Nem mesmo as péssimas condições do clima tiraram o brilho da etapa Redação MotoX.com.br - Fotos : André Charão
 Pódio VX1 |
 Rodrigo Volcan |
Num final de semana de muita chuva e frio foi realizada a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross 2010, na cidade de São Borja. O Grupo São Borjense de Motociclismo empenhou-se ao máximo para montar uma belíssima estrutura, tanto de box como de pista, para receber pela primeira vez uma etapa do estadual. Infelizmente São Pedro não ajudou muito, com um final de semana de muita chuva, dificultando o que seria uma das melhores etapas da competição na temporada.
No sábado, um bom número de pilotos aproveitou a pista não tão encharcada e participou dos treinos livres. Todos aprovaram o terreno e o traçado do circuito, que foi considerado ideal para a modalidade. Um dos pontos altos da etapa deste domingo, 18 de julho, foi a locução e a sonorização de Valério Netto, locutor consagrado do meio off road e dos principais nos eventos de motociclismo e automobilismo do Brasil.
No momento das provas, os pilotos encararam chuva e frio, e aos poucos a movimentação nos boxes era grande. Mesmo assim um bom número de pilotos abriu mão da disputa da etapa. Por outro lado aqueles que marcaram presença nas corridas mostraram muita disposição e determinação com muitos pegas com barro para todo lado.
 Largada VX2 |
 Márcio Vizentim |
Fellipe Menuzzi venceu a
50cc de ponta a ponta, isolando-se ainda mais na liderança do campeonato. A categoria
VX4 Nacional teve muita disputa entre Danny de Oliveira, que largou na frente e Anibal Barreto, que mesmo após não largar bem, teve um ritmo muito forte apesar das condições da pista. Danny defendeu-se muito bem e seguiu firme e forte para mais uma vitória.
Na categoria
Novatos Importada, Leonardo Foletto venceu a prova, depois de revesar na liderança com Rafael Carli, numa emocionante disputa. Já a categoria
Nacional 2 Tempos, teve imensa dificuldade na pista enlameada, Luiz Carlos Berger assumiu a liderança depois da queda de Patrick Crivelaro e conseguiu se manter à frente até a bandeirada.
O domingo não poderia ter sido melhor para Fabrício Rosso, depois das duas vitórias, uma na
230cc e outra na
250cc, o piloto assumiu a liderança no campeonato nas duas categorias. Pela
VX3 Nacional, Danny de Oliveira e Marcos Onzi imprimiram um ritmo muito forte e abriram uma boa vantagem sobre os demais. Na metade da prova, um erro de Danny deu a vitória à Onzi.
 Fabrício Rosso |
 Largada 4 Tempos |
Depois de uma largada espetacular, Fabiano Ribeiro venceu a
VX3 Importada de ponta a ponta, mas não sem antes passar por maus bocados. Tudo por que Giovane Pick, segundo colocado, deu muito trabalho nas últimas voltas. Na
VX2, mais um show no barro, desta vez de Rodrigo Volcan. Famoso por ser praticamente imbatível nestas condições, o piloto largou na frente e foi abrindo vantagem a cada volta, para vencer com tranquilidade de ponta a ponta.
A categoria
65cc, assim como a 55cc, teve a pista e o tempo de prova reduzidos. Quem levou a melhor foi Matheus Felipe Kunz, vencedor da prova. Já a
85cc, teve apenas seu tempo de bateria reduzido e Eduardo Tessaro venceu de ponta a ponta. Com o resultado, Tessaro assume a liderança da categoria, dois pontos à frente de Felipe Kunz.
A
4 Tempos Força Livre também passou a ter um novo líder após esta etapa. Com uma prova impecável, Felipe Deloss além de vencer, passou à frente na pontuação do campeonato. Na
Nacional Força Livre, a prova foi muito disputada e cheia de alternativas por conta das quedas e problemas mecânicos. A vitória ficou nas mãos de Márcio Vizentim, que soube administrar sua pilotagem e foi ganhando posições, conforme seus concorrentes abandonavam ou caiam.
 Mateus Basso |
 Pódio 250cc |
Fechando o dia chuvoso correu a
VX1, que agora também tem novo líder. Depois de uma grande prova, onde venceu de ponta a ponta, Mateus Basso passa à frente na pontuação da categoria. Depois de uma ótima largada, o líder teve a companhia de Rodrigo Volcan, que fez o que pode para encostar no ponteiro, mas após duas voltas sua moto apagou e o piloto perdeu muitas posições, deixando o segundo lugar para Giovane Pick.
O Campeonato Gaúcho de Velocross tem o patrocínio oficial da Honda Concessionárias para o RS, Rinaldi, Impacto Motos e IMS. A 5ª etapa do campeonato acontecerá no dia 8 de agosto, na cidade de Passo Fundo, juntamente com a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross 2010.