Competição foi palco de grandes disputas em Frutal (MG)
Redação MotoX.com.br - Fotos: Alexandre Bernardo (Caculé)

Rodrigo Rodrigues saiu com duas vitórias na primeira etapa |
Os Estados de São Paulo e Minas Gerais são duas grandes forças do motocross no Brasil. Nessa região, grandes competidores já foram revelados e muitos ainda estarão por vir, certamente. Desta vez, paulistas e mineiros começaram a andar juntos na disputa da Copa São Paulo-Minas de Motocross, cuja etapa de abertura foi realizada neste fim de semana, em Frutal (MG).
A fase que já havia sido adiada uma vez por conta do mau tempo, voltou a ser ameaçada com a chuva que caiu no sábado, mas tudo saiu bem melhor do que o esperado. As disputas foram bastante interessantes. Entre os competidores, o bi-campeão brasileiro, Rodrigo Rodrigues, da equipe Honda Circuit, e os irmãos Anderson e Gustavo Amaral, da Mira-X Honda, fizeram a alegria da torcida. Anderson chegou à competição em um excelente momento, depois de ter vencido em 2010 a Superliga Brasil de Motocross, Arena Cross e Pro Tork Brasileiro de Motocross, na categoria 85cc.
Os primeiros a entrarem na pista foram os talentos da região, na categoria MX Local. Chayenne Nascimento foi o vencedor, seguido por Junior Guidastre e Wesley Cachorrão. Gilliard de Freitas e Maurício Mendonça completaram o pódio.

Gustavo Amaral foi outro destaque da prova |
Os competidores da MX-3 Sênior também protagonizaram belos momentos. Flávio Brito, o Jacaré, fez uma grande prova. Após se recuperar de uma largada ruim, partiu para cima de Luiz Carlos, até então na liderança, até conseguir a ponta. O piloto de Catanduva (SP) ficou na segunda posição. Cleyton Matos chegou em terceiro, Fabiano ‘Mineiro’ Silva, em quarto, e Wellington ‘Barata’ Cantarin, em quinto.
Pilotos de até 11 anos, mostraram todo seu talento na categoria Infantil. O competidor de Patos de Minas (MG), Thiago de Alcântara, levou a melhor. Marcus Henrique ficou com o segundo lugar, seguido por Ayran Kilnes, Yago Vieira e André Manfetoni.
Cristian Brito, de Birigui (SP) foi o mais veloz da MXN-B, para motos nacionais acima de 250cc. Robson Prata e Guilherme ‘Xurupita’ Freitas chegaram em seguida. Odilon Ribeiro e o piloto local Erlon Domingues foram o quarto e quinto colocados, respectivamente. Odilon sofreu uma queda durante a largada, mas conseguiu se recuperar bem e alcançar um bom posto.
Clayton Matos voltou a fazer uma boa prova e desta vez saiu com a vitória na MXN-Iniciantes. O piloto fez uma largada ruim, no entanto, conseguiu ultrapassar todos os adversários. Thiago Matos foi o segundo colocado, seguido por Odilon Ribeiro. Representando bem as mulheres, Jenifer Pereira ficou com a quarta posição. O quinto lugar ficou com Paulo Henrique.
Em uma das bateria mais esperadas do dia, da MX2, Rodrigo Rodrigues não deu chances aos adversários, incluindo Anderson Amaral. O piloto de Junqueirópolis (SP) acelerou forte desde o início e foi absoluto. Anderson conseguiu seguir o líder de perto e ficou com o segundo lugar. Dante Lupo fez o holeshot e após perder posições, terminou em terceiro. Murilo Bertate foi o quarto e Jean Reis o quinto.
Flávio ‘Jacaré’ Brito fez uma excelente prova e venceu a MX Intermediária que entrou na pista logo na sequência. Apesar do esforço, Luis Carlos ficou com o segundo lugar. Em terceiro chegou Patrick Fernandes, em quarto Fabiano Silva e Wellington ‘Barata’ Cantarin, em quinto.

Copa reuniu pilotos dos dois Estados |
Na disputa entre as motos nacionais de até 230cc, da categoria MX-C, Murilo Bertate sobrou na pista. A briga maior ficou pelo segundo lugar. Juninho Daltoso e Thiago Dutra andaram lado a lado até que Juninho caiu sobre Thiago em uma curva. Este ainda conseguiu se levantar e chegar em terceiro, enquanto Juninho abandonava a prova com dores na perna. Patrick Fernandes acabou herdando o segundo lugar. Rômulo Maluf foi o quarto e Murilo de Paula o quinto.
Após uma ligeira confusão na largada, a MX Júnior contou com muitas emoções. Marcio Júnior foi o vencedor com uma 85cc 2 tempos. Otávio Nunes e Felipe Souza - que quase desmaiou no final, após uma bela corrida de recuperação - foram os próximos a cruzar a linha de chegada. Mario Franzini chegou em quarto lugar e Raul Martins completou o pódio.
A categoria MXN-A, para motos nacionais de cilindrada livre, contou mais uma vez com a vitória de Murilo Bertate. Depois de muita disputa, Thiago Dutra conseguiu arrancar a segunda colocação de Juninho Daltoso. Em quarto lugar chegou Jean Reis e em quinto, Guilherme Freitas.
Para finalizar, Rodrigo Rodrigues voltou a brilhar na MX-Gold. Desta vez, de ponta a ponta, o piloto deixou para traz os irmãos Amaral. Gustavo ainda ficou com o segundo posto, seguido do caçula Anderson. Murilo Bertate e Vinicius Rangel foram os próximos a completar a prova.
MX - Local
1.Chayenne A. Nascimento /Frutal - MG
2.Junior Guidastre /Frutal - MG
3.Wesley Rodrigues (Cachorrão)/Frutal - MG
4.Gilliard Leonel de Freitas /Frutal - MG
5.Mauricio Alves Mendonça /Frutal - MG
MX-3 (Sênior 35)
1.Flavio Roberto A.de Brito/Rio Verde de MT - MS
2.Luis Carlos /Catanduva - SP
3.Cleiton R. Matos /Uberaba - MG
4.Fabiano F. Silva (Mineiro) /São Gotardo - MG
5.Welington (Barata) / Rio Preto - SP
Infantil 65cc (Até 11 anos)
1.Thiago de Alcantara /Patos de Minas - MG
2.Marcus Henrique Dias Lera /Araguari - MG
3.Ayran Kilnes /Guaira - SP
4.Yago Vieira /Mirassol - SP
5.Andre Monfetoni /Mirassol - SP
MXN-250 Nacional
1.Cristian Brito /Birigui - SP
2.Robson Nascimento Prata /Uberaba - MG
3.Guilherme Medina de Freitas /Jaboticabal - SP
4.Odilon Ribeiro Junior /Araxá - MG
5.Erlon Domingos (Pancinha)/Frutal - MG
MX-Iniciante
1.Cleiton R. Matos /Uberaba - MG
2.Thiago Rodrigues Matos /Uberaba - MG
3.Odilon Ribeiro Junior /Araxa - MG
4.Jenifer Pereira /Campo Grande - MS
5.Paulo Henrique Alves Barreto /Frutal - MG
MX- 2 (125cc 2T à 250cc 4T)
1.Rodrigo Rodrigues /Junqueiropolis - SP
2.Anderson Amaral /Borborema - SP
3.Dante Lupo Parra /Votuporanga - SP
4.Murilo Bertate /Monte Alto - Sp
5.Jean Reis Cerconvis /Iturama - MG
Intermediária (Prata)
1.Flavio Roberto A.de Brito/Rio Verde de MT - MS
2.Luis Carlos /Catanduva - SP
3.Patrick Alves Fernandes /Uberaba - MG
4.Fabiano F. Silva (Mineiro) /São Gotardo - MG
5.Welington (Barata) /Rio Preto - SP
MXN-C (Até 230cc)
1.Murilo Bertate/Monte Alto-SP
2.Patrick Alves Fernandes/Uberaba - MG
3.Tiago Dutra Santana/S.J.Rio Preto-SP
4.Rêmulo Carlos Maluf/Uberaba - MG
5.Murilo de Paula Silva/Uberaba - MG
Júnior (até 15 anos)
1.Marcio H. Junior (Marcinho) /Borborema - SP
2.Otavio Adriane O. Nunes /São Gotardo - MG
3.Felipe Henrique C. de Souza /Rio Preto - SP
4.Mario Victor Franzini /Catanduva - SP
5.* Caíque Afonso Menini */Lucélia - SP
** Piloto Caique não pontuou no campeonato **
MXN-A Força Livre Nacional
1.Murilo Bertate /Monte Alto - SP
2.Tiago Dutra Santana /Rio Preto - SP
3.Juninho Daltoso /Batatais - SP
4.Jean Reis Cerconvis /Iturama - MG
5.Guilherme Medina de Freitas /Jaboticabal - SP
MX Gold
1.Rodrigo Rodrigues /Junqueiropolis - SP
2.Gustavo Amaral /Borborema - SP
3.Anderson Amaral /Borborema - SP
4.Murilo Bertate /Monte Alto - SP
5.Vinicius Rangel /Votuporanga - SP