Competição traz ao país pela segunda vez os maiores pilotos do motocross freestyle
Redação MotoX.com.br - Malu Souza - fotos: M. Maragni / Red Bull

X-Fighters Jams foi uma amostra do que está por vir em Brasília |
Depois de muitos anos com um extraordinário sucesso, o melhor do motocross freestyle chega de novo ao Brasil neste final de semana, 28 e 29, para mais uma edição do Red Bull X-Fighters. Na primeira ocasião, o Rio de Janeiro recebeu os ‘pilotos voadores’, mas desta vez, eles irão aterrissar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O evento terá início às 16h no sábado e a entrada para o público é gratuita.
A competição trará ao país os principais nomes da modalidade no Mundo. Estão confirmados os norte-americanos Nate Adams, Adam Jones e Beau Bamburg, o norueguês Andre Villa, o neo-zelandês Levi Sherwood, o espanhol Dani Torres, os australianos Robbie Maddison e Blake Williams, o japonês Eigo Sato e o chileno Javier Villegas, atual líder do Campeonato Mundial.
Ainda resta uma vaga para a competição que pertence a um representante brasileiro. Porém, ela será decidida na sexta-feira entre Gilmar Flores, o Joaninha, Jeff Capacci, Fred Kyrillos e Marcelo Simões, na etapa classificatória.
Joaninha, um dos grandes favoritos à 12ª vaga está confiante na disputa com seus companheiros. "Treinei muito para este desafio e estou confiante. São competidores de alto nível e de vários lugares do Mundo. Farei a melhor apresentação possível", disse o piloto especialista em back flips. "Tenho que melhorar o backflip Cordova, backflip Shao Lin e acertar o Superman Seat Grab se quiser ir bem e me classificar. Como a pista do Red Bull X-Fighters é muito desafiadora e só vou conhecê-la quando estiver em Brasília, preciso ter o máximo de manobras possíveis para ver em quais rampas vou conseguir encaixar cada uma", completou.
Mas Joaninha terá a companhia de pilotos experientes que também estão investindo alto na preparação para faturar a vaga para a competição. "A seletiva será bem difícil, pois o nível dos pilotos nacionais está forte. As pistas do X-Fighters são bem técnicas, com muitas opções. Vou apostar na criatividade", disse Fred Kyrillos.

Esta é a segunda vez que o Brasil recebe a competição |
Marcelo Simões é outro que promete fazer uma grande apresentação. "Tenho treinado bastante e estou muito animado para o evento. Em 2008, fui convidado para a etapa Brasil e para a abertura do Red Bull X-Fighters no México, mas sofri uma queda um mês antes e não pude participar".
Esta é a segunda fase do Red Bull X-Fighter nesta temporada. Antes do Brasil, os competidores foram a Dubai, nos Emirados Árabes. Depois da etapa brasileira, eles seguem para o Estádio Olímpico de Roma, na Itália. As próximas paradas serão Espanha, Polônia e Austrália.
Jams – No último domingo, antes da disputa oficial, o Red Bull X-Fighters realizou mais uma vez o X-Fighters Jams. Desta vez em Goiânia, os responsáveis pelas manobras radicais foram Fred Kyrillos, Jeff Cappacci, Marcelo Simões e os irmãos Gian e Pao Bergamini. Além do neo-zelandês Nick Franklin.
O público ficou encantado com o back flip realizado pelo convidado internacional e por Jeff Cappacci que realizou a manobra pela primeira vez.
Serviço:
2ª etapa Red Bull X-Fighters 2011
28 de maio
Brasília - DF
Local: Esplanada dos Ministérios
Entrada franca