Um grande público prestigiou a abertura do Velocross em Rolim de Moura Redação MotoX.com.br - Foto: Arnaldo Martins
 Rolim de Moura recebeu a abertura da temporada 2010 do Rondoniense de Velocross |
O dia 18 de abril começou ensolarado em Rolim de Moura, RO, cidade sede da abertura do Rondoniense de Velocross. Os treinos transcorreram durante toda a manhã para, às 13 horas, a categoria Sênior dar a largada para a temporada 2010 da modalidade em Rondônia, diante de um público estimado em mais de 4 mil pessoas.
O evento organizado por Adriano Bombeiro contou com total apoio do Prefeito Tião Serraia e demonstrou o ótimo nível das competições este ano: recorde de público e de pilotos. Os inscritos para a categoria Força Livre excederam a quantidade de vagas no gate e tiveram que participar de baterias classificatórias durante o Warm-up.
Diversas autoridades compareceram para prestigiar o grande evento supervisionado pela Federação de Motociclismo de Rondônia (FMR), dentre elas o senador Valdir Raupp, o deputado federal Moreira Mendes, o deputado estadual Kaká Mendonça, o prefeito Tião Serraia, o Presidente da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, vereador Rodnei, o secretário municipal de obras, Beto Moura, o Presidente da FMR, Reinaldo Selhorst, dentre outros.
O piloto Osmar Canale percorreu uma longa distância para competir na
Sênior em Rolim de Moura, vindo de Colorado do Oeste, aproximadamente 315 km e foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada da Temporada 2010, na Pista do Balneário Municipal. Canale cruzou a linha de chegada seguido de Cláudio Barbizan, Tiago César, Sérgio Luiz e Jeferson Lins.
Pegas na
100cc levantaram o público, os pilotos Flávio Pereira, Jhonatan Pessoa e Ozias Vieira, protagonizaram na primeira bateria da Categoria 100cc o pega mais eletrizante desta primeira etapa. Até a última volta, os três andavam juntos deixando praticamente indefinida a bandeirada final. Depois das duas baterias, Flávio Pereira subiu ao pódio no lugar mais alto, tendo Cléber Júnior em segundo, Jhonatan Pessoa em terceiro, Ozias Vieira em quarto e Josemar Dias completando o palco da vitória.
O Campeão da Categoria
150cc do ano passado, Mateus Chagas, largou a primeira bateria da Força Livre em grande estilo, abriu vantagem na frente e deu mostra de que seria um nome a ser batido. Manteve sua grande vantagem e cruzou a linha de chegada em primeiro. Entretanto, não teve a mesma sorte na segunda bateria, largando muito mal e perdendo várias posições na primeira curva. Fator que não o impediu de cruzar a linha de chegada em terceiro. Felippe Carvalho, piloto de Rolim de Moura que se revelou na segunda metade da temporada 2009, havia chegado em segundo lugar na primeira bateria e venceu a segunda, de forma que ficou com o primeiro lugar na somatória final. O pódio foi formado foi formado ainda por, Mateus Chagas, Victor Carlos, Jacson Bernardino e Patrick Brito.
O piloto de Santa Luzia, Zé Pereira, venceu a primeira bateria da categoria
150cc, com grande facilidade. Largou bem, abriu vantagem e manteve a liderança da prova de ponta a ponta. Contudo, apesar do bom preparo e da grande experiência, Zé Pereira caiu na segunda bateria e empreendeu uma corrida de recuperação, cruzando a linha de chegada em segundo lugar, garantindo assim o degrau mais alto do pódio final. Na sequência vieram, Juliano Correia, Emerson Rodrigues, Marcelo Pablo e Vanderlei Batista.
Cândido Chagas, atual campeão da categoria
230cc, não apenas no Velocross, como também no Motocross, confirmou seu favoritismo para 2010 ao vencer as duas baterias da categoria mais esperada pelo público. Tendo sido criada em 2009, a Categoria 230cc recebe, principalmente os pilotos de Motocross que querem correr também no Velocross. Cândido exibiu muita técnica e melhor preparo com relação ao ano passado, demonstrando que aproveitou bem o curso de pilotagem oferecido pela FMR em dezembro passado, ministrado por Milton Becker, o Chumbinho. O pódio da 230cc foi formado por, Cândido Chagas em primeiro, Patrick Brito em segundo, João Chagas - irmão de Cândido - em terceiro, Joelson Gonçalves em quarto e Jackson Bernardino em quinto.
O Presidente da FMR, Reinaldo Selhorst declarou que a festa foi bonita e o evento um sucesso. Para tanto ele fez questão de reiterar o apoio do prefeito Tião Serraia e o árduo trabalho de Adriano Bombeiro, que não mediu esforços para que a etapa de abertura do Campeonato Estadual de Velocross ficasse registrada com brilho na história do motociclismo rondoniense.
A FMR também contou com total apoio do senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon e Governo do Estado de Rondônia.