Com todos os títulos ainda em jogo, prova em Bocaiuva do Sul foi repleta de emoções Redação MotoX.com.br - Fotos: Leo Tavares / Corrosivo Filmes
 Felipe Zanol conquistou quarto título nacional de Cross Country |
 Paulo Stedile conquistou antecipadamente o título estadual na classe XC1 |
No último domingo, 21 de novembro, o piloto mineiro Felipe Zanol acrescentou mais um título à sua coleção, conquistando o tetra campeonato brasileiro de Cross Country. A pequena cidade paranaense de Bocaiuva do Sul, a 43 km de Curitiba, sediou a 5ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country 2010. O trajeto de 2.500 metros de extensão, com base em uma pista de Velocross de altíssima velocidade, colocou os motores e pilotos à prova.
Com os títulos de todas as categorias em aberto, a prova foi garantia de grandes disputas. A começar pelos treinos classificatórios da categoria principal, a XC1, onde o melhor tempo foi de Felipe Zanol com 3’:26’’, seguido do conterrâneo Rômulo Bottrel (3’:31’’), do paranaense Paulo Stedile (3’:32’’) e de Nielsen Bueno (3’:32’’), também de Minas Gerais.
Zanol, que precisava apenas subir ao pódio para garantir seu quarto título da modalidade, fez uma corrida conservadora sem se arriscar, finalizando na terceira posição e garantindo mais um campeonato, nove pontos à frente de Nielsen Bueno, vice campeão da categoria. "O ano terminou da melhor maneira possível! Ganhamos o Campeonato Brasileiro de Enduro F.I.M, o Rally dos Sertões e hoje o Campeonato Brasileiro de Cross Country", comemorou o mineiro.
 Pódio categoria XC1 Foto: Divulgação Equipe Twenty Two's / Maxx Adventure |
 Zanol comemora com seu pai e equipe o hexa campeonato na modalidade Foto: Divulgação / Gas Gas |
O grande destaque da prova foi o também mineiro Rômulo Bottrel, de apenas 20 anos, que além de conquistar a vitória e o título na classe XC2, venceu também a categoria principal seguido por Stedile, Zanol e Nielsen. "Não tinha como ser melhor! Depois do resultado na XC2, eu consegui vencer também a XC1. Estou muito satisfeito e gostaria de agradecer a todos que torceram e me ajudaram", exaltou Rômulo.
A prova foi válida também como penúltima rodada do Paranaense de Cross Country, e a terceira colocação da classe XC1 deu a Paulo Stedile o título estadual antecipado na categoria. "Foi uma corrida legal, pena que não consegui a vitória. De qualquer forma, estou bastante contente com meus resultados. Se não tivesse sofrido um acidente e perdido uma etapa do nacional, poderia ter alcançado também o título brasileiro", afirmou Paulinho que agora se prepara para a
Super Final do Campeonato Brasileiro de Motocross, na qual fará uma participação especial.
Classificação Final do Campeonato Brasileiro de Cross Country 2010
XC1 1. Felipe Zanol - 114 pontos
2. Nielsen Bueno - 105 pontos
3. Paulo Stedile - 87 pontos
4. Rômulo Bottrel - 43 pontos
5. Alexandro de Lara - 30 pontos
XC2 1. Rômulo Bottrel - 125 pontos
2. Felipe Limonta - 108 pontos
3. Luiz Felipe Rosendo - 50 pontos
4. Alan Michel - 42 pontos
5. Ripi Galileu - 38 pontos
Over 35 1. Luigi Colella - 91 pontos
2. Francisco Marino - 90 pontos
3. Theo de Souza - 60 pontos
4. Alencar Kretta - 47 pontos
5. Luiz Orlando - 41 pontos
Nacional A 1. Denis de Almeida - 125 pontos
2. Guilherme Roberto - 84 pontos
3. Ricardo Ribeiro - 61 pontos
4. Luiz Gustavo Fila - 38 pontos
5. Christopher Amhof - 34 pontos
Nacional B 1. Guilherme Roberto - 117 pontos
2. Gabriel Sena - 62 pontos
3. Luiz Gustavo Fila - 47 pontos
4. Ricardo Ribeiro - 41 pontos
5. Josué Minosso - 39 pontos