Carmichael permanece imbatível. Final polêmico na 125. Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Supercross.com - AMA Motocross
 Largada 250 |
 Ricky Carmichael |
A abertura do AMA Motocross num quente e ensolarado final de semana na Califórnia, como era de se esperar, foi cercado de muita expectativa.
Depois de um conservador final do campeonato de Supercross será que Carmichael manteria sua superioridade no Motocross? Será que James Stewart (único entre os favoritos com uma moto 2 tempos) faria frente ao atual campeão. Será que Chad Reed e Kevin Windham, ambos extremamente motivados para a abertura da temporada poderiam disputar o título?
Pois é, pelos resultados desta primeira etapa a maioria dos pilotos terá um longo verão. Carmichael venceu ambas as baterias com grande vantagem. Na primeira colocou 47 segundos sobre David Vuillemin e na segunda abriu 25 segundos de Kevin Windham.
James "Bubba" Stewart caiu duas vezes na primeira largada e finalizou a bateria na 6ª posição. Na segunda bateria largou em 4º, mas não conseguiu progredir, ao contrário, perdeu posições e abandonou misteriosamente a prova.
 David Vuillemin |
David Vuillemin fez duas ótimas baterias finalizando em segundo e quarto, o suficiente para subir ao pódio na terceira posição empatado com seu companheiro de equipe Chad Reed (3-3).
Windham se envolvel no acidente com Bubba na primeira bateria e finalizou fora da zona de pontos. Na segunda bateria foi segundo colocado com tranquilidade.
As boas surpresas da categoria 250 vieram do piloto Honda Travis Preston, quarto colocado geral e do estoniano Juss Laansoo, que ficou com nada menos que o quinto lugar. Outro que chamou a atenção foi o veterano John Dowd que prestes a completar 40 anos foi "Top 10" na primeira bateria.
Entre os 10 primeiros apenas 4 pilotos eram americanos.
125 - Final eletrizante
 Chegada da 2ª bateria 125 |
O jovem Broc Hepler venceu a primeira bateria, mas o grande comentário da categoria foi sobre o inusitado final da segunda bateria.
Mike Alessi liderou a prova inteira para ser atingido na última curva por Grant Langston. O sul-africano tirou a grande sorte quando sua Kawasaki permaneceu ligada e ele ainda cruzou a bandeirada em primeiro.
Já Alessi tentou desesperadamente dar a partida em sua KTM SX250F (a menos de 10 metros da chegada, era mais fácil ter empurrado...) enquanto era ultrapassado por outros 14 competidores.
Langston ficou com a vitória na geral, mas nem subiu ao pódio. Recebeu seu troféu no centro médico com suspeita de fratura na perna. Talvez o restante do campeonato esteja comprometido.
Semana que vem acontece a segunda etapa em Mt. Morris.
Resultados
1 | 50 | 25 (1) | 25 (1) | 4 | R. Carmichael | Suz RMZ450 |
2 | 40 | 20 (3) | 20 (3) | 22 | C. Reed | Yam YZ450F |
3 | 40 | 22 (2) | 18 (4) | 12 | D. Vuillemin | Yam YZ450F |
4 | 34 | 18 (4) | 16 (5) | 70 | T. Preston | Hon CRF450R |
5 | 29 | 16 (5) | 13 (8) | 942 | J. Laansoo | Hon CRF450R |
6 | 27 | 12 (9) | 15 (6) | 26 | M. Byrne | Kaw KX250 |
7 | 23 | 9 (12) | 14 (7) | 24 | E. Fonseca | Hon CR250 |
8 | 23 | 11 (10) | 12 (9) | 13 | H. Voss | Yam YZ450F |
9 | 22 | 0 (21) | 22 (2) | 14 | K. Windham | Hon CRF450R |
10 | 18 | 7 (14) | 11 (10) | 72 | J. Roy | Hon CR250R |
11 | 18 | 8 (13) | 10 (11) | 129 | J. Dement | Suz RMZ450 |
12 | 15 | 15 (6) | 0 (30) | 259 | J. Stewart | Kaw KX250 |
13 | 14 | 14 (7) | 0 (35) | 15 | T. Ferry | Yam YZ450F |
14 | 13 | 13 (8) | 0 (34) | 16 | J. Dowd | Suz RMZ450 |
15 | 11 | 6 (15) | 5 (16) | 38 | R. Clark | Yam YZ250F |
16 | 10 | 10 (11) | 0 (25) | 55 | J. Oehlhof | Suz RMZ450 |
17 | 9 | 0 (23) | 9 (12) | 50 | R. Thain | Hon CRF450R |
18 | 8 | 0 (30) | 8 (13) | 33 | J. Thomas | Hon CRF450R |
19 | 7 | 0 (33) | 7 (14) | 20 | D. Huffman | Hon CRF450R |
20 | 6 | 0 (38) | 6 (15) | 171 | C. Siebler | Suz RMZ450 |
1 | 47 | 22 (2) | 25 (1) | 8 | G. Langston | Kaw KX250F |
2 | 42 | 20 (3) | 22 (2) | 3 | M. Brown | Hon CR 250 |
3 | 41 | 25 (1) | 16 (5) | 60 | B. Hepler | Suz RM250Z |
4 | 33 | 13 (8) | 20 (3) | 30 | I. Tedesco | Kaw KX250F |
5 | 29 | 14 (7) | 15 (6) | 35 | J. Grant | Hon CRF250R |
6 | 23 | 9 (12) | 14 (7) | 31 | D. Smith | Yam YZ250F |
7 | 21 | 8 (13) | 13 (8) | 44 | P. Carpenter | Kaw KX250F |
8 | 21 | 11 (10) | 10 (11) | 982 | A. Narita | Hon CRF250R |
9 | 21 | 15 (6) | 6 (15) | 800 | M. Alessi | KTM 250SXF |
10 | 18 | 0 (38) | 18 (4) | 122 | M. Walker | Kaw KX250F |
11 | 18 | 18 (4) | 0 (29) | 51 | A. Short | Hon CRF250R |
12 | 16 | 7 (14) | 9 (12) | 141 | S. Boniface | Hon CRF250R |
13 | 16 | 16 (5) | 0 (35) | 105 | R. Hughes | Hon CRF250R |
14 | 14 | 10 (11) | 4 (17) | 48 | B. Gray | Hon CRF250R |
15 | 14 | 12 (9) | 2 (19) | 132 | B. Laninovich | Hon CRF250R |
16 | 12 | 0 (25) | 12 (9) | 25 | N. Ramsey | KTM 250SXF |
17 | 11 | 0 (33) | 11 (10) | 39 | K. Smith | Yam YZ250F |
18 | 9 | 1 (20) | 8 (13) | 18 | B. Sellards | Yam YZ250F |
19 | 9 | 4 (17) | 5 (16) | 188 | D. Millsaps | Suz RM250Z |
20 | 9 | 6 (15) | 3 (18) | 75 | R. Owens | Suz RM250Z |