Mercosul, Rota Sul, Sertões, Agreste e Amigos formarão Taça BrasilA categoria Regularidade passa a ser uma das grandes apostas da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões, Rally Rota Sul, Rally dos Amigos e de ralis para eventos de empresas. A idéia é transformar este tipo de competição fora de estrada, ainda pouco divulgada e conhecida do público em geral no Brasil, em uma modalidade de prestígio e popular. Afinal, qualquer pessoa com uma moto estilo "trail" e um carro 4x4, sem a exigência de preparação especial, pode sentir as emoções do esporte.
Inovações não faltam para este ano. Pela primeira vez será organizado um rali de regularidade para motos e entra em cena a Taça Brasil de Rally de Regularidade envolvendo os três eventos da Dunas e mais o Rally Mercosul, da TSO Brasil, e Rally do Agreste, da Aventur Eventos. As novidades foram anunciadas durante briefing do Rota Sul no MAM (Museu de Arte Moderna), em São Paulo, por Marcos Ermírio de Moraes e Simone Palladino, presidente e diretora-executiva da Dunas, quarta-feira.
"Vamos testar o mercado do rali de regularidade no Brasil e experimentaremos um novo conceito de competições off-road", afirmou Moraes. Ele e Simone foram responsáveis por transformar o Rally dos Sertões, até então uma prova desconhecida e de futuro incerto, na maior corrida fora de estrada da América Latina e uma das maiores do mundo em número de participantes ficando atrás apenas do lendário Dakar e do Tunísia, realizados na África. O Sertões 2005 será realizado em julho e agosto com largada e chegada em Goiânia, terá cerca de 4.000 quilômetros, 10 dias de duração e pela primeira vez fará parte do Campeonato Mundial de Rally Cross Country.
A idéia de criar uma Taça Brasil de Regularidade, reunindo as melhores e maiores provas realizadas no país, partiu da Dunas Race, que convidou outros organizadores a participarem da iniciativa. Ao todo serão cinco etapas e a abertura acontece já em abril, no Rally Mercosul. A competição sai do Brasil e vai percorrer vários estados e terminará em Buenos Aires, na Argentina. Os campeões da Taça Brasil serão conhecidos no Rally dos Amigos, em dezembro. A premiação será parte em dinheiro e parte em inscrição dos eventos da Taça para 2006.
Um novo Rota Sul Por parte da Dunas Race, o campo de testes para tantas novidades no Rali de Regularidade será no Rota Sul, que acontecerá dias 7 e 8 de maio na região de Itapeva, interior de São Paulo. No briefing desta terça-feira os organizadores revelaram detalhes da competição, que terá 455 quilômetros no total, divididos em duas etapas: 265 no sábado e 190 no domingo. Serão duas categorias - graduados, para os mais experientes e onde é permitido todo equipamento eletrônico de navegação, e a turismo, para os iniciantes.
Nas motos, as facilidades são ainda maiores. "A prova foi desenvolvida para ser feita por qualquer moto modelo off-road ou trail. É muito fácil participar. E caso o piloto não tenha equipe de apoio e prefira ir sozinho, ele poderá dirigir o próprio carro com a moto na carreta, estacionar em Itapeva, fazer o percurso e voltar no final do dia. A base será uma só, o que facilita bastante e reduz os custos", afirma Edu Sachs, responsável pelo "levantamento" do percurso da competição.
O percurso do Rota Sul merece destaque. O roteiro passará por estradas de asfalto e de terra no interior de São Paulo até próximo à divisa com o estado do Paraná. "A região foi escolhida a dedo e os competidores vão enfrentar todo tipo de desafio: trechos de lama, pedras, areia e travessia de riachos", contou Edu. "E a paisagem é maravilhosa. Vamos passar por cânions e muitas áreas de reflorestamento de pinus. Traga a família e convide os amigos. Vai ser muito interessante", convida Sachs.
Detalhes do roteiro do Rota Sul 1o dia
Total: 265 km
Média de velocidade: 50 km/h (carros) e 60 km/h (motos)
Tempo estimado de prova: 8h45 (carros) e 8h35 (motos)
Prova bastante longa, que exigirá concentração de pilotos e navegadores e resistência redobrada. A organização pede que os competidores verifiquem a parte elétrica do veículo (iluminação externa) e também sugere que seja instalada iluminação interna, já que muitos devem terminar o trajeto ao anoitecer.
2o dia
Total: 190 km
Média de velocidade: 50 km/h (carros) e 60 km/h (motos)
Tempo estimado de prova: 5 horas para carros e motos
"Dia sensacional", avalia Edu Sachs. O roteiro passará por regiões de cânions e reflorestamentos de pinus na divisa dos estados de São Paulo e Paraná, com travessias de rios. A previsão é que o Rally Rota Sul termine por volta das 15 horas. Um alerta: a organização sugere que os carros tenham "cintas" de reboque.
O Rally Rota Sul é organizado e promovido pela Dunas Race e tem supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). O patrocínio é da BFGoodrich. Diretor de prova para motos: Edu Sachs. Diretor de prova para carros: Deco Muniz. A Taça Brasil de Rally de Regularidade envolve o Rally Mercosul, Rally Rota Sul, Rally dos Sertões, Rally do Agreste e Rally dos Amigos.
Informações para pilotos: Rally Rota Sul - Dunas Race Inscrições online:
www.dunas.com.br Secretaria de Prova - Pabx: (11) 4191-0133
E-mail:
org@dunas.com.br VipComm