X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Supermoto - Nova modalidade chega com força total ao Brasil
Publicado em: 18/04

Corridas são feitas em circuitos de terra e de asfalto 

Primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade começa no final de semana

Uma nova modalidade do motociclismo está chegando ao Brasil e promete se tornar um grande espetáculo para os pilotos e para os amantes de duas rodas. Aliando técnica, arrojo e perícia, competidores de todo o país disputarão nos dias 23 e 24 a abertura do Campeonato Brasileiro de Supermoto, que mescla trechos de terra e de asfalto (85%) numa mesma corrida. O local escolhido é o kartódromo Toca da Coruja, em Bauru, interior de São Paulo, e o circuito terá 1.200 metros. Os campeões dividirão prêmio de R$ 8.000,00. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível.

Criada nos Estados Unidos na década de 70, o Supermoto é bastante dinânico e emocionante, e reúne os melhores pilotos de motocross e da motovelocidade, sem contar as demais modalidades, como enduro. A nova modalidade terá quatro categorias: SM1, SM2, SM3 e SMJR (veja abaixo). As motos utilizadas no Supermoto são as de modelo cross, enduro e trail, mas que sofrem modificações para ser adaptada ao tipo de circuito misto. As mudanças mais visíveis são as rodas, já que o supermoto elas são menores.

História

O Supermoto foi criado na década de 70 nos EUA para colocar fim numa dúvida sobre quem era o melhor piloto: o de motocross, o de motovelocidade ou o de enduro. Num circuito misto, com asfalto e terra, foram reunidos pilotos destas categorias para tirar a limpo o dilema. Os pilotos do motocross geralmente conquistam melhores resultados.

O que era apenas um desafio, agradou diversos pilotos devido ao tipo diferenciado da prova e logo começou a cruzar fronteiras. Foi na Europa, na mesma década, que a modalidade ganhou forças e mais adeptos. No entanto, somente em 2002, o Supermoto teve um Campeonato Mundial, cujo vencedor foi o francês Thierry Van den Bosch. De lá para cá, a modalidade ganhou ainda mais adeptos e estrutura e agora promete conquistar o Brasil.

Categorias
 
SM1 - Aberta a motocicletas Trail / Motocross especiais para prática do esporte acima de 125cc 2t ou 300cc 4t.

SM2 - Aberta a motocicletas nacionais Trail acima de 181cc 2t ou 351 4t, e motocicletas especiais Enduro / Motocross de 125cc 2t ou ate 300cc 4t.

SM3 - Motocicletas nacionais Trail até 180cc 2t ou até 350cc 4t.

SMJR - Para pilotos nascidos após 1990 com motocicletas Trail/Motocross 2t até 85cc ou 4t até 125cc.

Programação 

23/04
Treinos livres
SMJR - 13h00 às 13h20
SM3 - 13h25 às 13h45
SM2 - 13h50 às 14h20
SM1 - 14h25 às 14h55

Treinos cronometrados
SMJR - 15h15 às 15h35
SM3 - 15h40 às 16h00
SM2 - 16h05 às 16h25
SM1 - 16h30 às 16h50

24/04
Warm up
SMJR - 09h00 às 09h15
SM3 - 09h20 às 09h35
SM2 - 09h40 às 09h55
SM1 - 10h00 às 10h15

Corridas
SMJR - 12h00: 15 minutos + 1 volta
SM3 - 12h45: 15min + 1 volta
SM2 - 13h30: 20min + 1 volta
SM1 - 14h15: 20min + 1 volta

Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade (conforme modelo da CBM, firmado em conjunto com o seu responsável legal). As assinaturas deverão ser autenticadas em cartório

VipComm - Foto: Idário Araújo






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet