Quadriciclos passam a fazer parte da competiçãoRedação MotoX.com.br - Com informações de Bárbara Sales - Fotos: Gerson Coas / FCM
Neste domingo, 21 de março, será dada a largada para o Campeonato Catarinense de Velocross 2010, na tradicional pista de Witmarsum. A competição, uma das mais esperadas pelos pilotos e amantes da velocidade em Santa Catarina, inicia a temporada com muitas novidades.
Além das já tradicionais categorias VX1, VX2, VX3, Máster Nacional, Força Livre Nacional, Nacional 250cc, Nacional 230cc, 50cc e 65cc, mais cinco novas categorias estarão em disputa nesta temporada: 85cc, Nacional 150cc, Nacional Estreante, Quadriciclo Força Livre e Quadriciclo até 450cc.
 Luciano de Oliveira |
"A 85cc e a quadriciclo tiveram número suficiente de pré-inscritos e serão realizadas nessa primeira etapa", explicou o presidente da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), Onílio Cidade Filho, o Kiko.
Possivelmente a 85cc deverá largar junto com a Estreante Júnior, assim como ocorre na Copa Contestado. As duas categorias de quadriciclos também devem largar juntas, porém essa decisão sobre as três classes só deverá ocorrer na sexta-feira, 19, no fechamento das inscrições.
A utilização do controle de ruído também é uma das novidades desta temporada. A comissão técnica não informou se será realizado em todas as etapas, porém os pilotos deverão cuidar. Conforme está no regulamento do estadual o limite agora é 110 decibéis (dB), ainda acima do que é permitido pelo Regulamento Internacional de Motocross que é 94 e 96 dB para motores 4T e 2T, respectivamente.
O tempo de disputa de cada bateria também terá alterações a partir desta primeira etapa. Agora, as classes 50cc e 65cc serão disputadas em baterias de 10 minutos mais duas voltas; as classes de motos nacionais e a VX3 serão de 14 minutos mais duas voltas, e a VX1 e a VX2 passam agora a ter baterias de 16 minutos mais duas voltas.
 Chuva já é tradição em Witmarsum, mas desta vez a previsão é de tempo bom |
Preparativos A pista de 1010 metros já está pronta para receber as disputas de mais uma etapa em Witmarsum. "Como a pista já é tradicional, não tivemos muito que fazer. O traçado continua o mesmo e as obras seguiram dentro do cronograma", disse um dos organizadores da etapa, Renato Pett.
As provas em Witmarsum são marcadas por muita chuva e lama, mas desta vez, ao que tudo indica, será diferente. "A previsão é de tempo bom para o final de semana. Espero que continue assim", comentou.
Segundo Pett, com ou sem chuva, a expectativa para a etapa de abertura da competição é das melhores. "Esperamos como sempre um grande público. O pessoal da região já virou admirador do esporte e sempre prestigia a etapa de Witmarsum".