Piloto brasileiro faz a finalização dos treinamentos na Bélgica antes da prova que será disputada na Holanda nesta segunda-feira
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda

Swian Zanoni fará sua estreia na segunda etapa do mundial, na Holanda |

Wellington Garcia, piloto reserva da equipe brasileira no Mundial de Motocross, acidentou-se durante os treinos da primeira etapa |
Após o
acidente sofrido por Wellington Garcia durante os treinos classificatórios da abertura do Campeonato Mundial de Motocross, há duas semanas, na Bulgária, a equipe Honda do Brasil fará finalmente sua estreia na competição. Quem assumirá o posto desta vez será o piloto oficial Honda Mobil, Swian Zanoni, que depois de assistir da arquibancada a primeira fase, ficou todo esse período em Pádova, na Itália, com foco nos treinamentos. Esta semana, o piloto que completou 23 anos embarcou para a Bélgica para se adaptar ao tipo de solo típico da região onde será a prova.
Veja também:
- Como foi a abertura do Mundial de Motocross
- Galeria de Imagens das corridas
- Galeria de Imagens das classificatórias
A segunda etapa do Mundial de Motocross será disputada em Valkenswaard, na Holanda, mas por enquanto, Swian fará os treinos em Balen, no país vizinho, que possui um tipo de solo bem parecido com o local da competição. O piloto continua com a equipe Martin Racing, que dará todo o suporte ao mineiro durante a temporada 2011 do Mundial. No momento, ele está fazendo a adaptação no Honda Park, que possui uma pista bastante arenosa e parecida com a da cidade holandesa, um tipo de solo atípico comparado com as corridas brasileiras ou mesmo com o restante das provas do campeonato do mundo.
"A prova na Holanda é totalmente diferente das demais do Mundial. A pista é bastante arenosa e, por isso, estou na Bélgica, para treinar em pistas parecidas com a que eu vou encontrar no final de semana. Serão dias importantes para a minha adaptação’’, revelou o mineiro.

Brasileiros contam com o suporte da Martin Racing |

Honda CRF 250R pilotada pelos brasileiros no Mundial de Motocross |
Um dos ajustes fundamentais que o brasileiro está tendo que fazer para ingressar na maior competição da modalidade é em relação à motocicleta. Acostumado com as provas e com o equipamento utilizado dentro do país, Swian, agora está atento a todos os detalhes, principalmente com a suspensão, um dos pontos em que sentiu a maior diferença até agora. "Aqui na Europa a suspensão é um pouco mais dura. Tenho me dedicado para acertá-la e também para fazer corretamente as entradas nas curvas, que também são diferentes. Aqui é bem complicado deitar a moto para fazer as curvas. Estou tentando outras técnicas e treinando bastante’", finalizou.
Durante a temporada do Mundial, Swian irá competir na classe MX2, que teve a vitória do alemão Ken Roczen, da KTM, na primeira etapa. O inglês Tommy Searly, da Kawasaki, foi o segundo colocado, seguido pelo holandês Jeffrey Herlings, também da KTM.
Na classe principal, a MX1, o belga Clement Desalle, da Suzuki, foi o campeão na Bulgária. O francês Steven Frossard foi o segundo e o espanhol Jonathan Barragan o terceiro.
Programação Mundial:
Domingo (24/04) - (horários de Brasília)
Treino livre MX2 – 5h30 às 6h05
Treino pré-classificatório MX2 – 9h15 às 9h45
Treino classificatório MX2 – 12h10
Segunda-feira (25/04)
Warm-up MX2 – 5h às 5h20
Corrida 1 MX2 – 8h10
Corrida 2 MX2 – 11h03