Pilotos terão a oportunidade de buscar uma vaga para representar o Brasil na maior competição de Freestyle da atualidade
Redação MotoX.com.br - Malu Souza - fotos: Red Bull e Gustavo Epifânio

Joaninha foi o representante brasileiro no X-Fighters em 2008 |
Entre os dias 31 de abril e 3 de maio, o Jump Festival reunirá as feras do Freestyle em Jacareí (SP) e nesta etapa terá um atrativo mais do que importante para os competidores. Isso porque, a prova que já faz parte do Circuito Brasileiro de FMX será classificatória para a etapa brasileira do Red Bull X-Fighters, marcada para os dias 27 e 28 de maio, em Brasília (DF).
Os quatro primeiros colocados no FMX do Jump Festival ainda terão outro desafio quando chegarem à Capital Federal. Eles disputarão entre si uma vaga para a segunda etapa do evento. No total, a competição conta com 12 vagas, mas seis já estão garantidas pelos resultados da temporada passada. Sendo assim, estão confirmados o norte-americano Nate Adams, campeão em 2010, o norueguês Andre Villa (2º), o espanhol Dany Torres (3º), o neozelandês Levi Sherwood (4º), o americano Adam Jones (5º) e o australiano Robbie Maddison (6º). Além disso, outros cinco pilotos estrangeiros se classificarão para o evento.
Dárcio França, produtor-chefe do Jump Festival, se sente recompensado pela inclusão do evento brasileiro nesta seletiva. "Para nós é uma honra poder sediar uma seletiva do Red Bull X-Fighters, o maior evento de FMX do mundo. Isso mostra o reconhecimento da seriedade do Jump Festival, que, desde sua primeira edição, sempre manteve os padrões internacionais, tanto nas pistas como no tratamento aos pilotos", declarou.
Quem quiser entrar na briga do Jump Festival já pode ser preparar. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Os pilotos estreantes devem enviar um vídeo para o diretor técnico da Confederação Brasileira de Esportes Radicais, Sandro Hernandez (sandro@cber.com.br) e comprovar capacidade técnica para competir com segurança. A programação prevê ainda, a título de preparação, dois dias de treinos livres (quinta e sexta-feira). No sábado acontece a sessão classificatória e no domingo, as finais.
Red Bull X-Fighters - O Brasil abrigará a segunda etapa do evento. A primeira será disputada em Dubai, nos Emirados Árabes. Depois da etapa brasileira, a competição segue para a Itália, Espanha, Polônia e Austrália. Em 2008, o público brasileiro pode conferir uma das etapas, disputadas no Sambódromo do Rio de Janeiro. Gilmar Flores, o Joaninha, foi o representante nacional. Desta vez, a arena será montada em frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Imagem da edição do X-Fighters no Rio de Janeiro em 2008 |
Serviço:
Sexta edição do Jump Festival
Data: De 31 de março a 3 de abril
Local: Avenida Getúlio Dorneles Vargas, em frente ao 41º Batalhão da Polícia Militar - Jacareí (SP)
Inscrições: No próprio local. Gratuitas e limitadas.
Confira abaixo a programação do FMX no Jump Festival:
Quinta-feira, 31 de março
10h00 às 13h00 - FMX - Treino
Sexta-feira, 01 de abril
10h00 às 13h00 - FMX - Treino
Sábado, 02 de abril
09h00 às 10h00 - FMX - Treino
10h00 às 13h00 - FMX - Classificatória e Best Whip OGIO
Domingo, 03 de abril
08h00 às 09h00 - FMX - Treino
09h00 às 12h00 - FMX - Final