Oito nomes foram escolhidos pela CBM, ABPMX e imprensa especializada
Redação MotoX.com.br - Foto: Maurício Arruda

Assis Aquino, Chumbinho Becker, Antônio Balbi e Eduardo Appel durante a coletiva que revelou os pilotos da pré-seleção brasileira para o Motocross das Nações 2011 |
O grupo que formará pré-seleção para representar o Brasil no Motocross das Nações foi escolhido ontem durante a terceira etapa do Campeonato Brasileiro, em Canelinha (SC). Os oito integrantes foram selecionados pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), pela Associação Brasileira de Pilotos de Motociclismo Esportivo (ABPMX) e pela imprensa especializada.
Primeiramente, foram apontados os líderes do Brasileiro, nas categorias MX1, Antônio Jorge Balbi Júnior, e MX2, Dudu Lima. O terceiro nome indicado pela CBM por critérios técnicos foi o paulista Hector Assunção. Os outros cinco foram votados pela ABPMX e por representantes dos órgãos de imprensa especializada presentes em canelinha. A partir daí, surgiram Swian Zanoni, Leandro Silva, Marcelo ‘Ratinho’, Jean Ramos e Duda Parise.
Pela primeira vez, a escolha da equipe segue estes critérios. Ela será comandada por Antonio Jorge Balbi e contará com a consultoria técnica do experiente piloto Milton ‘Chumbinho’ Becker. Por enquanto, os membros da equipe passarão por um período de testes e os quatro nomes que formarão a equipe - três titulares e um reserva - serão revelados em agosto durante a quarta etapa do Brasileiro de Motocross, em Anchieta (ES). Este ano, o Motocross das Nações será disputado entre os dias 17 e 18 de setembro, em Saint Jean d’Angely, na França.
"Queremos reunir um grupo que irá trabalhar em conjunto, por um único objetivo, que é trazer o melhor resultado para o Brasil", resumiu o técnico da equipe, Antonio Jorge Balbi.
Chumbinho, que já teve a experiência de disputar a competição que é considerada a Copa do Mundo da modalidade revelou o desejo de contribuir com sua experiência para a equipe. "Estou muito satisfeito e irei me empenhar ao máximo para proporcionar aos pilotos brasileiros o que eu não tive quando fui para o Nações, que era exatamente ter uma equipe técnica que pudesse me orientar", contou.
A data e o local para os treinamentos ainda será definido, após o convite oficial que será enviado aos pilotos esta semana. "Vamos avaliar quais pilotos estão disponíveis, a partir disso iremos determinar um fim de semana para os treinos e selecionaremos os quatro pilotos do time. Nosso objetivo é viajar 15 dias antes para a França, pois o mais importante é treinar no local em que será disputado o Nações", revelou Balbi.