José Hélio já treina com o modelo. Marca alemã confirmou participação no Dakar 2011
Redação MotoX.com.br - Fotos: Idário Café e Divulgação Speedbrain
 José Hélio já está treinando com a motocicleta que disputará o Rally dos Sertões |
 O modelo G 450 RR desenvolvido para o piloto brasileiro pela Speedbrain... |
Na mesma semana em que José Hélio realizava seus primeiros treinos com o modelo G 450RR, preparado especialmente para o piloto na Alemanha, a Speedbrain, que coordena o setor de competições off road da BMW Motorrad, anunciou seu time oficial de Rally, que tem como objetivo principal o Dakar 2011.
A equipe será formada por quatro especialistas em 450cc, o francês David Fretigne, o alemão Frans Verhoeven e os portugueses Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata. A motocicleta utilizada será a mesma que José Hélio disputará o Rally Internacional dos Sertões, o modelo G 450X, equipado com o Speedbrain G 450RR Rally Kit, desenvolvido com a ajuda de Verhoeven, que tem várias participações no Rally Dakar.
David Fretigne irá para o Dakar 2011 com a ambição de vencer o lendário evento, "Assinei com a Speedbrain com o objetivo de vencer o Dakar. Não foi uma decisão fácil depois de 14 anos pilotando por outra marca. Mas estou totalmente confiante no time, sua estrutura e competência. O pacote competitivo é impressionante. Minha ambição por muitos anos foi vencer o Dakar e estou convencido que agora este sonho irá se tornar uma realidade", declarou o motivado francês, que em 2009 foi o primeiro piloto na história do Rally Dakar a alcançar o pódio utilizando um modelo de 450cc.
 ...é o mesmo que será utilizado por Frans Verhoeven e David Fretigne |
O modelo surpreendeu o pentacampeão do Rally Internacional dos Sertões, José Hélio. O visual "clean" da Speedbrain G450 RR BMW contrasta com a robustez de uma motocicleta extremamente potente. "Logo de cara o que me chamou a atenção foi a suspensão WP de 52mm. O motor e o freio são diferenciados. O tanque de plástico central (que fica abaixo do banco, proporcionando um conjunto muito bem balanceado), tem capacidade para 30 litros de gasolina", comentou José Hélio, lembrando que a motocicleta original possui um tanque de oito litros.
 Pedro Bianchi Prata e Paulo Gonçalves completam o time Speedbrain BMW Rally |
A moto pesa 135 quilos sem combustível, além de contar com injeção single flap, sistema de refrigeração de óleo integrado e assento e ECU de competição. "A primeira impressão que tive é de que se trata de um conjunto muito competitivo. O espaço de pilotagem é bem "slim", dá até a impressão de que estou sentado em uma moto de enduro", concluiu.
Para quem já possui uma BMW G 450X e quiser adaptá-la para Rally, a Speedbrain dispõe de dois kits, o G 450RR Rally, composto por tanque de combustível, banco, paralama traseiro, escapamento, carenagem, mesas em liga metálica, faróis especiais, protetor de cárter em fibra de carbono, paralama dianteiro e kit de adesivos.
Mais simples, o Desert Kit vem com tanque de combustível, banco, paralama traseiro, escapamento e protetor de cárter em liga metálica.