Felipe Zanol vence etapa baiana assumindo o primeiro lugar do campeonato
Redação MotoX.com.br - Fotos: Vinícius Eça/CBM

Felipe Zanol dominou a etapa disputada em Porto Seguro, BA |
O mineiro Felipe Zanol (Gas Gas/Rinaldi) é o novo líder do Campeonato Brasileiro de Cross-Country na categoria XC1. Zanol venceu a 2ª etapa da temporada 2011, disputada neste fim de semana em Porto Seguro, na Bahia, e ultrapassou o paranaense Paulo Stedile (Pro Tork) na classificação geral. Outros dois mineiros, Nielsen Bueno (Suzuki) e Romulo "Oncinha" Bottrel (Gas Gas/Ogio/Maxx), ficaram em segundo e terceiro, respectivamente. Stedile foi o quarto, com Leonardo Pereira (Frutyba/Bat Motos) em quinto.
"Foi um fim de semana muito bom. Conquistei o resultado que desejava e, com isso, assumi a liderança da competição. Realmente, estou recuperado da lesão e retomando o ritmo que preciso para defender o título da temporada", avalia Zanol, que terminou a prova na primeira colocação geral e da categoria XC1.
Zanol cruzou a linha de chegada com quase dois minutos de vantagem para o segundo colocado na classificação geral, Nielsen Bueno. Rômulo Bottrel recebeu a bandeirada final em terceiro, completando o domínio mineiro no pódio de Porto Seguro. O paranaense Paulo Stedile foi o quarto colocado, e Marcos Martins terminou na quinta posição.
"Como eu sabia que seria necessário reabastecer minha moto, procurei fazer uma boa largada e abrir vantagem sobre os concorrentes. Quando precisei parar, estava quase 30 segundos na frente do segundo colocado, reabasteci e consegui voltar na frente. Foi uma prova perfeita, em que tudo deu certo", afirmou Zanol.
Stedile lamentou o resultado. "Infelizmente, a pista estava muito seca e isso gerou muita poeira durante a prova. Como não gosto de andar com poeira, acabei optando por fazer uma prova mais segura, sem arriscar, e terminei na quarta colocação geral. Vou para a próxima etapa com o objetivo de reaver a liderança", contou o paranaense.

Pódio da categoria XC2 |
Além do bom desempenho na geral Bottrel garantiu o primeiro lugar da XC2 com quase quatro minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Marcos Martins (RA Motos). Luiz Felipe Rosendo (Jump/Motoland) foi o terceiro, com Carlos Zaniboni (BRC) em quarto e Guilherme da Silva (Pro Tork) em quinto.
Entre os pilotos mais experientes, na Over35, Francisco "Kiko" Marino (Suzuki) venceu a segunda consecutiva, à frente de Luigi Colella (M3 Parts) e de Alexandro Alberto (Belparts). Já na Over45, vitória de Colella, seguido por Antonio Berrocal (Lincoln Jóias) e Adalberto Rosendo (Jump/Motoland). Nas categorias nacionais, vitória para Marcos Martins (RA Motos) na Nacional A, com Rosimar Bonfim (Roval Motos) em segundo e Marcos Coelho (Coelho Contabilidade) em terceiro. Ricardo Valiense (Dinho Motos) foi o vencedor da Nacional B, seguido por Ueslei Damaceno (CDV Nova Canaã) e Rodrigo Meira (PM Mata de São João), em segundo e terceiro, respectivamente.
A próxima rodada da competição está marcada para o dia 26 de junho. A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro e 3ª etapa do Campeonato Baiano de Cross-Country tiveram supervisão da Federação Baiana de Motociclismo (FBM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Resultados
XC1
1. Felipe Zanol
2. Nielsen Bueno
3. Romulo Bottrel
4. Paulo Stedile
5. Leonardo Pereira
XC2
1. Romulo Bottrel
2. Marcos Martins
3. Luiz Felipe Rosendo
4. Carlos Zaniboni
5. Guilherme Roberto
Over35
1. Francisco Marino
2. Lugi Colella
3. Alexandro Alberto
4. Antonio Berrocal
5. Vincenzo Sforza
Over45
1. Luigi Colella
2. Antonio Berrocal
3. Adalberto Rosendo
4. Aldo Parada
Nacional A
1. Marcos Martins
2. Rosimar Bonfim
3. Marcos Coelho
4. Darlan De Carvalho
5. Murilo Lima
Nacional B
1. Ricardo Valiense
2. Ueslei Damaceno
3. Rodrigo Meira
4. Marcos Marciel
5. Thiago Souza