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>Competição > AMA Motocross

12ª etapa - Pala Raceway - CA
Publicado em: 16/09/2011
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Como Ryan Villopoto conquistou o AMA Motocross 2011
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: www.supercross.com / Divulgação


Equipe Kawasaki comemora mais um título


Assista aos Melhores Momentos na MotoX TV
A temporada de 2011, eu te garanto, Ryan Villopoto nunca vai esquecer. Depois do acidente na 14ª  etapa do Supercross 2010, Villopoto passou o restante do ano sem competir e com 20 parafusos a mais na perna direita.

O que poderia tornar-se motivo de desânimo para o piloto, foi o ponto de virada para um novo começo. Contratou um novo treinador, o renomado Aldon Baker, e focou sua recuperação na temporada 2011. Quando apareceu na abertura da temporada Supercross em Anaheim, vários quilos mais magro, muita gente estranhou sua nova fisionomia, mas Villopoto deu a resposta na pista com uma vitória inquestionável após oito meses sem competir. Ao final do campeonato faturou o título do Supercross mais disputado deste século!


Ryan Villopoto acrescentou mais dois títulos ao seu currículo em 2011

AMA Motocross 2011


Ryan Dungey também correu com os adesivos do Nações
Depois da emocionante temporada do Supercross, a expectativa para o Motocross também estava nas alturas. Mesmo com a ausência de James Stewart (sem contrato para o Motocross) e Trey Canard (machucado) a briga pelo título prometia ser intensa entre Villopoto, o então campeão Ryan Dungey e Chad Reed.

Na primeira etapa, Villopoto não brigou pela vitória, foi terceiro colocado em ambas as baterias, enquanto seus principais adversários ganharam uma cada um. Na segunda etapa, disputada no forte calor texano, Villopoto não se saiu melhor. Largou muito mal na primeira bateria e se esforçou para uma terceira colocação, longe dos líderes. A segunda bateria foi ainda pior, não encontrou um bom ritmo na pista e só foi o quinto colocado porque Dungey, que liderava com folga, ficou sem gasolina na última volta. Talvez dificuldades com o acerto da moto estivessem prejudicando Villopoto, já que o intervalo de apenas uma semana entre o fim do Supercross e o início do Motocross é pequeno para os testes de suspensões. Com o abandono de Dungey, Villopoto subiu à segunda posição, mas Reed já abria mais de vinte pontos a essa altura.

A virada na Pensilvânia


Ryan Villopoto


Chad Reed liderou mais da metade da temporada, mas depois de sua queda em Millville não foi mais o mesmo piloto
Após um final de semana de folga no calendário, Villopoto conseguiu mostrar sua velocidade em High Point. Venceu a primeira bateria após disputa direta com Dungey. Sob chuva na segunda corrida, administrou a segunda posição atrás de Chad Reed para vencer a geral da etapa.

Na etapa seguinte, em Buds Creek uma amostra do equilíbrio na disputa. Villopoto fez 1-3, Reed fez 3-1 e venceu a etapa no critério de desempate. Dungey por sua vez fez 2-2 e perdeu apenas um ponto em relação aos adversários.

No Colorado, novamente o critério de desempate definiu o vencedor da etapa. Dungey conquistou sua primeira vitória da temporada com 2-1. Villopoto ficou com a segunda posição geral via 1-2. Apesar de não vencer oficialmente as duas etapas, ninguém fez mais pontos que ele, e o mais importante: ganhou sete pontos sobre Reed, diminuindo a diferença para apenas oito pontos.

Mudança de sorte em Michigan

Na chegada à metade da temporada, Villopoto teve a sua pior bateria do campeonato. Após uma queda na largada, retornou com a moto bastante avariada e não foi além da nona posição. Mas o resultado não abalou o baixinho que venceu a segunda bateria de ponta a ponta. Reed faturou a etapa com 1-3 e voltou a ter 16 pontos de vantagem na liderança.


Justin Barcia fez boas provas e venceu baterias depois de subir para as 450. Será um nome forte na categoria em 2012

Na sétima etapa, em Millville, Villopoto assistiu de longe a disputa pela vitória na primeira bateria entre Reed e Dungey. O australiano levou a melhor quando Dungey cometeu um pequeno erro. Na segunda bateria, Villopoto largou em segundo e viu de camarote a famosa queda do australiano que ejetou da motocicleta a mais de cinco metros de altura. Villopoto não conseguiu segurar Dungey, que correndo em casa, venceu a bateria e a etapa. O importante é que Reed sobreviveu, mas foi apenas 14º e o campeonato embolou de novo com os três primeiros separados por apenas sete pontos.


O outro australiano: Bret Metcalfe é presença constante no pódio, mas levou 8 anos para conquistar a primeira vitória nos EUA
Finalmente a liderança em Washougal

Depois da queda, o australiano não foi mais o mesmo durante o campeonato. Foi apenas sétimo e quarto na oitava etapa, talvez ainda com alguma lesão oculta resultante do vôo em Millville. Villopo (1-2) não venceu a etapa outra vez pelo critério de desempate contra Dungey (2-1). Mas assumiu a liderança na pontuação. Ainda não era possível relaxar: Dungey estava na cola, apenas um ponto atrás.

Estreando a motocicleta 2012 em Nova York, Villopoto conquistou sua segunda vitória da temporada. E uma das mais importantes. Na primeira bateria levou algum tempo para superar o recém-promovido Justin Barcia. Na segunda corrida, venceu com boa margem, após assumir a ponta na segunda volta. Dungey foi o segundo nas duas corridas e, com Reed fora do pódio, o campeonato claramente se polarizava entre os dois Ryans.


Na fase final do campeonato Villopoto foi o melhor piloto


Esse é o uniforme para o Nações neste final de semana
A prova seguinte em Southwick viu uma batalha de gato e rato contra Dungey na primeira bateria. O piloto da Suzuki levou a melhor apesar de sua vantagem de oito segundos cair para apenas dois nas voltas finais. A chuva caiu e a moto de Dungey não funcionou antes da largada da segunda bateria. Villopoto correu em "modo campeonato" e administrou a quarta posição na lama arenosa enquanto Dungey entrou na pista com quase uma volta de atraso e heroicamente salvou uma sétima posição. A vitória na etapa ficou com o outro australiano: Bret Metcalfe pela primeira vez subia ao topo do pódio nos Estados Unidos.

Chegada emocionante em Steel City

Villopoto chegou com oito pontos de vantagem à penultima etapa e saiu de lá com 14. Mais que isso, aparentemente abalou a confiança de Dungey depois de segui-lo por toda a primeira bateria e ultrapassá-lo por fora na última curva a poucos metros da chegada. Na segunda bateria, venceu com certa tranquilidade, conquistando a terceira vitória geral da temporada e lhe dando uma boa margem para administrar a final.

A grande final na Califórnia


 


Villopoto persegue Alessi nos céus da Califórnia
Pelo segundo ano consecutivo o campeonato se encerrou no circuito de Pala Raceway. A pista mais parece um supercross gigante, infestada de grandes saltos e seções de costelas.

A largada não foi nada boa para nenhum dos pretendentes ao título. Villopoto completou a primeira volta apenas em nono, enquanto Dungey era o décimo. Mike Alessi foi o líder no início, até passar o bastão para Justin Barcia.

Nada de administrar o resultado para Villopoto. Acelerou tudo e assumiu a liderança a cinco voltas da bandeirada. Dungey só se livrou de Barcia duas voltas depois e viu o adversário cruzar a chegada três segundos a sua frente.

Com 17 pontos de vantagem, a 11ª posição era suficiente para comemorar o título. Novamente uma má largada para os dois Ryans, enquanto Chad Reed disparava na ponta. Villopoto evitou o confronto direto com Dungey que assumiu a liderança ao ultrapassar Barcia a duas voltas do fim. Villopoto assumiu o terceiro posto e ficou por lá até a gloriosa bandeirada do título.


Cuidado com o helicóptero!

250 - Wilson matou a cobra e mostrou o pau


Dean Wilson amadureceu durante a temporada e foi o melhor na segunda metade do campeonato. Ainda é o único piloto a vencer na categoria 250 no Pala Raceway. Faturou as quatro baterias disputadas lá.

Com o título definido por antecipação, o escocês Dean Wilson só tinha que cumprir tabela na final em Pala. Não foi isso que ele fez. Liderou a primeira bateria de ponta a ponta, segurando a pressão de Blake Baggett. Na segunda bateria, superou o novato Justin Bogle, que liderou mais da metade da corrida.


Blake Baggett será o terceiro piloto norte-americano no Nações


WMA - Fiolek é campeã

Ashley Fiolek chegou com uma boa vantagem à final do campeonato. Ela não venceu mais baterias que Jessica Paterson, mas aproveitou dois péssimos resultados da rival para acumular mais pontos.

Em Pala, Patterson venceu as duas baterias, Fiolek administrou uma segunda e terceira posições. Completou a etapa em terceiro na geral, atrás de Tarah Gieger, mas com pontos para garantir o título 2011.

A brasileira Mariana Balbi foi a sétima colocada na etapa.

Veja Também em Vídeo:


Resultados

P. # 450 BIKE 1 2 Pts TEAM
1 1 Ryan Dungey Suz RMZ 450 2 1 47 Rockstar l Makita l Suz
2 2 Ryan Villopoto Kaw KX450F 1 3 45 Monster Energy | Kaw
3 17 Justin Barcia Hon CRF450R 3 2 42 GEICO | Hon | AMSOIL | FOX | Factory
4 24 Brett Metcalfe Suz RMZ 450 5 5 32 Rockstar l Makita l Suz
5 800 Mike Alessi KTM 450 SX-F 4 7 32 Red Bull l KTM
6 30 Kyle Regal Suz RMZ 450 6 8 28 BBMX | BTO Sports
7 22 Chad Reed Hon CRF450R 12 4 27 Two Two Motorsports
8 10 Justin Brayton Yam YZ 450F 9 6 27 JGR MX
9 32 Jacob Weimer Kaw KX450F 10 12 20 Monster Energy | Kaw
10 44 Les Smith Yam YZ 450F 14 9 19 --None Listed--
11 108 Jimmy Albertson Yam YZ 450F 13 10 19 Valli Motorsports | Rockstar | Yam
12 53 Jarred Browne Yam YZ 450F 15 13 14 Rock River Powersports | Yam
13 42 Nico Izzi Yam YZ 450F 7 35 14 Valli Motorsports/Rockstar/Yam
14 361 Colton Facciotti Hon CRF450R 8 39 13 Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon
15 592 Jake Canada Yam YZ450F 11 20 11 MotoConcepts | FMF | Yam
16 942 Tye Simmonds KTM 350 SX-F 34 11 10 JDR | J Star | KTM
17 61 Austin Howell Yam YZ 450F 31 14 7 ARMA Energy Suz City
18 867 Fredrik Noren Hon CRF450R 17 18 7 MX Heaven Racing
19 3 Mike Brown KTM 450 SX-F 36 15 6 KTM / FMF / Thor
20 27 Nicholas Wey Yam YZ 450F 22 16 5 Valli Motorsports | Rockstar | Yam
21 526 Ben LaMay Yam YZ 450F 16 36 5 MotoConcepts | FMF | Yam
22 45 Vince Friese Yam YZ 450F 33 17 4 Rock River Powersports
23 98 Bobby Bonds Kaw KX450F 18 33 3 R & D Racing | TRT Racing
24 430 Dean Porter Suz RMZ 450 24 19 2 Dizzy Racing
25 11 Kyle Chisholm Yam YZ 450F 19 38 2 MotoConcepts | FMF | Yam
26 814 Bryce Vallee Yam YZ 450F 20 32 1 Pro-Tec | Wireless Works | Dr.D Yam
P. # 250 BIKE 1 2 Pts TEAM
1 15 Dean Wilson Kaw KX 250F 1 1 50 Monster Energy | Pro Circuit | Kaw
2 57 Blake Baggett Kaw KX 250F 2 3 42 Monster Energy | Pro Circuit | Kaw
3 125 Marvin Musquin KTM 250 SX-F 4 4 36 Red Bull l KTM
4 28 Tyla Rattray Kaw KX 250F 3 5 36 Monster Energy l Pro Circuit l Kaw
5 891 Justin Bogle Hon CRF250R 10 2 33 Geico Hon
6 387 Gareth Swanepoel Yam YZ 250F 5 7 30 DNA Shred Stix | Yam | Star Racing
7 35 Kyle Cunningham Yam YZ 250F 6 8 28 DNA Shred Stix | Yam | Star Racing
8 156 Jason Anderson Suz RMZ 250 8 9 25 Rockstar Energy Suz
9 19 Eli Tomac Hon CRF250R 7 11 24 GEICO | Hon | AMSOIL | FOX | Factory
10 46 Alex Martin Hon CRF250R 14 10 18 Eleven10 Mods | Renegade Fuels
11 20 Broc Tickle Kaw KX 250F 19 6 17 Monster Energy l Pro Circuit l Kaw
12 36 Cole Seely Hon CRF250R 11 14 17 Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon
13 72 Nick Paluzzi Suz RMZ 250 13 13 16 Rockstar Energy Suz
14 23 Martin Davalos Suz RMZ 250 9 17 16 Rockstar Energy Suz
15 37 Darryn Durham Hon CRF250R 16 12 14 Eleven10 Mods
16 139 Malcolm Stewart Suz RMZ 250 15 16 11 Suz City
17 71 Ryan Morais Suz RMZ 250 12 38 9 Rockstar Energy Suz
18 66 James DeCotis Hon CRF250R 23 15 6 Geico Hon | AMSOIL | Fox | Factory
19 533 Gannon Audette Yam YZ 250F 18 19 5 DNA Shred Stix | Yam | Star Racing
20 25 Ryan Sipes Yam YZ 250F 17 21 4 DNA Shred Stix | Yam | Star Racing
21 502 Preston Tilford Yam YZ 250F 21 18 3 Vance & Hines Racing
22 49 Ben Evans Kaw KX 250F 30 20 1 Truth MX / MB1 / Fly / Kaw
23 60 Kellian Rusk Hon CRF250R 20 25 1 R2N motorsports

Classificação Final

POS. # 450 Pts
1 2 Ryan Villopoto 526
2 1 Ryan Dungey 514
3 22 Chad Reed 429
4 24 Brett Metcalfe 374
5 800 Mike Alessi 304
6 32 Jacob Weimer 271
7 10 Justin Brayton 218
8 29 Andrew Short 196
9 14 Kevin Windham 193
10 18 David Millsaps 173
11 27 Nicholas Wey 169
12 26 Michael Byrne 154
13 12 Tommy Hahn 140
14 539 Ricky Dietrich 133
15 144 Christian Craig 131
16 17 Justin Barcia 125
17 942 Tye Simmonds 115
18 108 Jimmy Albertson 111
19 44 Les Smith 95
20 526 Ben LaMay 86
21 30 Kyle Regal 84
22 11 Kyle Chisholm 68
23 592 Jake Canada 67
24 41 Trey Canard 56
25 67 Travis Sewell 51
26 867 Fredrik Noren 49
27 361 Colton Facciotti 48
28 45 Vince Friese 47
29 33 Josh Grant 38
30 3 Mike Brown 37
31 82 Shane Sewell 29
32 43 Weston Peick 29
33 16 John Dowd 28
34 377 Christophe Pourcel 24
35 235 Kevin Rookstool 24
36 865 Calle Aspegren 19
37 96 Lowell Spangler 18
38 130 Kyle Keylon 15
39 42 Nico Izzi 14
40 53 Jarred Browne 14
POS. # 250 Pts
1 15 Dean Wilson 538
2 28 Tyla Rattray 472
3 57 Blake Baggett 469
4 19 Eli Tomac 314
5 35 Kyle Cunningham 311
6 387 Gareth Swanepoel 300
7 20 Broc Tickle 253
8 46 Alex Martin 213
9 23 Martin Davalos 213
10 37 Darryn Durham 195
11 139 Malcolm Stewart 188
12 17 Justin Barcia 181
13 125 Marvin Musquin 177
14 36 Cole Seely 171
15 533 Gannon Audette 158
16 156 Jason Anderson 128
17 72 Nick Paluzzi 117
18 891 Justin Bogle 110
19 58 Travis Baker 98
20 42 Nico Izzi 91
21 25 Ryan Sipes 84
22 245 Lance Vincent 70
23 31 William Hahn 64
24 48 Mathew Lemoine 59
25 61 Austin Howell 47
26 71 Ryan Morais 37
27 152 Scott Champion 32
28 66 James DeCotis 28
29 91 Joshua Clark 20
30 44 Les Smith 20
31 55 Tommy Weeck 17
32 95 Tyler Medaglia 15
33 283 Justin Sipes 13
34 60 Kellian Rusk 12
35 89 Taylor Futrell 9
36 49 Ben Evans 8
37 93 Hunter Clements 7
38 297 Dalton Carlson 7
39 210 Kyle Peters 5
40 281 Jeremy Medaglia 5






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