Swian Zanoni pode sair campeão do evento deste sábado no interior paulista Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda
 Swian Zanoni (7) e Leandro Silva (14) são os principais candidatos ao título da temporada na categoria Pró |
Vencedor de cinco das últimas seis baterias do Arena Cross, o mineiro Swian Zanoni, piloto oficial da Equipe Honda, corre neste sábado (11) em Itu (a 102 km de São Paulo) podendo garantir o título da categoria Pró com uma etapa de antecedência. Swian tem 27 pontos (149 a 122) de vantagem para o segundo, Leandro Silva, seu companheiro de equipe. Caso amplie a margem em mais 13, garante a taça antes do encerramento do campeonato, em São José do Rio Preto, no dia 9 de outubro, onde estarão em jogo mais 40 pontos. Havendo empate na pontuação o campeão é definido pelo número de vitórias em baterias, quesito onde o líder também possui boa vantagem: Swian conquistou cinco até aqui, Leandro duas.
Veja também: Acompanhe etapa a etapa a temporada do Arena CrossA possibilidade de garantir seu primeiro título no Arena Cross não faz Swian mudar o foco: "Vou correr em Itu como se fosse a primeira etapa. Não quero nem pensar nesta chance de garantir o título, até porque não depende só de mim", comenta. "É claro que não vou correr nenhum risco desnecessário, mas quero manter o foco e não deixar a pressão me atrapalhar", conclui.
Os outros pilotos oficiais da Equipe Honda completam os cinco primeiros na categoria Pró do Arena Cross: Jean Ramos é o terceiro (99 pontos), seguido de Wellington Garcia (83) e João Paulino "Marronzinho" (77). O sistema de pontuação contempla os 15 primeiros - o vencedor da bateria ganha 20 pontos, seguido de 17 (segundo), 15 (terceiro), 13 (quarto) e 11 (quinto). Dos dez pontos do sexto colocado até o único ponto do 15º, a ordem é decrescente em um ponto.
Esperança da casa
 Representando Itu, Rafael Zenni espera repetir vitória conquistada no ano passado |
Não é a primeira vez que Itu recebe uma etapa do Arena Cross. Em 2009, oito mil pessoas prestigiaram a prova e viram o piloto da casa, Rafael Zenni (IMS Honda), vencer a etapa. Na categoria Pró, na qual compete Zenni, os pilotos correm duas baterias. A soma das duas define o vencedor da etapa. No ano passado, Zenni terminou a primeira bateria em quarto e a segunda, em primeiro, o que garantiu a ele o título de campeão da noite.
Atualmente na sétima colocação na temporada 2010, Zenni acredita que uma boa largada pode ser o segredo para voltar a vencer em casa. "No ano passado eu larguei bem, o que ainda não consegui fazer neste ano. Treinei bastante nas últimas semana e posso dizer que agora estou 100%," explica.
O piloto conta ainda que o apoio do público será essencial para repetir o bom resultado. Mas se a presença de todos os amigos e parentes pode ser uma força extra, a pressão também aumenta. "Por ser uma etapa em casa, intensificamos mais os treinos. Tanto na parte física, como a psicológica," conta Zenni, que treina com o irmão Gabriel (da categoria Júnior). "Aqui em Itu só se fala da corrida, que desta vez será em outro local: ao lado da Prefeitura. Todo mundo está falando que vai comparecer. Agora é aproveitar essa oportunidade e melhorar na classificação do campeonato," conclui Gabriel, que ocupa o décimo lugar na categoria.
Outros líderes Além da disputa na classe Pró, principal da competição, outras quatro fazem parte do Arena Cross. O paulista Hector Assunção é o melhor colocado na Júnior, para motos MX2 e pilotos de até 25 anos. A liderança na 85cc é de Anderson Amaral (também de São Paulo) e na 65cc é do goiano Kioman Munoz. O catarinense de Chapecó, Arthur Todeschini é o líder da 50cc.
O Arena Cross 2010 tem o patrocínio da Honda e Aymoré Financiamento, co-patrocínio da Bridgestone, Shell Advance, Consórcio Nacional Honda, Metzeler, Red Nose e Revista Moto, além do apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu.
Serviço: Arena Cross - 5ª etapa - Itu (SP)
Data: 11 de setembro, sábado
Horários: 13h (treinos) e 19h (baterias)
Local: Av. Tiradentes, ao lado da Prefeitura Municipal de Itu - SP
Ingressos: 2kg de arroz ou feijão ou duas latas de óleo