Campeonato começa com disputas equilibradas em pista exigente
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos:
Supercross.com
Largada 250 |
Após uma das mais memoráveis temporadas de supercross, as atenções nos Estados Unidos (e dos fãs ao redor do Mundo) se voltam para o circuito "outdoor", onde o esporte resgata suas origens segundo os mais puristas.
O supercross ganha cada vez mais visibilidade na grande mídia, mas é no motocross onde se encontra a maior quantidade dos seguidores fiéis do esporte. Aqueles que no final de semana seguinte estarão na mesma pista tentando replicar as manobras de seus ídolos.
Dentre o quinteto que disputou vitórias nos estádios duas ausências importantes na abertura da temporada de motocross em Hangtown, Califónia. Trey Canard, contundido, fica de fora das primeiras etapas. James Stewart avisou que não estava pronto para correr no motocross e sua presença em alguma etapa do campeonato ainda é incerta.
Sem Canard, a Honda ampliou o apoio ao time independente de Chad Reed e aparentemente também incentivou Kevin Windham - inicialmente com contrato apenas para o Supercross com o time satélite Geico/Factory Connection - a continuar nas pistas por mais quatro meses.
Chad Reed |
A boa novidade em Hangtown foi o retorno do francês Christophe Pourcel, competindo pela Yamaha Motoconcepts, de David Vuillemin. Pourcel não desvalorizou seu passe nas negociações ao final do ano passado e preferiu descansar durante a temporada do Supercross a correr por menos do que achava que merecia. No início de maio anunciou o retorno pela nova equipe.
Corridas
Ryan Dungey |
Kevin Windham |
A chuva durante a semana e o Sol do sábado deixaram a pista em excelentes condições para a corrida. Entenda por isso, solo úmido, macio e sem poeira, temperatura agradável e pista exigente com muitos buracos e canaletas.
Mike Alessi deixou a KTM SX350 de lado e alinhou nos treinos com a versão de 450cc. Fez a volta mais rápida, mas também sofreu uma queda que o impediu de competir nas corridas. Seu retorno agora deve acontecer em três semanas.
Quando o gate baixou o público foi ao delírio com a liderança de Kevin Windham. Na sequência Bret Metcalfe, Ryan Dungey e Chad Reed. O veterano permaneceu na frente até a sétima volta quando foi superado pelo atual campeão Ryan Dungey. Duas voltas mais tarde Reed também ultrapassou Windham trazendo junto Ryan Villopoto. A esta altura Dungey já tinha uma vantagem segura e administrou até a bandeirada com um margem de 14 segundos.
2ª bateria
Ryan Villopoto |
Mike Brown |
Após a largada da segunda bateria o trio de favoritos despontou na frente. Ryan Villopoto, Ryan Dungey e Chad Reed reviveram as boas batalhas dos estádios deste ano, agora num espaço mais amplo. Villopoto, aparentemente fora de sua melhor forma graças a um resfriado, não teve preparo para acompanhar os outros dois e depois da metade da bateria diminuiu o ritmo.
Dungey assumiu a liderança (novamente) na sétima volta, mas não conseguiu segurar Reed. O piloto da Suzuki tentou o troco e depois de algumas passagens no limiar de seus limites preferiu garantir a segunda posição na bateria.
Os resultados mostram os dois empatados em pontos, mas Reed fica com a vitória geral nas estatísticas. Villopoto ficou com o terceiro degrau do pódio e Windham com a quarta posição. Na sequência Metcalfe, David Millsaps e Tommy Hahn.
Cristophe Pourcel ficou com a oitava posição na etapa, ainda abaixo de sua capacidade e da expectativa geral. Na nona posição Ricky Dietrich, piloto que deixou de lado uma vaga na equipe off-road de fábrica da Kawasaki, para tentar a carreira no motocross com uma Yamaha privada. Ano passado Dietrich chegou a classificar-se entre os cinco primeiros em provas do AMA Motocross quando o calendário permitiu sua participação. É mais um piloto para ficarmos de olho.
Christophe Pourcel |
O veteraníssimo Mike Brown também esteve presente. Contratado pela KTM para as disputas do GNCC, deu uma passadinha no Motocross para manter o seu número 3. Marcou 14 pontos e precisa de mais 11 para permanecer com o número de carreira para a temporada 2012.
Categoria 250
Blake Baggett |
Ano passado Eli Tomac surpreendeu o Mundo ao vencer sua primeira corrida profissional, justamente no circuito de Hangtown. Desta vez largou a primeira bateria na frente, mas não conseguiu segurar a dupla da Kawasaki Pro Circuit formada por Dean Wilson e Blake Baggett.
Wilson recebeu a bandeirada na frente seguido de Baggett e Tomac. Na quarta posição apareceu o francês Marvin Musquin, estreando definitivamente nos Estados Unidos depois de dois títulos no Mundial de Motocross.
Na segunda bateria a Honda saiu na frente de novo, desta vez com Justin Barcia. Depois da queda de Barcia, a liderança passou pelas mãos do sul-africano Tylla Rattray antes de Baggett, que completou a primeira volta em sexto, assumir a liderança a quatro voltas do fim.
Foi um grande início de temporada para a Pro Circuit colocando três Kawasakis nas três primeiras posições, Tomac foi o quarto colocado, com Honda. Nesta bateria o também sul-africano Gareth Swanepoel ficou com a quarta posição. Musquin foi o quinto depois de uma baita queda na largada.
Dean Wilson |
WMA
A categoria feminina começou com domínio total da atual campeã Jessica Patterson. Mesmo com uma queda na primeira volta da segunda bateria ela não deixou de receber a bandeirada com margem segura sobre as concorrentes.
Ashley Fiolek ficou com a segunda posição nas duas baterias a frente da campeã mundial Stephanie Laier (Alemanha). Nossa Mariana Balbi teve problemas mecânicos na primeira bateria e completou a corrida em 13ª. Na segunda prova se saiu melhor com a quarta posição, o que lhe valeu a sétimo lugar geral. Para saber mais detalhes da participação da brasileira
Clique Aqui.
Justin Barcia |
A segunda etapa acontece este final de semana no circuito de Freestone, no Texas.
Resultados
1 |
22 |
Chad Reed |
Hon CRF450R |
2 |
1 |
47 |
2 |
1 |
Ryan Dungey |
Suz RMZ 450 |
1 |
2 |
47 |
3 |
2 |
Ryan Villopoto |
Kaw KX450F |
3 |
3 |
40 |
4 |
14 |
Kevin Windham |
Hon CRF450R |
6 |
4 |
33 |
5 |
24 |
Brett Metcalfe |
Suz RMZ 450 |
5 |
5 |
32 |
6 |
18 |
David Millsaps |
Yam YZ 450F |
4 |
7 |
32 |
7 |
12 |
Tommy Hahn |
Yam YZ 450F |
8 |
8 |
26 |
8 |
377 |
Christophe Pourcel |
Yam YZ 450F |
7 |
11 |
24 |
9 |
539 |
Ricky Dietrich |
Yam YZ 450F |
11 |
9 |
22 |
10 |
144 |
Christian Craig |
Hon CRF450R |
14 |
10 |
18 |
11 |
26 |
Michael Byrne |
Suz RMZ 450 |
10 |
14 |
18 |
12 |
32 |
Jacob Weimer |
Kaw KX450F |
21 |
6 |
15 |
13 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam YZ 450F |
16 |
12 |
14 |
14 |
27 |
Nicholas Wey |
Yam YZ 450F |
15 |
13 |
14 |
15 |
3 |
Mike Brown |
KTM 450 SX-F |
13 |
15 |
14 |
16 |
942 |
Tye Simmonds |
KTM 350 SX-F |
12 |
16 |
14 |
17 |
29 |
Andrew Short |
KTM 350 SX-F |
9 |
34 |
12 |
18 |
865 |
Calle Aspegren |
Hon CRF450R |
26 |
17 |
4 |
19 |
235 |
Kevin Rookstool |
KTM 450 SX-F |
19 |
19 |
4 |
20 |
432 |
Robby Bell |
Kaw KX450F |
17 |
22 |
4 |
21 |
45 |
Vince Friese |
Yam YZ 450F |
24 |
18 |
3 |
22 |
963 |
Akira Narita |
Yam YZ 450F |
18 |
33 |
3 |
23 |
709 |
Tyler Bright |
Hon CRF450R |
25 |
20 |
1 |
24 |
69 |
Heath Harrison |
Hon CRF450R |
20 |
32 |
1 |
1 |
57 |
Blake Baggett |
Kaw KX 250F |
2 |
1 |
47 |
2 |
15 |
Dean Wilson |
Kaw KX250F |
1 |
3 |
45 |
3 |
28 |
Tyla Rattray |
Kaw KX 250F |
5 |
2 |
38 |
4 |
19 |
Eli Tomac |
Hon CRF250R |
3 |
4 |
38 |
5 |
125 |
Marvin Musquin |
KTM 250 SX-F |
4 |
6 |
33 |
6 |
387 |
Gareth Swanepoel |
Yam YZ 250F |
9 |
5 |
28 |
7 |
35 |
Kyle Cunningham |
Yam YZ 250F |
8 |
8 |
26 |
8 |
37 |
Darryn Durham |
Hon CRF250R |
10 |
9 |
23 |
9 |
20 |
Broc Tickle |
Kaw KX 250F |
13 |
7 |
22 |
10 |
36 |
Cole Seely |
Hon CRF250R |
7 |
13 |
22 |
11 |
23 |
Martin Davalos |
Suz RMZ 250 |
12 |
11 |
19 |
12 |
156 |
Jason Anderson |
Suz RMZ 250 |
11 |
12 |
19 |
13 |
17 |
Justin Barcia |
Hon CRF250R |
6 |
18 |
18 |
14 |
533 |
Gannon Audette |
Yam YZ 250F |
14 |
15 |
13 |
15 |
42 |
Nico Izzi |
Hon CRF250R |
30 |
10 |
11 |
16 |
61 |
Austin Howell |
Suz RMZ 250 |
15 |
19 |
8 |
17 |
46 |
Alex Martin |
Hon CRF250R |
24 |
14 |
7 |
18 |
49 |
Ben Evans |
Kaw KX 250F |
19 |
16 |
7 |
19 |
72 |
Nick Paluzzi |
Suz RMZ 250 |
17 |
20 |
5 |
20 |
152 |
Scott Champion |
Hon CRF250R |
16 |
22 |
5 |
21 |
48 |
Mathew Lemoine |
Kaw KX250F |
29 |
17 |
4 |
22 |
51 |
Steven Clarke |
Suz RMZ250 |
18 |
21 |
3 |
23 |
139 |
Malcolm Stewart |
Suz RMZ250 |
20 |
33 |
1 |
1 |
1 |
Jessica Patterson |
Yam YZ 250F |
1 |
1 |
50 |
2 |
67 |
Ashley Fiolek |
Hon CRF250R |
2 |
2 |
44 |
3 |
55 |
Stephanie Laier |
KTM 250 SX-F |
3 |
3 |
40 |
4 |
3 |
Tarah Gieger |
Hon CRF250R |
4 |
7 |
32 |
5 |
10 |
Jacqueline Strong |
KTM 250 SX-F |
7 |
5 |
30 |
6 |
9 |
Tatum Sik |
Yam YZ 250F |
8 |
6 |
28 |
7 |
5 |
Mariana Balbi |
Yam YZ 250F |
13 |
4 |
26 |
8 |
26 |
Kasie Creson |
Hon CRF250R |
10 |
8 |
24 |
9 |
15 |
Sayaka Kaneshiro |
Suz RMZ 250 |
9 |
10 |
23 |
10 |
14 |
Elizabeth Bash |
KTM 250 SX-F |
14 |
9 |
19 |
11 |
28 |
Marissa Markelon |
Yam YZ 250F |
12 |
12 |
18 |
12 |
24 |
Kacy Martinez |
KTM 250 SX |
11 |
13 |
18 |
13 |
4 |
Vicki Golden |
Kaw KX 250F |
5 |
34 |
16 |
14 |
6 |
Sara Price |
Kaw KX 250F |
16 |
11 |
15 |
15 |
7 |
Alexah Pearson |
KTM 250 SX-F |
6 |
30 |
15 |
16 |
8 |
Sarah Whitmore |
KTM 250 SX-F |
15 |
14 |
13 |
17 |
16 |
Nicole Madsen |
Yam YZ 250F |
18 |
15 |
9 |
18 |
13 |
Lindsey Palmer |
Hon CRF250R |
17 |
16 |
9 |
19 |
25 |
Hailey Larson |
Hon CRF250R |
19 |
17 |
6 |
20 |
21 |
Ashley Boham |
Kaw KX 250F |
29 |
18 |
3 |
21 |
19 |
Julie Parizek |
Kaw KX 250F |
28 |
19 |
2 |
22 |
17 |
Jackie Ives |
Yam YZ 250F |
20 |
20 |
2 |