Parcerias inéditas prometem alavancar motociclismo no EstadoRedação MotoX.com.br - Fotos (Ação): André Charão
 Paulo Della Flora, presidente da FGM e o Sr. Sérgio De Paris, gerente da Rinaldi, no momento da assinatura do contrato de patrocínio Foto: Silvio Bilhar |
Nas últimas semanas a Federação Gaúcha de Motociclismo - FGM, tem trabalhado arduamente para fazer da melhor forma possível os campeonatos e eventos esportivos do Rio Grande do Sul. E dentre as ações da FGM, está a parceria selada na última semana de fevereiro, com a fabricante de pneus Rinaldi, que tem sede em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.
Nesta parceria, a Rinaldi, líder brasileira no segmento de reposição de pneus para motocicletas, vai patrocinar os campeonatos Gaúcho de Motocross, Velocross e Supercross 2010. E o patrocínio tem um diferencial inédito em relação aos já fechados anteriormente, que é o beneficio para os pilotos, que, que além da Rinaldi, receberão também prêmios de todos os apoiadores do campeonato revertidos em forma de bônus ou produtos.
A Impacto Motos (lojas de motos, peças e equipamentos) também já esta nesta nova configuração, contribuindo com ajuda financeira a entidade e revertendo mesmo valor em produtos para os pilotos. A Motul (óleos lubrificantes) vai estar presente nos estaduais com sua marca revertendo todo o apoio a FGM em produtos para os pilotos. A IMS (equipamentos) auxiliará a FGM e reverterá o mesmo valor para os pilotos. A Octano (gráficos e adesivos) participará desta parceria com a produção de materiais para a FGM, e o mesmo valor em produtos para os pilotos.
A Mecânica Zapanetti também entrou na configuração de auxilio aos pilotos e vai premiar os pilotos. A Artemoto Troféus premiará os atletas no final dos campeonatos, e em parceria com o site Mundocross vai premiar com uma mini-moto o atleta destaque da temporada. A Honda através da Associação das Concessionárias do Rio Grande do Sul também deve entrar com patrocinador ancora na mesma configuração com apoio a entidade e motocicletas para serem sorteadas para os atletas no final da temporada.
Todos estes bônus serão distribuídos para os pilotos em ações que a FGM esta desenvolvendo. No final do ano já esta agendada uma festa grandiosa do motociclismo gaúcho, com uma programação jamais vista pelos pilotos do Rio Grande do Sul. A Rinaldi já confirmou também que todos os pilotos da categoria 50cc que estiverem inscritos na abertura do Campeonato Gaúcho de Motocross receberão gratuitamente um par de pneus para suas motocicletas.
"Ainda estamos trabalhando e deveremos ter mais novidades. Outros patrocinadores (parceiros) estão sendo contatados, considerando também que temos trabalhos voltados para a Motovelocidade e o Enduro. Eu sempre acreditei muito na força das empresas gaúchas do ramo motociclistico, e para um primeiro ano, onde só podemos começar a trabalhar em fevereiro, acho que já estamos conseguindo atingir o nosso objetivo que é de valorizar os nossos atletas e o motociclismo estadual. Sei que juntos poderemos mostrar o quanto somos unidos e merecemos valorização, e não vou sossegar enquanto não colocar o motociclismo gaúcho no topo do Brasil. E já podemos comemorar mais de 40 mil reais em ações (bônus, prêmios, motos, produtos) para os nosso atletas, e ainda teremos as ações na mídia aberta que estamos trabalhando para que isto aconteça", comentou o presidente da FGM, Paulo Della Flora.
Nas próximas semanas a FGM estará divulgando a forma como os pilotos terão direito aos benefícios no Campeonato Gaúcho de Velocross e também no Gaúcho de Motocross. O Campeonato Gaúcho de Motocross 2010 terá sua etapa de abertura nos dias 20 e 21 de março, em Marau, cidade localizada na região norte do Rio Grande do Sul.
Velocross teve início em Santana do Livramento
 Abertura do campeonato aconteceu no dia 7 de março |
Num domingo de muito sol e calor, mais de 200 pilotos (cerca de 280 inscrições) garantiram o sucesso da etapa de abertura do campeonato Gaúcho de Velocross 2010, que aconteceu no domingo, 07 de março, na cidade de Santana do Livramento (RS), na divisa com o Uruguai. Já na tarde de sábado os pilotos treinaram forte na pista montada dentro da Chácara da Prefeitura, dando uma prévia do que aconteceria nas provas.
No domingo nas classificatórias das categorias VX1 e VX2 as disputas foram intensas. Apenas os cinco primeiros colocados do campeonato do ano passado, já tinham sua vaga assegurada. A cada largada das 13 categorias válidas pelo Gaúcho de Veloterra aumentava a euforia do público, pois ali estavam brigando pela vitória palmo a palmo os melhores pilotos do Rio Grande do Sul.
Giovani Pick (Vera Cruz), que antes mesmo de completar a primeira volta na Categoria VX3 Importadas ficou na última colocação em virtude de uma queda, fez uma brilhante prova de recuperação, chegando a ameaçar o segundo colocado, Lautherio Brauchquem, na última curva. Quem venceu nessa classe foi Fernando Sanches (Santa Maria) que assumiu a ponta ainda no início.
 Mais de 200 pilotos prestigiaram a prova |
Maurício Alvarez (Melo-Uruguai) foi outro piloto que teve que correr atrás do prejuízo na VX1, após um acidente na primeira curva. Aos poucos ele encostou no pelotão intermediário, na penúltima volta conquistou a terceira colocação premiando a fantástica recuperação do piloto uruguaio. A vitória ficou com o seu compatriota Hernan Alfonso (Lapaz/Uruguai). Gilvan Nizoli (Morro Redondo) começou o campeonato com o "pé direito", vencendo a VX4 após começar a corrida na quinta colocação.
Fabrício Rosso (Pelotas) e Cássio Rossi (Santa Maria), também protagonizaram ótimos pegas na 230cc. Os dois pilotos lideraram a prova, mas ambos receberam uma penalização (ultrapassagem em bandeira amarela), e a vitória caiu nas mãos de Patrick Cravelaro (São Vicente do Sul). Rosso estava em tarde inspirada, pois na Categoria 250cc 4 tempos não deu chance para os adversários e venceu de ponta a ponta. Outro piloto que venceu liderando desde a largada foi Fabiano Ribeiro (Passo Fundo) na VX3 Nacional.
Felippe Müller Menuzzi (Dom Pedrito) mostrou que não é por acaso o quinto colocado no ranking do Brasileiro de Motocross e deu um passeio na categoria 50cc, mas na 65cc a sua moto o deixou na mão, depois de liderar quase toda a prova. Felipe Matheus Kunz (Machadinho) aproveitou a chance e foi o vencedor.
 Competição foi realizada na divisa do Brasil com o Uruguai... |
Patrick Crivelaro (São Vicente do Sul) mostrou que além de ser um ótimo piloto, de estilo muito arrojado, também tem muita sorte, pois na categoria Nacional 2 Tempos chegou no líder e teve o trabalho facilitado quando este abandonou com a corrente quebrada. Rodrigo Volcan (Pelotas) foi o vencedor da VX2, mas não sem antes passar por maus bocados com o piloto Maurício Alvarez (Melo/Uruguai). Volcan conseguiu segurar o ímpeto de Alvarez por quatro voltas depois o uruguaio ultrapassou e abriu uma boa vantagem, mas a poucas voltas do final, na curva antes do arco de chegada, o líder deixou a moto apagar e Volcan conquistou a vitória.
Anthony Rey (Melo/Uruguai) venceu a Categoria 85cc de forma espetacular, após perder o controle na primeira curva e cair fez uma prova de recuperação assumindo a liderança para ganhar a corrida com boa vantagem.
Rafael Bertagnolli bem que tentou sair com duas vitórias na tarde de domingo, mas na Categoria Força Livre 4 Tempos depois de uma ótima largada e de liderar quase toda a prova, acabou ultrapassado. Quem venceu foi Daniel Bassani (Flores da Cunha) que mesmo após estar bem atrás de Bertagnolli conseguiu recuperar-se. Já na categoria Força Livre Nacional a vitória de Bertagnolli foi de ponta a ponta.
 ...Reunindo no evento pilotos dos dois países |
As próximas emoções do Gaúcho de Velocross 2010 serão nos dias 17 e 18 de abril, quando será disputada a segunda etapa do etadual em conjunto com a segunda etapa do Brasileiro e do Sul-Brasileiro de Velocross. A cidade ainda será definida.
Resultados 1ª etapa Campeonato Gaúcho de Velocross Categoria VX 4 NACIONAL 1º Gilvan Nizolli (Morro Redondo)
2º Anibal Barreto (Dom Pedrito)
3º Marco Aurélio Faria (Lajeado)
4º Mauro Munari (Santa Maria)
5º Luis Carlos Berger (Montenegro)
Categoria 55 1º Felippe Müller Menuzzi (Dom Pedrito)
2º Matias Vargas (Rivera/Uruguai)
3º Matheus Hernandes (Rio Grande)
4ª Gabriel Dias Lopes Costa (Dom Pedrito)
5º Bawer Campos Gomes (Rio Grande)
Categoria NACIONAL 2TEMPOS 1º Patrick Crivelaro (São Vicente do Sul)
2º Everton Grei Porto Maciel (Rivera/Uruguai)
2º Odinar Paulo Tonel Júnior (Venâncio Aires)
4º Erton Muller (Candiota)
5º Jeisson Santos (Jaguari)
Categoria 230 4 TEMPOS 1º Patrick Crivelaro (São Vicente do Sul)
2º Fabrício Rosso (Pelotas)
3º Cássio Rossi (Santa Maria)
4º Douglas de Oliveira Carvalho (Vera Cruz)
5º Bruno Oliveira Figueredo (Candiota)
Categoria VX3 NACIONAL 1º Fabiano Ribeiro (Passo Fundo)
2º Anibal Barreto (Dom Pedrito)
3º Elder Pirolli ’Netti’ (Tapejara)
4º Marclo Aurélio Faria (Lajeado)
5ª Dardo Pereira (Santiago)
Categoria VX3 IMPORTADAS 1º Fernando Sanches (Santa Maria)
2º Lautherio Brauch (São Lourenço do Sul)
3º Giovani Pick (Vera Cruz)
4º Alcione Munari (Santa Maria)
5º Danny Santos de Oliveira (Panambi)
Categoria 250 4TEMPOS 1º Fabrício Rosso (Pelotas)
2º Fabiano Guimarães (Passo Fundo)
3º Cássio Oliveira (Santa Maria)
4º Augusto Russo (Pelotas)
5º Norton Souza (Pelotas)
Categoria VX2 1º Rodrigo Volcan (Pelotas)
2º Maurício Alvarez (Melo/Uruguai)
3ª Giovane Pick (Vera Cruz)
4ª Francisco Rolim Filho (Santana do Livramento)
5º Flávio Neto (Santa Maria)
Categoria FORÇA LIVRE 4TEMPOS 1º Daniel Bassani (Flores da Cunha)
2º Rafael Bertagnolli (Santa Maria)
3ª Felipee Deloss (Lajeado)
4ª Vinícus Pilz (Venâncio Aires)
5º Marcio Vizentim (Flores da Cunha)
Categoria 65cc 1º Felipe Matheus Kunz (Machadinho)
2º Felipe Augusto Pick (Vera Cruz)
3º Valter Fagundo Sander (Rivera/Uruguai)
4º Júnior Leandro Pick (Vera Cruz)
5º Felippe Muller Menuzzi (Dom Pedrito)
Categoria FORÇA LIVRE NACIONAL 1º Rafael Bertagnolli (Santa Maria)
2º Felipee Deloss (Lajeado)
3º Vinícus Pilz (Venâncio Aires)
4º Marcio Vizentim (Flores da Cunha)
5º Márcio Santos (Pelotas)
Categoria 85cc 1º Anthony Rey (Melo/Uruguai)
2º Eduardo Fugueira Fagundes (Bagé)
3º Leônidas Marques Moraes (Santa Cruz do Sul)
4º Matheus Felipe Kunz (Machadinho)
5º Felipe Augusto Pick (Vera Cruz)
Categoria VX1 1º Hernan Alfonso (Lapaz/Uruguai)
2º Rodrigo Volcan (Pelotas)
3º Maurício Alvarez (Melo /Uruguai)
4º Giovani Pick (Vera Cruz)
5º Juliano Carlos Mercali (Veranópolis)