Carmichael perde bateria mas vence na geral. Suzuki domina a 125 Texto: Lucídio Arruda
A tradicional pista de Unadilla recebeu a sexta etapa do AMA Motocross 2005. A prova que marcou a metade do campeonato viu Ricky Carmichael manter sua incrível sequência de vitórias, que agora chega a 21 corridas, porém dessa vez ele não teve um domingo tão fácil.
A principal novidade desta etapa foi a "amarelada" da equipe oficial Yamaha que comemorando seu 50º aniversário trouxe seu pilotos oficiais, David Vuillemin e Chad Reed, trajados com uniformes amarelos e pretos relembrando as cores oficiais da marca até o início da da década de 80. Aliás não foram só os pilotos que vestiram amarelo, toda a equipe de apoio, do chefe de equipe ao motorista também estavam devidamente trajados nostalgicamente. É claro que as YZFs dos dois acompanharam a dança atiçando os consumidores que aguardam a edição limitada do modelo 2006.
Fora da pista a Yamaha chamou a atenção, mas dentro foram as "amarelas oficiais" que ditaram o ritmo. Principalmente na categoria 125 (onde só correram motocicletas 250...) que viu a dobradinha da Suzuki com Broc Hepler e Davi Millsaps.
Ivan Tedesco foi o terceiro colocado e descontou alguns pontos em relação ao líder da pontuação Mike Brown que em Unadilla foi apenas o sexto colocado.
Grant Langston caiu na primeira volta da segunda bateria e não conseguiu mais fazer sua Kawasaki funcionar. O sul-africano já não havia andado muito bem na primeira bateria (12º) e começa a ficar longe da briga pelo título.
 No box da Yamaha só faltou pintar o caminhão de amarelo foto: www.dv12.com |
250 Depois de uma queda na primeira volta enquanto liderava Ricky Carmichael retornou à prova na sexta posição. Na volta número seis o piloto da Suzuki já ocupava a segunda posição e iniciava sua caçada ao líder James Stewart que no momento havia aberto uma grande vantagem.
A três voltas do final Carmichael conseguiu a ultrapassagem mas logo depois literalmente foi atropelado por Bubba na recepção de um salto. Os dois vão para o chão e quem agradece é Kevin Windham que vence sua primeira bateria na temporada.
Carmichael remontou e cruzou em segundo enquanto Stewart abandonou a prova e não alinhou na segunda bateria.
Segunda Bateria Depois de desentortar sua moto Carmichael largou na segunda bateria para estender sua sequência de vitórias. Ele conseguiu a liderança na volta número seis e venceu com dez segundos de vantagem sobre Windham. Reed e Vuillemin fizeram terceiro e quarto, as mesmas posições que obtiveram na primeira prova. John Dowd, o ídolo dos veteranos, foi o quinto colocado.
Resultados
1 |
47 |
22 (2) |
25 (1) |
4 |
R. Carmichael |
Suz RMZ450 |
2 |
47 |
25 (1) |
22 (2) |
14 |
K. Windham |
Hon CRF450R |
3 |
40 |
20 (3) |
20 (3) |
22 |
C. Reed |
Yam YZ450F |
4 |
36 |
18 (4) |
18 (4) |
12 |
D. Vuillemin |
Yam YZ450F |
5 |
31 |
16 (5) |
15 (6) |
24 |
E. Fonseca |
Hon CRF450R |
6 |
28 |
14 (7) |
14 (7) |
26 |
M. Byrne |
Kaw KX250 |
7 |
28 |
15 (6) |
13 (8) |
70 |
T. Preston |
Hon CRF450R |
8 |
26 |
10 (11) |
16 (5) |
16 |
J. Dowd |
Suz RMZ450 |
9 |
25 |
13 (8) |
12 (9) |
27 |
N. Wey |
Hon CRF450R |
10 |
22 |
12 (9) |
10 (11) |
38 |
R. Clark |
Hon CRF450R |
11 |
16 |
9 (12) |
7 (14) |
155 |
M. Eastwood |
Hon CR250R |
12 |
14 |
6 (15) |
8 (13) |
129 |
J. Dement |
Suz RMZ450 |
13 |
13 |
7 (14) |
6 (15) |
73 |
J. Buckelew |
Hon CRF450R |
14 |
11 |
0 (35) |
11 (10) |
91 |
J. Woods |
Suz RMZ450 |
15 |
11 |
11 (10) |
0 (25) |
942 |
J. Laansoo |
Hon CRF450R |
16 |
10 |
5 (16) |
5 (16) |
54 |
J. Gibson |
Hon CRF450R |
17 |
9 |
0 (34) |
9 (12) |
63 |
C. Johnson |
Suz RM250 |
18 |
8 |
4 (17) |
4 (17) |
52 |
K. Johnson |
Yam YZ250 |
19 |
8 |
8 (13) |
0 (38) |
77 |
M. Goerke |
Suz RMZ450 |
20 |
5 |
2 (19) |
3 (18) |
109 |
B. Carsten |
Suz RMZ450 |
1 |
50 |
25 (1) |
25 (1) |
60 |
B. Hepler |
Suz RM250Z |
2 |
40 |
22 (2) |
18 (4) |
188 |
D. Millsaps |
Suz RM250Z |
3 |
38 |
16 (5) |
22 (2) |
30 |
I. Tedesco |
Kaw KX250F |
4 |
38 |
18 (4) |
20 (3) |
51 |
A. Short |
Hon CRF250R |
5 |
31 |
20 (3) |
11 (10) |
122 |
M. Walker |
Kaw KX250F |
6 |
30 |
14 (7) |
16 (5) |
3 |
M. Brown |
Hon CRF250R |
7 |
30 |
15 (6) |
15 (6) |
800 |
M. Alessi |
KTM 250SXF |
8 |
25 |
11 (10) |
14 (7) |
338 |
J. Lawrence |
Suz RM250Z |
9 |
17 |
8 (13) |
9 (12) |
66 |
T. Hahn |
Hon CRF250R |
10 |
16 |
6 (15) |
10 (11) |
31 |
D. Smith |
Yam YZ250F |
11 |
14 |
2 (19) |
12 (9) |
44 |
P. Carpenter |
Kaw KX250F |
12 |
13 |
0 (22) |
13 (8) |
132 |
B. Laninovich |
Hon CRF250R |
13 |
13 |
13 (8) |
0 (34) |
97 |
R. Kiniry |
Hon CRF250R |
14 |
12 |
12 (9) |
0 (31) |
65 |
R. Sipes |
Suz RM250Z |
15 |
11 |
3 (18) |
8 (13) |
42 |
J. Rodrigues |
Hon CRF250R |
16 |
11 |
4 (17) |
7 (14) |
475 |
J. Casillas |
Hon CRF250R |
17 |
10 |
10 (11) |
0 (23) |
35 |
J. Grant |
Hon CRF250R |
18 |
9 |
9 (12) |
0 (37) |
8 |
G. Langston |
Kaw KX250F |
19 |
8 |
7 (14) |
1 (20) |
39 |
K. Smith |
Yam YZ250F |
20 |
7 |
5 (16) |
2 (19) |
18 |
B. Sellards |
Yam YZ250F |
Classificação Geral
1 |
294 |
R. Carmichael |
2 |
223 |
K. Windham |
3 |
218 |
C. Reed |
4 |
184 |
D. Vuillemin |
5 |
174 |
E. Fonseca |
6 |
145 |
T. Preston |
7 |
144 |
J. Dowd |
8 |
121 |
M. Byrne |
9 |
118 |
J. Stewart |
10 |
105 |
N. Wey |
11 |
96 |
J. Laansoo |
12 |
92 |
J. Dement |
13 |
83 |
R. Clark |
14 |
56 |
J. Thomas |
15 |
52 |
T. Ferry |
16 |
49 |
J. Woods |
17 |
44 |
J. Buckelew |
18 |
44 |
H. Voss |
19 |
43 |
J. Roy |
20 |
39 |
J. Gibson | |
1 |
223 |
M. Brown |
2 |
207 |
I. Tedesco |
3 |
187 |
M. Alessi |
4 |
172 |
G. Langston |
5 |
168 |
J. Grant |
6 |
153 |
B. Hepler |
7 |
151 |
D. Millsaps |
8 |
143 |
A. Short |
9 |
134 |
M. Walker |
10 |
114 |
D. Smith |
11 |
103 |
R. Hughes |
12 |
97 |
P. Carpenter |
13 |
87 |
K. Smith |
14 |
76 |
B. Laninovich |
15 |
76 |
R. Mills |
16 |
70 |
N. Ramsey |
17 |
64 |
T. Hahn |
18 |
58 |
B. Sellards |
19 |
54 |
J. Lawrence |
20 |
51 |
A. Narita | |