Enzo Lopes segue progredindo nas categorias de base da competição e já é o 3º colocado na classe 65cc (10-11 anos). Rafael Zenni fez sua segunda participação no campeonato deste ano Redação MotoX.com.br - Fotos: Alexia Lopes
 Enzo Lopes participa do Flórida Winter Series Motocross em sua pré-temporada nos EUA... |
 ...ocupando a 3ª colocação no campeonato da classe 65cc (10-11 anos), sua melhor classificação nas categorias que disputa |
O jovem piloto gaúcho Enzo Lopes, atual campeão brasileiro de Motocross e Arena Cross na classe 50cc, segue nos Estados Unidos onde no último final de semana teve seu melhor resultado no Flórida Winter AMA Motocross Series. A 4ª etapa da competição foi realizada em Lake City, Flórida.
"Depois de três etapas que serviram para a adaptação do Enzo, a quarta etapa trouxe diversas características que só ajudaram. Uma pista mais técnica, um clima agradável e ele estar mais acostumado com o Motocross americano, deram bons resultados para o Enzo. Temos enfrentado pistas com muitas cavas e buracos e chão arenoso, como é em toda a Flórida", comentou Léo Lopes, pai do Enzo.
Desde sua chegada aos EUA, o piloto e sua equipe identificaram muitas diferenças em relação as provas disputadas no Brasil. A começar pelo formato das provas, organização, sinalizações, o frio e principalmente as pistas. Muito técnicas elas possuem longas seções de costelas e são em sua maioria de areia, formando muitas cavas. Segundo os brasileiros o que define a velocidade do piloto, é a escolha de seu traçado nas cavas.
 Para o piloto gaúcho a principal dificuldade de adaptação são as pistas, muito diferentes das encontradas no Brasil |
Léo Lopes comentou as dificuldades encontradas pelo filho durante as provas. "O Enzo está tendo bastante dificuldade de adaptação ao clima e as pistas principalmente. Sem falar que estamos correndo com motos originais e não conhecemos os circuitos das provas. Mesmo assim, temos conseguido andar entre os 5 nas categorias que estamos disputando. Mas o principal que queremos levar daqui é o aprendizado. Pretendemos voltar mais algumas vezes pra cá este ano. Em 2011 nosso projeto é morar aqui, pois, pelo que vimos, não tem como andar com os 'caras' morando no Brasil."
Nesta quarta etapa Enzo obteve o quarto lugar
geral da categoria 65cc Open e o terceiro na categoria 65cc (10-11 anos) na soma das baterias de sábado e domingo. Já na categoria 85cc (9-11 anos) ele conquistou seu melhor resultado até agora: o segundo lugar na prova de sábado. Com o terceiro lugar de domingo, Enzo obteve o terceiro lugar também na soma das baterias.
Nos Estados Unidos desde o dia 28 de dezembro Enzo deve retornar ao Brasil no dia 10 de fevereiro, após a sexta e última etapa do Flórida Winter AMA Motocross Series 2010. Na classificação geral após 4 etapas o brasileiro ocupa o 4º lugar na categoria 65cc Open, o 3º na 65cc (10-11 anos) e o 4º na 85cc (11-12 anos).
Enzo e sua família estão na Flórida a convite de Rossano e Rodrigo Torman, da empresa MX Direct, distribuidora oficial da marca Answer no Brasil. Enzo está recebendo o patrocínio de equipamentos da Answer Racing americana, viabilizado pelos empresários brasileiros.
Rafael Zenni termina etapa em 4º na Open Pro
 O paulista Rafael Zenni (nesta foto ao lado de Enzo) participa da competição nas principais categorias adultas |
O paulista Rafael Zenni é outro brasileiro que segue participando da competição nas principais categorias adultas: Open Pro, Open A e 4 Tempos. Coincidentemente o brasileiro foi quarto colocado nas três categorias na soma dos resultados do final de semana. Na Open A, terminou na 7ª posição da primeira bateria, depois de sofrer uma queda. Já na segunda bateria, não largou bem, mas recuperou posições e terminou a prova de 6 voltas numa excelente 3ª colocação. A Categoria 4 Tempos teve uma prova no sábado e outra no domingo e, sem maiores contratempos, Rafael terminou a primeira bateria em 3º e a segunda em 4º.
No domingo também foi a vez da categoria Open Pro, com duas baterias de 20 minutos mais 2 voltas. Na primeira bateria, após boa largada Zenni terminou em 6º lugar, enquanto na segunda bateria, largou entre os últimos e disputou até a última curva a 5ª posição com Gavin Faith, piloto que se destacou na etapa passada, mas terminou novamente em 6º.
"Estou encontrando o Enzo e sua família todos os finais de semana. Torço muito por ele, porque ele tem a mesma dedicação e disciplina que aprendi a ter desde a idade dele. Agradeço também a torcida e o apoio que eles têm me dado aqui nas corridas. Nessa etapa a pista era muito difícil, de alta e com muitas canaletas na entrada e saída dos saltos", disse Rafael Zenni.
Restam ainda duas etapas do Flórida Winter MX Series 2010. A próxima será em Forest Glen, nos dias 30 e 31 de janeiro. A rodada final está programada para Gatorback, dias 6 e 7 de fevereiro.