Rally dos Sertões - Roteiro detalhado Cross Country A Dunas Race, empresa organizadora do Rally dos Sertões, divulgou nesta terça-feira à noite, durante briefing no Teatro Gazeta, em São Paulo, todos os detalhes do roteiro da competição, de 28 de julho a 10 de agosto, com largada e chegada em Goiânia. As informações foram passadas a pilotos, equipes e imprensa por Marcos Ermírio de Moraes, presidente da empresa, e pela diretora executiva Simone Palladino.
O Sertões 2005 será especial. Além de fazer parte pela primeira vez do Campeonato Mundial de Rally Cross Country na categoria motos, a prova marca os 10 anos de existência da Dunas Race, que assumiu o controle da competição a partir da terceira edição, quando tinha futuro incerto. E, pela primeira vez, mais da metade do percurso de 4.553 km será composto de etapas especiais, que são cronometradas.
A competição será dividida em três categorias: Cross Country, que é de velocidade, e o que importa é completar o percurso no menor tempo possível; o Regularidade, para carros convencionais 4x4, sem preparação especial e onde o participante tem que manter a velocidade média, e a Expedition, de aventura, onde o inscrito participa de várias atividades de esportes ao ar livre, acompanha o rali de perto, mas pode curtir uma das maiores provas de off-road do mundo sem o estresse da competição. Esta categoria pode ser feita com qualquer carro 4x4 e até com famílias inteiras.
Inscrições
Visando aumentar a participação feminina no rali, a Dunas Race criou neste ano a categoria "Mulheres" e, além disso, concederá 50% de desconto no valor de inscrição para duplas femininas estreantes em qualquer categoria do Sertões 2005. A nova categoria será lançada oficialmente por Simone Palladino nesta quarta-feira à noite durante evento em Goiânia. As inscrições da edição 2005 serão encerradas dia 15 de julho. A partir desta data haverá acréscimo de 20% e somente para pagamento à vista.
Mais informações: Dunas Race (11) 4191-0133
Inscrições on line:
www.sertoes.com Rally dos Sertões 2005 - Cross Country
1º Dia
31/07 - Domingo
Goiânia (GO) - Aruanã (GO)
Deslocamento inicial: 105 km
Especial: 140 km
Deslocamento final: 254 km
Total do dia: 500 kms - 210 km de asfalto e 290 km de terra.
A etapa cronometrada começa rápida com estradas largas com muitas curvas e lombas. Primeira zona de radar. Logo após o radar a prova entrará numa área mais fechada com estradinhas estreitas com muitos mata-burros com vão central, pontes e riachos, voltando para estradinhas mais rápidas. Aparecerá a segunda zona de radar. Depois dela, os competidores entram num trecho mais travado do dia. Riachos, curvas apertadas, mata-burros, pedras e chão muito irregular voltando para uma estrada de alta velocidade até a terceira zona de radar. O último trecho da especial será bem rápido, com descidas acentuadas e muitas curvas.
2º Dia 01/08 - Segunda-feira (Maratona)
Aruanã (GO) - São Félix do Araguaia (MT)
Deslocamento inicial: 360 km com travessia de duas balsas
Especial: 264 km
Total do dia: 628 km - 86 km de asfalto e 542 km de terra
Esta etapa especial começa com muita areia, depressões na pista e lombas. Os competidores passarão por todo tipo de terreno, piçarra, banhados, chão duro, chão liso, pedras, erosões de todos os tamanhos. Mas a areia predomina. É uma especial muito difícil, onde os pilotos deverão poupar os veículos, já que será a 1ª. Etapa Maratona. O trajeto passará por muitas pontes, onde serão instaladas zonas de radares. O trecho é bem sinuoso, com muita areia e depressões até o final, em São Félix do Araguaia. A etapa terminará dentro da cidade.
3º Dia 02/08 - Terça-feira
São Félix do Araguaia (MT) - Santana do Araguaia (PA)
Sem deslocamento inicial: a etapa começa na cidade
Especial: 200 km
Deslocamento final: 296 km
Total do dia: 496 km - 115 km de asfalto e 381 km de terra
Etapa cronometrada com muita areia, travessia de rios, trilhas de fazendas com baixa velocidade, muitos banhados e poucos trechos de alta. Haverá apenas uma zona de radar.
4º Dia 03/08 - Quarta-feira
Santana do Araguaia (PA) - Palmas (TO)
Deslocamento inicial: 147 km com a travessia de uma balsa
Especial: 183 km
Deslocamento final: 76 km
Total do dia: 407 km - 177 km de asfalto e 230 km de terra
O trecho cronometrado começa muito rápido, com lombas, depressões e muitas curvas fechadas, entrando em áreas de fazendas, mais travadas, e com muitos mata-burros, riachos e pedras. No meio da especial, o trecho fica mais rápido, porém existem muitos buracos e erosões grandes. Nos últimos 100 quilômetros a prova fica bem mais travada, com muitas pontes de madeira, lombas e pedras, seguindo assim até o final da especial.
5º Dia 04/08 - Quinta-feira
Palmas (TO) - São Félix (TO)
Deslocamento inicial: 200 km
Especial: 405 km
Total do dia 605 km - 200 km de asfalto e 406 km de terra e areia
No início, ela é bem rápida, mas logo entra nas fazendas, com trechos bem travados, muitas pontes de toras com vão central, travessia de riachos e as famosas areias. Então haverá a descida da serra, e o rali percorrerá 110 quilômetros no Maranhão, com muita areia. No trecho final, muita pedra (trial) subindo a serra até chegar ao final, em São Félix.
6º Dia 05/08 - Sexta-feira
São Félix (TO) - Natividade (TO)
Especial: 463 km
Deslocamento final: 87 km
Total do dia: 550 km - 20 km de asfalto e 530 km de terra e areia
Originalmente este trecho cronometrado teria 600 km, mas por motivos de segurança e logística, a organização foi obrigada a reduzi-la. Será a maior especial de 2005 e terá muita areia, pedras, riachos e serras. Os competidores farão a segunda parte da etapa especial do dia anterior, no sentido contrário. O trecho terá 56 km de estradinhas com muitas curvas, lombas, erosões e riachos até o final.
7º Dia 06/08 - Sábado
Natividade (TO) - Cavalcante (GO)
Deslocamento inicial: 40 km
Teste Especial: 287 km
Total do dia: 330 km - 40 km de asfalto e 290km de terra
Começa com muitas curvas, trecho com pedras e lombadas secas entrando em trilhas de fazendas muito estreitas. A habilidade na navegação será bastante exigida. Teremos também duas zonas de radar. Após 110 km de especial, a prova fica rápida, com muitas curvas e pontes escondidas, exigindo atenção dos pilotos. Haverá travessia de rios grandes, com pedras, subida de serras com erosões até a chegada à última parte da especia,l com estradas de alta velocidade e decidas de serras sinuosas.
8º Dia 07/08 - Domingo
Cavalcante (GO) - Padre Bernardo (GO)
Deslocamento inicial: 5 km
Especial: 302 km
Deslocamento final: 64 km
Total do dia: 371 km - 21 km de asfalto e 350 km de terra
Será um dos dias mais difíceis do Sertões 2005. Começa com muitas curvas descendo uma serra seguindo por estradinhas com erosões e pontes passando pela primeira zona de radar do dia. Depois disso o trecho fica bem travado, com pedras e erosões, subidas íngremes e trilhas de fazenda. Para os caminhões haverá um desvio, pois neste trecho existem árvores baixas e passagens estreitas. A etapa especial para os caminhões terá uma redução de 62 km. A partir do km 160 da especial, a prova é bem sinuosa, porém mais rápida até a chegada ao último trecho, com pedras, travessia de rios com pedras grandes e trial até a última descida da serra.
9º Dia 08/08 - Segunda-feira
Padre Bernardo (GO) - Brasília (DF)
Deslocamento inicial: 42 km
Especial: 79 km
Deslocamento final: 120 km
Total do dia: 241 km - 98 km de asfalto e 143 km de terra
Esta é a etapa cronometrada mais complicada do Sertões 2005. Numa região muito acidentada, os competidores passarão o tempo todo subindo e descendo serra, andando pelas cristas dos morros com abismos dos dois lados. Todo o cuidado é pouco. O terreno, além de muito acidentado, é liso e tem erosões, valetas e trechos de trial até o final.
10º Dia 09/08 - Terça-feira
Brasília (DF) - Goiânia (GO)
Deslocamento inicial: 165 km
Teste Especial de 114 km
Deslocamento final: 145 km
Total do dia: 424 km - 145 km de asfalto e 279 km de terra
É a última etapa cronometrada do Rally dos Sertões, porém não será nada fácil. O trecho começa rápido com curvas, mergulhos e erosões. Depois começam as pedras e trechos de trial bem travados, com travessia de rios com pedras grandes. Lages de pedras grandes até o último trial, de 4 km. O piloto terá que administrar até o final.
Total da prova: 4.553 km
Total cronometrado (especial): 2.437 km - 53%
1.112 km de asfalto e 3.441 km de terra
Obs.: As distâncias estão aproximadas e foram arredondadas. O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga, Goodyear e Siemens em parceria com a Brasil Telecom. Co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, TAM Viagens e apoio da Mitsubishi, Governo de Goiás e Governo do Tocantins. Supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).
VipComm