Chad Reed conquista a terceira vitória na temporada
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Hoppenworld.com / Allisports.com
Na categoria 250 Tyla Rattray assumiu a liderança
A temporada 2011 de Motocross tem se mostrado tão equilibrada e competitiva quanto foi o Supercross. Mesmo com a falta de dois protagonistas - Trey Canard e James Stewart - as disputas entre Chad Reed, Ryan Dungey e Ryan Villopoto não têm deixado os fãs na mão.
O australiano venceu três das quatro etapas disputadas até agora, mas a história dentro das pistas está bem mais animada do que as estatísticas sugerem.
Corridas
No belo cenário de Budds Creek, uma das mais espetaculares pistas do campeonato, os três protagonistas deram o tom do concerto, com a eventual presença de um ou outro intruso entre os favoritos.
Chad Reed |
Ryan Dungey |
Chad Reed fez o holeshot na primeira bateria, mas foi surpreendido por Mike Alessi poucos metros depois. Todos esperavam um troco do piloto da Honda que não aconteceu. Quem avançou foi Villopoto que reeditou, com Alessi, uma antiga rivalidade que vem dos tempos de amadores no Loretta Lynn's.
Na terceira volta, Villopoto já era o líder... e abrindo vantagem. Ryan Dungey, que completou a primeira passagem na quarta posição superou Alessi e tentou acompanhar o líder, mas a distância entre os dois se manteve próxima dos dez segundos.
A tranquilidade da equipe Kawasaki acabou quando Villopoto deixou a motocicleta apagar a poucas voltas do fim, dando a chance de Dungey encostar em seu paralama traseiro. O pega foi intenso até a bandeirada quando Villopoto manteve a dianteira.
Reed superou Alessi, que mais tarde teve problemas e perdeu a quarta posição para Kevin Windham, mas chegou num distante terceiro lugar, a mais de um minuto do primeiro colocado.
Mike Alessi |
Kevin Windham |
Segunda Bateria - Mais uma excelente largada de Alessi com os três protagonistas logo atrás. A julgar pelo desempenho na primeira bateria, Villopoto seria a aposta fácil nessa segunda corrida. Mas foi o contrário, parecia que ele e Chad Reed tinham trocado de corpo. O australiano com um ritmo bem superior ao da primeira bateria e Villopoto, por outro lado, irreconhecível.
Reed assumiu a ponta na quarta volta enquanto Villopoto só superou Alessi na metade da bateria. Novamente o responsável pelo tempero especial da bateria foi o "bom moço" Ryan Dungey, que pressionou, pressionou, mas não conseguiu tomar a liderança de Chad Reed. O "velhinho" Windham foi o quarto colocado na etapa.
Ao final vitória de Reed na classificação geral, sem vantagem na pontuação sobre Villopoto que fez os mesmos 45 pontos. Dungey, com os dois segundos lugares, marcou 44. A distância entre os três no campeonato pouco se alterou.
Ryan Villopoto |
250 - Vitória de Rattray que assume a liderança na pontuação
Tyla Rattray |
Dean Wilson |
Na categoria 250 temos o domínio da Kawasaki Pro Circuit, que venceu todas as etapas até agora e tem três de seus pilotos nas três primeiras posições. Seria uma situação monótona a superioridade de uma só equipe, mas não é o caso já que seus pilotos dão o sangue atrás da vitória na disputa com os companheiros.
Os mais próximos de ameacar a supremacia de Mitch Payton são os pilotos da Honda, Eli Tomac e Justin Barcia. Porém, nenhum dos dois ainda venceu uma bateria. Tomac chegou em terceiro por duas vezes enquanto Barcia foi segundo também por duas oportunidades. Estão respectivamente em quarto e quinto no campeonato já que o filho do multicampeão de ciclismo tem resultados mais regulares.
Voltando aos ponteiros da categoria, Dean Wilson e Tyla Rattray deram as cartas em Budds Creek. Wilson dominou a primeira bateria com uma vitória incontestável de ponta à ponta.
Na segunda bateria, Blake Baggett fez o holeshot e curtiu a liderança até aterrissar num monte de areia fofa, ainda na primeira volta. O sul-africano Rattray assumiu a liderança e só teve de se preocupar em manter a distância de Justin Barcia, segundo colocado. Wilson largou mal, como muitas outras vezes na temporada, e recuperou-se até um distante terceiro lugar.
Na pontuação Rattray passou Wilson por quatro pontos. Baggett é o terceiro a 30 pontos do líder.
Resultados
1 |
22 |
Chad Reed |
Hon CRF450R |
3 |
1 |
45 |
TwoTwo Motorsports |
2 |
2 |
Ryan Villopoto |
Kaw KX450F |
1 |
3 |
45 |
Monster EnergyKaw |
3 |
1 |
Ryan Dungey |
Suz RMZ 450 |
2 |
2 |
44 |
Rockstar/Makita/Suz/Yoshimura/Motorex |
4 |
14 |
Kevin Windham |
Hon CRF450R |
4 |
4 |
36 |
AmericanHonRacing |
5 |
800 |
Mike Alessi |
KTM 450 SX-F |
5 |
5 |
32 |
Red Bull/KTM/Akrapovic/Motorex/Acerbis |
6 |
24 |
Brett Metcalfe |
Suz RMZ 450 |
6 |
6 |
30 |
Rockstar/Makita/Suz/Yoshimura/Motorex |
7 |
18 |
David Millsaps |
Yam YZ 450F |
7 |
9 |
26 |
Muscle Milk/Toyota |
8 |
32 |
Jacob Weimer |
Kaw KX450F |
10 |
7 |
25 |
Monster Energy Kaw |
9 |
29 |
Andrew Short |
KTM 350 SX-F |
9 |
8 |
25 |
Red Bull/KTM/Akrapovic/Motorex/Acerbis |
10 |
33 |
Josh Grant |
Hon CRF450R |
8 |
10 |
24 |
American Hon Racing/Metal Mulisha/Shoei |
11 |
539 |
Ricky Dietrich |
Yam YZ 450F |
11 |
11 |
20 |
Answer/Spy/Sidi/Shoei/Ryno Power |
12 |
144 |
Christian Craig |
Hon CRF450R |
13 |
12 |
17 |
Troy Lee Designs/Lucas Oil/Hon/Red Bull/PPG |
13 |
3 |
Mike Brown |
KTM 450 SX-F |
12 |
13 |
17 |
KTM/Thor/FMF/Oakley |
14 |
526 |
Ben LaMay |
Yam YZ 450F |
17 |
15 |
10 |
Taylor Brown Foundation/Troy Lee Designs |
15 |
44 |
Les Smith |
Yam YZ 450F |
16 |
16 |
10 |
Muscle Milk/Toyota |
16 |
27 |
Nicholas Wey |
Yam YZ 450F |
15 |
19 |
8 |
MSR/TRSConsult.com/Skull Candy/TCX/ |
17 |
867 |
Fredrik Noren |
Hon CRF450R |
21 |
14 |
7 |
MXHeavenRacing/TroyLeeDesigns/NoToil |
18 |
96 |
Lowell Spangler |
Hon CRF450R |
18 |
17 |
7 |
North American Warhorse/MGX Unlimited/ |
19 |
26 |
Michael Byrne |
Suz RMZ 450 |
14 |
23 |
7 |
BTO Sports/BBMX/Fly Racing/Smith |
20 |
67 |
Travis Sewell |
Yam YZ 450F |
20 |
18 |
4 |
MSR/Motorex/Von Zipper/EVS/Factory |
21 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam YZ 450F |
19 |
37 |
2 |
Motoconcepts/FMF/Yam |
22 |
45 |
Vince Friese |
Yam YZ 450F |
34 |
20 |
1 |
RockRive/Yam/FMF/Oneil/Tuff |
1 |
28 |
Tyla Rattray |
Kaw KX 250F |
2 |
1 |
47 |
Monster Energy/Pro Circuit/Kaw |
2 |
15 |
Dean Wilson |
Kaw KX 250F |
1 |
3 |
45 |
MonsterEnergyProCircuitKaw/Parts |
3 |
17 |
Justin Barcia |
Hon CRF250R |
6 |
2 |
37 |
Geico/Hon/Facctory ConneFox Racing |
4 |
19 |
Eli Tomac |
Hon CRF250R |
5 |
5 |
32 |
Factory Connection/Amsoil/Fox Racing |
5 |
20 |
Broc Tickle |
Kaw KX 250F |
3 |
9 |
32 |
MonsterEnergy/ProCircuit/Kaw |
6 |
387 |
Gareth Swanepoel |
Yam YZ 250F |
9 |
4 |
30 |
DNA Shred Stix/Yam/Star Racing |
7 |
57 |
Blake Baggett |
Kaw KX 250F |
7 |
7 |
28 |
Monster EnergyPro CircuitKaw/Thor |
8 |
35 |
Kyle Cunningham |
Yam YZ 250F |
4 |
15 |
24 |
DNA Shred Stix/Yam/Star Racing |
9 |
23 |
Martin Davalos |
Suz RMZ 250 |
10 |
10 |
22 |
Rockstar Energy/American Suz/ |
10 |
42 |
Nico Izzi |
Hon CRF250R |
8 |
13 |
21 |
Kilbarger Racing/JP3/O'Neal/F |
11 |
139 |
Malcolm Stewart |
Suz RMZ 250 |
16 |
6 |
20 |
Arma Energy/Suz City/ProCircuit/ |
12 |
533 |
Gannon Audette |
Yam YZ 250F |
12 |
11 |
19 |
DNA Shred Stix/Yam/Star Racing |
13 |
46 |
Alex Martin |
Hon CRF250R |
15 |
12 |
15 |
Eleven10 Mods/Renegade Fuels/Husker |
14 |
37 |
Darryn Durham |
Hon CRF250R |
37 |
8 |
13 |
Volcom/FMF/VonZippers/Renegade/ |
15 |
72 |
Nick Paluzzi |
Suz RMZ 250 |
14 |
16 |
12 |
Rockstar Energy Drink/American |
16 |
61 |
Austin Howell |
Suz RMZ 250 |
13 |
17 |
12 |
Fox Racing/Enzo/Lightspeed/Yoshimura |
17 |
58 |
Travis Baker |
Hon CRF250R |
11 |
34 |
10 |
Troy Lee Designs/Lucas Oil/Hon/ |
18 |
245 |
Lance Vincent |
Hon CRF250R |
19 |
14 |
9 |
Fox/Smith/Rick's Towing/Ankle Savers/ |
19 |
36 |
Cole Seely |
Hon CRF250R |
17 |
25 |
4 |
Troy Lee Designs/Lucas Oil/Hon/Red |
20 |
89 |
Taylor Futrell |
Hon CRF250R |
27 |
18 |
3 |
Jimmy Weinert Training Facility/Adams |
21 |
60 |
Kellian Rusk |
KTM 250 SX-F |
20 |
19 |
3 |
Rocket Exhaust/LTD Motorsport Rusk |
22 |
48 |
Mathew Lemoine |
Kaw KX 250F |
18 |
35 |
3 |
MotoExtremeKaw |
23 |
91 |
Joshua Clark |
Hon CRF250R |
22 |
20 |
1 |
H.A. Latham Movers/Fly Racing/139 |
Classificação Geral
1 |
22 |
Chad Reed |
183 |
2 |
2 |
Ryan Villopoto |
168 |
3 |
1 |
Ryan Dungey |
155 |
4 |
18 |
David Millsaps |
130 |
5 |
24 |
Brett Metcalfe |
118 |
6 |
14 |
Kevin Windham |
112 |
7 |
32 |
Jacob Weimer |
93 |
8 |
539 |
Ricky Dietrich |
92 |
9 |
144 |
Christian Craig |
76 |
10 |
29 |
Andrew Short |
75 |
11 |
800 |
Mike Alessi |
68 |
12 |
12 |
Tommy Hahn |
65 |
13 |
27 |
Nicholas Wey |
63 |
14 |
26 |
Michael Byrne |
57 |
15 |
44 |
Les Smith |
37 |
16 |
942 |
Tye Simmonds |
36 |
17 |
3 |
Mike Brown |
31 |
18 |
11 |
Kyle Chisholm |
26 |
19 |
377 |
Christophe Pourcel |
24 |
20 |
33 |
Josh Grant |
24 |
21 |
526 |
Ben LaMay |
23 |
22 |
867 |
Fredrik Noren |
20 |
23 |
45 |
Vince Friese |
18 |
24 |
43 |
Weston Peick |
14 |
25 |
865 |
Calle Aspegren |
12 |
26 |
67 |
Travis Sewell |
9 |
27 |
709 |
Tyler Bright |
7 |
28 |
96 |
Lowell Spangler |
7 |
29 |
235 |
Kevin Rookstool |
5 |
30 |
432 |
Robby Bell |
4 |
31 |
76 |
Kyle Partridge |
4 |
32 |
430 |
Dean Porter |
3 |
33 |
963 |
Akira Narita |
3 |
34 |
82 |
Shane Sewell |
3 |
35 |
69 |
Heath Harrison |
1 |
36 |
672 |
Seth Rarick |
1 |
37 |
300 |
Kurtis Manderscheid |
1 |
|
1 |
28 |
Tyla Rattray |
174 |
2 |
15 |
Dean Wilson |
170 |
3 |
57 |
Blake Baggett |
144 |
4 |
19 |
Eli Tomac |
136 |
5 |
17 |
Justin Barcia |
116 |
6 |
35 |
Kyle Cunningham |
114 |
7 |
20 |
Broc Tickle |
99 |
8 |
387 |
Gareth Swanepoel |
91 |
9 |
23 |
Martin Davalos |
75 |
10 |
36 |
Cole Seely |
72 |
11 |
42 |
Nico Izzi |
64 |
12 |
37 |
Darryn Durham |
61 |
13 |
533 |
Gannon Audette |
57 |
14 |
139 |
Malcolm Stewart |
54 |
15 |
72 |
Nick Paluzzi |
46 |
16 |
46 |
Alex Martin |
45 |
17 |
156 |
Jason Anderson |
37 |
18 |
61 |
Austin Howell |
35 |
19 |
58 |
Travis Baker |
34 |
20 |
125 |
Marvin Musquin |
33 |
21 |
48 |
Mathew Lemoine |
30 |
22 |
245 |
Lance Vincent |
27 |
23 |
60 |
Kellian Rusk |
11 |
24 |
283 |
Justin Sipes |
10 |
25 |
89 |
Taylor Futrell |
8 |
26 |
49 |
Ben Evans |
7 |
27 |
152 |
Scott Champion |
5 |
28 |
51 |
Steven Clarke |
3 |
29 |
707 |
Alexander Millican |
3 |
30 |
91 |
Joshua Clark |
3 |
31 |
94 |
Ricky Renner |
2 |
32 |
140 |
Johnny Moore |
1 |
33 |
83 |
Shane Durham |
1 |
|