Mesmo com a ausência do último campeão entre as motos, Marc Coma, nível dos concorrentes segue elevado no maior rali do Brasil
Redação MotoX.com.br

Felipe Zanol surpreendeu na edição do ano passado, por isso entra como favorito em 2011
Foto: IC Fotos |
Já está tudo pronto para o maior evento de rali do país. Entre os dias 9 e 19 de agosto, o Rally Internacional dos Sertões estará de volta para mais uma grande disputa. Na categoria motos, 72 pilotos já estão confirmados, entre eles, grandes destaques do Brasil e do exterior. A prova terá largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), onde os competidores terão de percorrer 4.026 quilômetros, sendo 2.411 km de trechos cronometrados.

Guto Klaumann espera uma prova duríssima
Foto: Gustavo Epifânio |
Os destaques da classe sobre duas rodas começam com o mineiro Felipe Zanol, que este ano terá a responsabilidade de carregar o número 1 entre as motos, já que o espanhol Marc Coma, campeão no ano passado, não irá disputar a prova esta temporada. "Se por um lado estou orgulhoso em receber o número 1, por outro é também muita responsabilidade. No ano passado, cheguei no Sertões sem chamar a atenção e corri sem pressão. Agora, já sou apontado pela imprensa e pela organização como um dos favoritos a brigar pelo título", comentou Zanol.
A ausência do último vencedor não deixa Zanol mais tranquilo, pois a concorrência continua forte entre brasileiros e experientes pilotos internacionais. "Todos os competidores são fortes, tanto os gringos como os brasileiros. Será uma disputa duríssima, pois se neste ano o Marc Coma não vem, a KTM tratou de mandar Cyril Despres (tricampeão do Rally Dakar) para correr no Brasil", completou.
A disputa também já tem a presença confirmada de outros dois franceses bastante fortes na modalidade: David Casteu e David Frétigné. Entre os brasileiros, além de Zanol, Deni do Nascimento, Dário Júlio, Juca Bala e os irmãos Ike e Guto Klaumann, prometem dar trabalho.
"Temos certeza de que não será fácil, mas como são muitos dias de prova fica difícil apontar favoritismo entre os pilotos. Todos começam com boas chances na disputa e o resultado é consequência da estratégia e da pilotagem de cada um. Não adianta querer andar tudo que sabe nos primeiros dias", ensinou Guto Klaumann.

Dário Júlio: campeão do enduro de regularidade troca de modalidade durante o Sertões
Foto: Fábio Davini |
Pelo segundo ano consecutivo, o campeão brasileiro de Enduro de Regularidade, Dário Júlio, trocará de modalidade para a disputa do Sertões. Já na estréia, no ano passado, ele terminou com a segunda posição na categoria Production e quinto no geral entre as motos. Este ano, porém, Dário terá um desafio ainda maior, pois irá disputar a classe Production Aberta, para motos de até 700cc. "No ano passado vi o percurso mais como uma experiência e meu objetivo era apenas completar a prova. Desta vez, estou mais preparado. Quero tentar vencer o campeonato na categoria e obter o melhor rendimento para chegar entre os primeiros na classificação geral", propôs o piloto.
Dário afirma que se a corrida for mais dura e com variações de piso, ele pode levar vantagem com relação aos outros competidores. "Se o percurso for mais técnico, o circuito fica mais travado e parecido com o Enduro, o que dificulta principalmente o desempenho dos estrangeiros. Eles vêm para a disputa com motos mais rápidas, mas não tão adaptadas aos terrenos mais duros."
Durante os dez dias de prova, o Sertões passará pelos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.
Programação e percurso:
9 de agosto - Terça-feira
19h - Cerimônia de Abertura
19h30 - Largada para o Super Prime
10 de agosto - Quarta-feira
1ª Etapa - Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
DI - 143 km/TE - 83 km/DF - 10km
11 de agosto - Quinta-feira
2ª Etapa - Pirenópolis (GO) - Porangatu (GO)
DI - 37 km/TE - 290 km/DF - 257 km
12 de agosto - Sexta-feira
3ª Etapa - Porangatu (GO) - Gurupi (TO)
DI - 66 km/TE - 285 km/DF - 104 km
13 de agosto - Sábado
4ª Etapa - Gurupi (TO) - Porto Nacional (TO)
DI - 16 km/TE - 140 km/DF - 50 km
14 de agosto - Domingo
5ª Etapa - Porto Nacional (TO) - Lizarda (TO)
DI - 140 km/TE - 330 km/DF - 1 km
15 de agosto - Segunda-feira
6ª Etapa - Lizarda (TO) - Balsas (MA) - Etapa Maratona
DI - 1 km/TE - 428 km/DF - 7 km
16 de agosto - Terça-feira
7ª Etapa - Balsas (MA) - Barra do Corda (MA)
DI - 10 km/TE - 306 km/DF - 6 km
17 de agosto - Quarta-feira
8ª Etapa - Barra do Corda (MA) - Teresina (PI)
DI - 9 km/TE - 210 km/DF - 321 km
18 de agosto - Quinta-feira
9ª Etapa - Teresina (PI) - Sobral (CE)
DI - 71 km/TE - 253 km/DF - 181 km
19 de agosto - Sexta-feira
10ª Etapa - Sobral (CE) - Fortaleza (CE)
DI - 15 km/TE - 86 km/DF - 270 km
20 de agosto - Sábado
18h - Abertura da Cerimônia de Premiação
19h - Início da Premiação