Uma das novidades da prova será a cronometragem feita totalmente por GPS
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda

Júlio Zavatti, o Bissinho, líder da categoria Elite, espera disputa acirrada pela vitória |
Depois de muitas disputas nas duas primeiras etapas, a Copa Pakato de Enduro FIM está de volta para a terceira fase que promete trazer muitos desafios aos participantes. Desta vez, a competição vai a Guararema, no interior de São Paulo, e contará no total com 165 quilômetros de trilhas surpreendentes, divididas em três voltas. O público poderá assistir de perto a largada que será realizada no Centro de Eventos Nogueira, atrás da estação de trem, no centro da cidade, a partir das 9h, deste domingo (1º).

Cronometragem por GPS é novidade da competição |
A prova terá três Enduros Test e um Extreme Test que poderá ser acompanhado pelo público presente no local. Assim como no ano passado, este trecho será montado entre a linha de trem. Já os enduros serão realizados em locais variados e também serão feitos em solos totalmente diferentes, com subidas, descidas, pedras, travessia de rios, barro e single track. Tudo isso, em meio a enormes plantações de eucaliptos.
Esta etapa terá como novidade a cronometragem feita totalmente por GPS Precisão. O sistema será o mesmo utilizado em ralis sem nenhuma utilização mecânica. A medida promete agilizar ainda mais a apuração dos resultados. Após a competição, todos os resultados poderão ser acessados pelos pilotos no site GPS Precisão (www.gpsprecisao.com.br). No endereço, ele poderá fazer um comparativo com o desempenho dos outros adversários e fazer uma análise dos erros cometidos.
Na principal categoria do campeonato, a Elite, a previsão é de uma briga bastante acirrada. Na última etapa, em Ribeirão Pires, Júlio Cesar Zavatti, da equipe Sherco, fez uma prova perfeita e assumiu a liderança da competição deixando tudo ainda mais emocionante. Esta etapa contará também com o retorno de Felipe Zanol, que lesionado não completou a última fase. No entanto, o mineiro foi o vencedor da primeira prova da temporada e deve voltar com força total.
"Acho que a disputa está mais acirrada a cada etapa. Temos os melhores pilotos do Brasil na Copa Pakato. Cada erro custa muito caro. Quero me concentrar muito nessa etapa para conseguir um bom resultado e poder sair com a liderança do campeonato", planejou Bissinho.
O piloto já conhece bem a prova de Guararema e pretende utilizar esta vantagem sobre os adversários. "A competição sempre me surpreende e tenho certeza que em Guararema não será diferente. O público sempre comparece em peso no Extreme Test e isso traz muita energia para os pilotos. A cidade é uma região muito boa para a prática do enduro, com lugares muito bonitos e com dificuldades."

Felipe Zanol está recuperado da luxação na perna esquerda e pretende voltar a disputar a liderança do campeonato |

Prova terá cerca de 165 quilômetros de trilhas |
Pronto para voltar às trilhas, Felipe Zanol, da Gas Gas, não pretende deixar o caminho tão livre para o atual líder. Vencedor da primeira etapa, ele quer voltar a subir ao lugar mais alto do pódio. Quase 100% recuperado da luxação na coxa esquerda que o deixou um período afastado das competições, o multicampeão deve chegar com tudo. "Já treino com moto normalmente. Só me falta um pouco de velocidade e segurança. Espero fazer uma corrida limpa e não cometer erros para tentar sair com um bom resultado nessa etapa. Como não pontuei em uma etapa, preciso me concentrar para não cometer falhas e continuar na luta pelo campeonato", disse o mineiro.
Segundo Fábio Simões, do Adrenatrilha Trail Clube, organizador do evento, esta será a melhor prova já realizada em Guararema. "Graças aos novos recursos, foi permitido montar um percurso misto com variações de terreno que não foi possível em todas as outras etapas realizadas na cidade."
As inscrições podem ser feitas até amanhã e o valor é de R$ 140,00. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 9956-8006, (11) 7815-7217 (Nextel) ou ID 55*1*13244, com Fábio Simões (Fabião).
Serviço:
Copa Pakato de Enduro - 3ª etapa
Data: 1º de maio de 2011
Local: Centro de Eventos - Nogueira - Centro - Guararema - SP
Inscrições: Até o dia 28 de abril (não serão aceitas inscrições no dia do evento).
Valor: R$ 140.
Informações: Adrenatrilha, (11) 9956-8006 (11) 7815-7217 (Nextel) ou ID 55*1*13244, com Fábio Simões (Fabião).
Sites: Copa Pakato (
www.copapakato.com.br), Adrenatrilha (
www.adrenatrilha.com.br) ou Federação Paulista de Motociclismo (
www.fpm.esp.br).
A 8ª Copa Pakato de Enduro é organizada pelo Adrenatrilha Trail Club, com patrocínio da Pakato Racing Parts e Acessories, co-patrocínio ASW, Moto Field , Dust Off Road, IMS Racing, Diafrag, Baritech do Brasil, Máster Comunicação Visual, Sig Visual, Revista Pró Moto, Revista DNA Off-Road e Revista Moto Verde. Apoio da Prefeitura Municipal de Guararema, cronometragem Mr. Bits - GPS Precisão, locução Amarildo Martins, Fotos FM Fotos, Filmagem ACS Vídeos, supervisão da Federação Paulista de Motociclismo e cobertura MotoX.com.br.