Parauapebas recebeu a sexta etapa do Paraense de Motocross Redação MotoX.com.br - Fotos: Déo Martins
 Largada Força Livre |
 Marquinhos Barcelos |
Depois de 5 anos fora do calendário, no último dia 23, foi disputada na Fazenda Aliança em Parauapebas, a sexta etapa do Campeonato Paraense de Motocross, com a presença de pilotos dos estados vizinhos Goiás, Tocantins e Maranhão.
No domingo pela manhã a pista foi liberada para os treinos com muitas motos na pista, tudo corria bem até que, de repente, uma chuva que teve duração de 45 minutos, fez com que muitos pilotos ficassem preocupados com as condições do traçado.
Logo em seguida as máquinas entraram na pista para alguns reparos e tudo ficou pronto para um belo espetáculo. Público começando a chegar, lotando as arquibancadas naturais da fazenda, para as duas e meia da tarde, largar a primeira bateria com os experientes pilotos da MX3. O dono da casa, Marquinhos Barcelos pulou na frente e, sem tomar conhecimento dos adversários, lidera a bateria de ponta a ponta, aproveitando para abrir boa vantagem no campeonato.
 Edson Sousa |
 Adelar Piana |
Depois dos experientes, foi a vez das nacionais 125cc, onde a cada volta as posições se modificavam. A pista, com muitos pontos de ultrapassagem, colaborou . Quem levou a melhor foi Edson Sousa, de Imperatriz no Maranhão, seguido por Fernando Tedesco e Wellington "Vovô", que com esta terceira posição, passa a liderar o campeonato na categoria. Logo em seguida as CRFs e Tornados lotaram o gate mais uma vez e Adelar Piana, de Eldorado dos Carajás, logo na largada abriu uma boa vantagem. Em nenhum momento teve sua posição ameaçada e recebeu a bandeirada na frente, seguido por Frank de Araguaína e Edson Sousa.
A próxima categoria disputada foi a Estreantes, onde o piloto Fabrício Mota pulou na frente, liderando boa parte da corrida mas, no final foi surpreendido por "Mirão", que realizou a ultrapassagem e ainda cruzou a linha de chegada com o pneu traseiro de sua moto furado. Em segundo chegou Fabrício e Hiroshy foi o terceiro.
 Marquinhos Barcelos venceu novamente na Especial |
 Willian Barcelos |
O tri-campeão Paraense, atual líder do campeonato e dono da pista onde foi realizada a etapa, Marquinhos Barcelos, já estava novamente no gate para a disputa da categoria Especial. Carlin Maia fez o holeshot liderando a corrida de ponta a ponta até que, na última volta, a corrente da sua moto quebra e ele é forçado a abandonar a corrida. Com isto, Marquinhos assume a liderança e recebe a bandeirada à frente de Rafael e Marcelo Frangão. Carlin ainda foi para o pódio, com o quinto lugar.
Clique e veja mais imagens da prova
Na categoria Infantil, faz-se valer um velho ditado popular, "filho de peixe, peixinho é", e Willian Barcelos, filho de Marquinhos, pula na frente e trava uma bela batalha com seu primo Henrique Barcelos. A cada volta, as posições se alternavam e o público gritava, sempre que os dois passavam. Willian levou a melhor, Henrique chegou em segundo, seguido por Airton Sena e Andrey.
Terminadas as categorias do Campeonato, foi realizado uma bateria Força Livre Extra, novamente com gate lotado. Carlin Maia pulou na frente e, andando muito forte, chegou a dar uma volta no quarto colocado. Os pilotos Marcelo Frangão e Rafael Oliveira, acabaram se chocando durante uma disputa, os dois abandonaram a corrida, deixando o caminho livre para Marquinhos Bacelos finalizar em segundo. Mike Cassine foi o terceiro e o piloto Tuta, o quarto.
 Carlin Maia |
A organização do evento agradeceu especialmente Amarildo Martins, da Du pódium Troféus, por ter mandado os troféus a tempo, ao piloto e o organizador da etapa Marcos Barcelos, Déo Martins, Wanderley Martins, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, Amazon Moto e Dirtrace.
Resultados Infantil 1 - Willian Barcelos - (fazenda Aliança) Parauapebas
2 - Henrique Barcelos - (rota Veículos) Parauapebas
3 - Airton Sena - Eldorado Dos Carajás
4 - Andrey Fernandes - Tomé Açú
5 - Fabrício - Xinguara
125cc 1 - Edson Sousa - Imperatriz
2 - Fernando Tedesco - Jacundá
3 - Wellington "vovô Nascimento - Concórdia
4 - Órion Rodrigues - Eldorado Dos Carajás
5 - Douglas Nascimento - Belém
Nacional 250cc 1 - Adelar Piana - Eldorado Dos Carajás
2 - Frank - Araguaína
3 - Edson Sousa - Imperatriz
4 - Jeferson Costa - Novo Repartimento
5 - Evandro Tuta - ( K.l. Motos) Xinguara
Estreantes 1 - Lindomir - (wm Competições) Marabá
2 - Fabrício Mota - (world Sport - Amazon Moto) Parauapebas
3 - Hiroshy Souza - Tucumã
4 - Francisco Tenente - Imperatriz
5 - Rubens Araújo - (amazon Moto - Motomar) Parauapebas
MX3 1 - Marquinhos Barcelos - (fazenda Aliança - Amazon Moto) Parauapebas
2 - Adarciley Da Silva - Araguaína
3 - Márcio Lédio - (motomar) Parauapebas
4 - José Maria Benevides - (fox Moto Peças) Parauapebas
5 - Humberto Azevedo - Novo Repartimento
Especial 1 - Marquinhos Barcelos - (fazenda Aliança - Amazon Moto) Parauapebas
2 - Rafael Oliveira - (amazon Moto - World Sport) Parauapebas
3 - Marcelo Frangão - (amazon Moto) Parauapebas
4 - Evandro Tuta - (k.l. Motos) Xinguara
5 - Carlin Maia - (expresso Maia - Fly - Dragon) Goiânia
Força Livre 1 - Carlin Maia - (expresso Maia - Fly - Dragon) Goiânia
2 - Marquinhos Barcelos - (fazenda Aliança - Amazon Moto) Parauapebas
3 - Mike Cassine - Jacundá
4 - Evandro Tuta - (k.l. Motos) Xinguara
5 - Edson Sousa - Imperatriz