X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Brasileiro de Motocross segue para penúltima etapa no ES
Publicado em: 13/08/2009

Cachoeiro de Itapemirim (MS) sedia 7ª etapa da temporada
Redação MotoX.com.br - Foto: Maurício Arruda


Circuito capixaba possui trechos de alta velocidade e muitas subidas e descidas bastante íngremes

Neste final de semana, 15 e 16 de agosto, o Campeonato Brasileiro de Motocross entra em sua fase decisiva em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Os organizadores esperam a presença de 25 mil pessoas para acompanhar as provas durante o final de semana. A movimentação na cidade já é grande e restam poucas vagas na rede hoteleira do município. 

Veja também: Acompanhe etapa a etapa o Campeonato Brasileiro de Motocross

O motódromo Wilson Kenji Yasuda, localizado no Complexo Esportivo Sócio-ambiental Soichiro Honda (Cesash), é o palco da sétima etapa e possui uma das pistas mais desafiantes da América Latina, com trechos de alta velocidade, além de descidas e subidas muito íngremes.

No primeiro dia de provas, dia 15, os pilotos das categorias MXJr, 65cc, MX3 e 50cc partem para a disputa a partir das 12h45 do sábado. No dia seguinte, a abertura oficial da penúltima etapa do campeonato acontece a partir das 12h30 e a largada da MX2 está prevista para as 13h. Na sequência entram na pista os pilotos da categoria CRF230, 85cc e, encerrando as baterias, acontece a prova da principal categoria, a MX1.

Alguns pilotos podem sair campeões do evento, mas, em metade das categorias, a briga pelo campeonato está acirrada e os títulos so devem ser decididos na última etapa em Nova Friburgo (RJ) nos dias 29 e 30 de agosto.

Na MX1, Wellington Garcia (Honda/ASW/Oakley) possui dois pontos de vantagem em relação a João "Marronzinho" Silva (Pro Tork/Rinaldi/Motoshop), 130 a 128. Nessas condições, somente a vitória interessa a ambos. Pelo fato de Garcia liderar confortavelmente a classificação da MX2, com 26 pontos de vantagem sobre Jean Ramos (Honda/Mobil/Pirelli) - que está fora desta etapa devido a uma lesão - o piloto deve focar suas atenções na prova mais importante do domingo.

Na sexta etapa, realizada no mês passado em Sonora, MS, ambos travaram grandes disputas pela vitória, e Garcia venceu pela segunda vez no ano. A primeira vitória do goiano em 2009 foi em Canoas, RS, palco da terceira prova. O catarinense Marronzinho venceu consecutivamente a quarta e a quinta etapas, realizadas em Foz do Iguaçu, PR, e em Sorriso, MT.

Numa campanha estável, o catarinense Christopher Castro (2B Racing/Mart Plus/Cons. Realizar) ocupa a terceira posição na tabela da MX1 e da MX2, com grandes chances de assumir a segunda colocação na MX2. O paranaense Jean Ramos, que também não correu no motódromo Wilson Kenji Yasuda em 2008 quando sofreu um acidente nos treinos de sábado, fica de fora da prova deste ano pois fraturou o antebraço esquerdo há poucos dias.

Na MXJr, apesar do Team Honda dominar as cinco primeiras posições, o equilíbrio entre os pilotos é grande e a disputa pelo campeonato é apertada. Com a vitória em Sonora, Rodrigo Rodrigues chegou aos 128 pontos, ampliando para dez a vantagem em relação a Gustavo Takahashi, vencedor em Sorriso. Hector Assunção é o terceiro colocado, cinco pontos atrás de Takahashi, e ainda está vivo na luta pelo título.

Outra categoria em que a briga está acirrada é na 85cc. Endrews Armstrong (Dunas Kids) lidera com 113 pontos, mas o mato-grossense Thiago Formehl (Honda/Mobil/ASW) vem logo na seqüência com 107. Apesar de ter vencido metade das provas do ano, Everaldo Filho (Honda Racing/ASW) é apenas o terceiro colocado, com 96.

Tranquilidade

Na 65cc, Rodrigo Riffel (Lem/EMX/ASW) é o piloto que possui a vantagem mais confortável entre todas as categorias. Com 148 pontos, o catarinense está 42 à frente do segundo colocado Wilgner Francisco, que luta para manter a segunda colocação sobre Enzo Lopes (Leo Motos/Canaan Honda), que tem 100 pontos conquistados.

Na 50cc, a situação de Enzo Lopes é mais tranquila do que na 65cc. O garoto precisa fazer dois pontos a mais que Gabriel Gomes (Chulim Motos/Sementes Vedovati) para faturar o título. Com 150 pontos, Enzo vem numa campanha impecável. Conquistou todos os pontos extras dos treinos classificatórios e só não venceu a prova de abertura, em Indaiatuba, SP.

Marcos Moraes (Novamoto/IMS/Abril Seguros) lidera o campeonato da CRF230 com 30 pontos de vantagem em relação a Nivaldo Viana (2B Racing/Sanmell). Caso vença a prova neste final de semana, Moraes conquista o campeonato com antecipação e deixa a briga pela segunda posição aberta entre Viana e Murilo Tomazelli (IMS/Protaper/Polisport).

Na categoria MX3, Cristiano Lopes (BM Motos/IMS PRO/Polisport) mantém a regularidade e totaliza 129 pontos, 24 a mais que Vagner Lachi (Free Way), o segundo colocado. Fora das pistas nas duas primeiras etapas, Milton Becker, o Chumbinho (Pro Tork/TBT/D1Pro), vem numa grande recuperação. O catarinense conquistou três vitórias nas últimas etapas, uma segunda colocação em Canoas e é o terceiro na tabela de classificação.

Cronograma

No sábado os pilotos das categorias MXJr, 65cc, MX3 e 50cc entram na pista a partir das 8h para os treinos livres e 10h nos treinos classificatórios. A briga pela vitória começa às 12h45. No domingo, os horários dos treinos são os mesmos do sábado, entretanto as corridas das categorias MX2, CRF230, 85cc e MX1 começam a partir das 13h, já que a abertura oficial do evento acontece às 12h30.

O Campeonato Brasileiro de Motocross têm o patrocínio de Honda e Mobil. A realização da prova é da Federação Capixaba de Motociclismo (FECAM). Supervisão Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross

Local


Complexo Esportivo Sócio-Ambiental Soichiro Honda - Motódromo Wilson Kenji Yasuda

Rodovia Cachoeiro x Rio Novo do Sul, Km3, Localidade Timbó, Bairro Coronel Borges, Cachoeiro do Itapemirim/ES. Situado a 9km da Rodovia BR-101 e a 80Km de Venda Nova do Imigrante pela Rodovia BR-262.

Horários

Sexta 14/08/2009
Secretaria 12h às 19h
Vistoria para todas as categorias

Sábado 15/08/2009
Ordem de Treino: MXJr, 65cc, MX3, 50cc
Ordem de Prova: MXJr, 65cc, MX3, 50cc
Treinos livres a partir das 8h
Treinos cronometrados a partir das 10h
Provas a partir das 12h45

Domingo 16/08/2009
Ordem de Treino: MX2, CRF230, MX1, 85cc
Ordem de prova: MX2, CRF230, 85cc, MX1
Treinos livres a partir das 8h
Treinos cronometrados a partir das 10h
Abertura oficial às 12h30
Provas a partir das 13h

Os horários podem ser alterados de acordo com a quantidade de inscritos e os novos horários serão informados pela secretaria de prova.






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet