Confira quem já venceu aqui
Redação Motox.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Y. Sports
O Mundial de Motocross retorna ao Brasil após quase uma década de ausência. Tivemos 9 GPs na categoria 125 e 6 na 250. Antes de receber os GPs o Brasil teve de organizar etapas de homologação, chamadas de pré-mundial, tanto na antiga pista de Nova Lima em Belo Horizonte como em Campos do Jordão.
A primeira visita oficial do Campeonato ao Brasil aconteceu em 1985 com a vitória de Pekka Vehkonen pilotando uma Cagiva. A primeira vez que assistí ao Mundial ao vivo foi em Campos do Jordão em 1991. Lembro-me que o público podia circular livremente pelos boxes e só chegar perto daquelas motos 125 super preparadas foi a realização de um sonho devidamente registrado em todas as poses possíveis do filme da minha não tão fiel Kodak Instamatic. Outra lembrança daquele dia foi da vitória de Stefan Everts e dele "metendo o pau" na pista na entrevista da vitória por causa dos saltos grandes e secos.
Depois disso assisti como espectador as vitórias de Alessio Chiodi em Indaiatuba e também o Motocross das Nações na mesma pista. Do baixinho Chiodi a imagem que ficou foram das espetaculares curvas em pé com sua Husqvarna, sempre de mão colada.
Do Nações ficaram as caras de poucos amigos dos pilotos norte-americanos (Carmichael, Windham e LaRocco) após a derrota para a Itália. Carmichael (de 125) foi estampado por um adversário na primeira volta de uma das baterias.
Outra imagem impressionante do Nações em Indaiatuba foi de Sebastien Tortelli saltando a mesa com a roda dianteira de sua Honda completamente quadrada. Era de arrepiar! Poucas voltas depois ele parou no pit para trocar a roda. A assustadora queda do francês aconteceu na descida da mata e está no vídeo do You Tube mais abaixo.
Em 2000, já com o MotoX em pleno funcionamento, acompanhamos de dentro das pistas o Mundial de 125 em Indaiatuba com a surpreendente e única vitória de Luigi Seguy naquela temporada e o Mundial de 250 em Belo Horizonte onde a França dominou com Mickael Maschio superando seus conterrâneos Mickael Pichon, Yves Demaria e Frederic Bolley. O italiano Cláudio Federici foi o segundo colocado naquele GP. Mais tarde na temporada foi um dos raros pilotos pegos no exame anti-dopping no esporte e o cara de pau colocou a culpa em sua viagem ao Brasil onde haveria consumido chá de coca, "uma bebida muito popular e corriqueira no país" segundo o piloto...
Hoje, pouco mais de 24 horas antes do início dos treinos em Canelinha a excitação é a mesma de 18 anos atrás na chegada da pista em Campos do Jordão. O coração acelera na expectativa de acompanhar ao vivo os melhores pilotos e máquinas do mundo acelerando em solo brasileiro. Vamos conferir todos os vencedores das etapas do Mundial disputadas no Brasil.
Todos os campeões no GP BrasilGP Brasil de Motocross 125
1985 - Belo Horizonte - MG - Pekka Vehkonen (FIN)
1986 - Belo Horizonte - MG - Micky Dymond (USA)
1989 - Campos do Jordão - SP - Alex Puzar (ITA)
1991 - Campos do Jordão - SP - Stefan Everts (BEL)
1993 - Guarujá - SP - Andrea Bartolini (ITA)
1997 - Indaiatuba - SP - Alessio Chiodi (ITA)
1998 - Indaiatuba - SP - Alessio Chiodi (ITA)
1999 - Indaiatuba - SP - Alessio Chiodi (ITA)
2000 - Indaiatuba - SP - Luigi Seguy (FRA)
GP Brasil de Motocross 250
1987 - Campos do Jordão - SP - Pekka Vehkonen (FIN)
1996 - Belo Horizonte - MG - Stefan Everts (BEL)
1997 - Belo Horizonte - MG - Stefan Everts (BEL)
1998 - Belo Horizonte - MG - Sebatien Tortelli (FRA)
1999 - Belo Horizonte - MG - Marnicq Bervoets (BEL)
2000 - Belo Horizonte - MG - Mickael Maschio
Motocross das Nações
1999 - Indaiatuba - SP - Itália (Chiodi, Federici, Bartolini)