Clements |
7 |
38 |
297 |
Dalton Carlson |
7 |
39 |
210 |
Kyle Peters |
5 |
40 |
281 |
Jeremy Medaglia |
5 |
|