O veterano piloto é o novo campeão francês na classe MX1 Redação MotoX.com.br - Renato Fernandes - Fotos: Kawasaki Racing Team
 Campeão ausente - equipe posa com troféu do campeonato, enquanto Vuillemin fazia exames no hospital, depois de forte queda na última bateria. Felizmente nada grave foi constatado |
Dez anos após seu último título francês no motocross, David Vuillemin conquistou seu sexto campeonato nacional, na categoria MX1. Neste intervalo o veterano piloto se dedicou ao motocross e supercross americano, retornando à Europa em 2009, onde disputa também o Mundial de Motocross, onde ocupa atualmente a 11ª posição na classificação.
 Já veterano, Vuillemin mostrou que ainda tem condições de conquistar novos títulos |
Infelizmente, o piloto do time BUD Kawasaki, nem pôde comemorar sua conquista. Sofrendo uma forte queda à duas voltas para o final da terceira bateria, foi levado ao hospital para exames mais detalhados. E mesmo com este incidente, conseguiu ainda garantir o campeonato, apenas dois pontos à frente Gregory Aranda, também piloto Kawasaki que compete pela equipe CLS. Com dois "holeshots" e uma pilotagem forte durante todo o dia, Vuillemin conseguiu o segundo e terceiro lugares nas duas primeiras baterias, respectivamente. Com isso garantiu pontos suficientes para a conquista.
No momento de sua queda, David vinha em segundo, quando aterrisou mal em uma forte descida e foi a chão com violência. Com uma pequena concussão, os médicos decidiram encaminhá-lo ao hospital. Além da boa performance, finalizando à frente de Aranda nas duas primeiras baterias, o campeão contou também com a sorte, já que seu concorrente teve problemas com um retardatário, quando brigava pela liderança na última prova. Aranda estava em segundo quando caiu novamente, finalizando apenas em quarto.
Sem nenhuma outra lesão, Vuillemin teve alta na noite do mesmo dia. Mas, devido a concussão sofrida, deverá ficar de repouso por pelo menos uma semana, o que o tira da próxima etapa do mundial, na Bélgica. Depois disto, passará por outros exames para saber se poderá participar da etapa Tcheca, também pelo mundial, que acontece uma semana depois.
Na MX2, Marvin Musquin da KTM foi o campeão, enquanto Gautier Paulin, companheiro de equipe de Vuillemin, terminou o campeonato na segunda colocação, seguido por Steven Frossard em terceiro. Esta semana, Frossard e sua equipe - o time CLS Kawasaki - anunciaram sua renovação para 2010 na categoria MX2, onde terão suporte da fábrica para disputar os campeonatos, francês e mundial.
 Dirigentes da equipe CLS Kawasaki anunciaram a renovação com Steven Frossard (centro), na classe MX2 em 2010 |
Sobre o Campeonato Francês de Motocross Diferente do formato adotado aqui no Brasil, onde é disputada uma bateria única de 30 minutos mais duas voltas e também, do formato Norte-Americano, onde ocorrem duas baterias de meia hora com mais duas voltas no Campeonato Francês os treinos classificatórios e a repescagem acontecem durante o sábado e, no dia seguinte, as classes MX1 e MX2 disputam juntas, 3 baterias de 25 minutos mais duas voltas.