Pilotos competem pelo segundo final de semana consecutivoRedação MotoX.com.br - Fotos: Equipe MotoX
 Marronzinho venceu as duas últimas etapas empatando a classificação da MX1 |
 Wellington Garcia briga pelos títulos da MX2 e MX1 |
O motódromo Franco Giobbi recebe nesse final de semana, 18 e 19 de julho, a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross em Sonora, MS. A três provas do final, o campeonato cresce em emoção após a segunda vitória no ano de João Paulino "Marronzinho" (Pro Tork), ocorrida em Sorriso, MT, no último domingo. Com o trunfo, o catarinense assumiu a ponta da tabela com a mesma pontuação do goiano da equipe Honda, Wellington Garcia, ambos estão com 105 pontos.
Veja também: Acompanhe etapa a etapa a temporada do Brasileiro de Motocross"Além de enfrentar meus adversários, tenho que superar as estratégias de suas equipes. Estamos na reta final da competição, faltando apenas três etapas para o fim, os resultados agora são muito importantes. Confio no meu potencial e na minha determinação, vou defender meu título como nunca e levar essa taça mais uma vez para a Pro Tork", afirma Marronzinho.
A tendência de boas disputas na 6ª etapa da competição se traduz no propósito de que os dois atletas adotaram a estratégia de vencer neste momento decisivo da temporada. Vale lembrar que Garcia também disputa o título da MX2, entretanto o piloto se vê preparado para superar ambos os desafios.
"Na hora da adrenalina, você quer muito a vitória, então quem for mais forte pode levar. Na última prova batalhei muito, cheguei até cansado no final, mas até aguentaria mais se fosse preciso, seria até bom para mim. O Marrom anda só na MX1 e isso o ajuda um pouco, então vou tentar me poupar o máximo para a prova", destaca o goiano.
 Pipo Castro faz boa temporada e ocupa a terceira colocação no campeonato da categoria principal |
Numa campanha estável, o catarinense Cristopher Castro, que começou o ano sem uma equipe oficial e em Canelinha já competia como piloto da 2B Racing, é o terceiro colocado na categoria, com 84 pontos, um à frente do mineiro Swian Zanoni (Honda Racing). Até a etapa de Sorriso, Marcello Lima, o Ratinho, (Honda Racing), acumulou 67 pontos e é o quinto na tabela de classificação.
Na MXJr a equipe Honda domina as três primeiras posições. Entretanto, os paulistas Rodrigo Rodrigues e Gustavo Takahashi estão praticamente empatados na ponta da tabela. Rodrigues tem 102 pontos contra 100 de Takahashi, que venceu a quinta etapa no último sábado.
O paulista Hector Assunção e o catarinense Gabriel Gentil (Motoshop/Rinaldi), que nesse ano venceu em Canelinha (SC) e em Foz do Iguaçu (PR), também estão na briga pelo título. Os dois conquistaram até o momento 93 e 88 pontos, respectivamente.
O campeonato da 85cc se mostra o mais equilibrado até o momento. Só três pontos separam o paranaense Endrews Armstrong (Dunas Kids), Thiago Formehl (Honda Racing) e o paulista Anderson Amaral (Irrigação Borborema/Dash) na tabela de classificação. Armstrong lidera a competição com 88 pontos, contra 87 do mato-grossense Formehl e 85 de Amaral.
Everaldo Rodrigues (Honda Racing) também está na briga, e corre por fora com 77 pontos. O goiano está em excelente fase, venceu as três últimas provas da categoria e somou dois pontos extras pelo melhor tempo na classificação.
Informações A partir dessa sexta-feira, 17 de julho, os pilotos que competem no sábado têm o atendimento na secretaria e fazem a vistoria na secretaria de prova, do meio-dia às 19 horas. No dia seguinte, os pilotos que correm no domingo, fazem o mesmo procedimento nos mesmos horários programados.
O público tem entrada franca no motódromo Franco Giobbi, em Sonora, MS, para prestigiar as provas do final de semana. No sábado e no domingo, os treinos livres começam às 8h da manhã e os classificatórios as 10h. No sábado, 18, a primeira categoria a largar será a MXJr, a partir das 12h45.
No domingo, 19, a abertura oficial está prevista para as 12h30 e a MX2 larga às 13h. Os horários dos eventos serão locais, uma hora a menos em relação à Brasília. Dependendo do número de inscritos a direção de prova pode alterar o cronograma.
O Campeonato Brasileiro de Motocross tem o patrocínio de Honda, Mobil e Pirelli. A realização da prova em Sonora é da Federação de Motociclismo do Mato Grosso do Sul. Supervisão da CBM.
Classificação do Campeonato MX1 1. João Paulino "Marronzinho" (Pro Tork/Rinaldi/Motoshop) - 105 pontos - SC
2. Wellington Garcia (Honda/Oakley/ASW) - 105 - GO
3. Cristopher "Pipo" Castro (2B Racing/Mart Plus/Cons. Realizar) - 84 - SC
4. Swian Zanoni (Honda/Mobil/CCM) - 83 - MG
5. Marcello Lima "Ratinho" (Honda/Mobil/ASW) - 67 - SP
MX2 1. Wellington Garcia (Honda/Oakley/ASW) - 121 pontos - GO
2. Jean Ramos (Honda/Mobil/Pirelli) - 108 - PR
3. Swian Zanoni (Honda/Mobil/CCM) - 100 - MG
4. Cristopher "Pipo" Castro (2B Racing/Mart Plus/Cons. Realizar) - 92 - SC
5. Roosevelt Assunção (Suzuki/Petrobras/Pirelli) - 70 - SP
MX3
1. Cristiano Lopes (BM Motos/IMS/Pro Polisport) - 109 pontos - SP
2. Vagner Lachi (Free Way) - 90 - PR
3. Alexandro Martins (Toque de Pele/VHM/LJ Kátia) - 82 - SC
4. Mariana Balbi (2B Racing/Mart Plus/Cons. Realizar) - 76 - MG
5. Milton Becker (Pro Tork/TBT/D1Pro) - 73 - SC
MXJr 1. Rodrigo Rodrigues (Honda/Pirelli/ASW/Mobil) - 102 pontos - SP
2. Gustavo Takahashi (Honda/Pirelli/ASW/Mobil) - 100 - SP
3. Hector Assunção (Honda/Mobil/ASW/Pirelli) - 93 - SP
4. Gabriel Gentil (Motoshop/Rinaldi/Shift) - 88 - SC
5. Rodrigo "Lama" Santos (Honda/Pirelli/ASW/Mobil) - 86 - SE
CRF 230cc 1. Marcos de Moraes (Nova Moto/IMS/Abril Seguros) - 118 pontos - SP
2. Nivaldo Viana (Sanmell/ BGR Construções/Itavi Pedras) - 96 - SP
3. Murilo Scisci (IMS/Pro Taper/Polisport) - 73 - SP
4. Richard "Piaba" Nunes (2B Racing/Mart Plus/Cons. Realizar) - 64 - MG
5. Germano Hermesmeyer (Mega Motos/Grilo Motos) - 57 - SC
85 cc1. Endrews Armstrong (Dunas Kids) - 88 pontos - PR
2. Thiago Formehl (Honda/Mobil/ASW/MRPro) -87 - MT
3. Anderson do Amaral (Irrigação Borborema/Dash/Vortix) - 85 - SP
4. Everaldo Rodrigues (Honda Racing/ASW) - 77 - GO
5. Cezar Zamboni (Honda Racing/ASW/Pirelli) - 69 - MT
65 cc 1. Rodrigo Riffel (LEM/EMX/ASW/Tholokko) - 123 pontos - SC
2. Wilgner Francisco (ASW/MX Import/ESC) - 106 - SP
3. Gustavo Pessoa (ASW/Itamaracá Rodas/MRPro) - 78 - SP
4. Enzo Lopes (leomotos.com.br/Canaan Honda) - 78 - RS
5. Gustavo Borges (Raposão Racing/Bil Preparações/América Tendas) - 69 - GO
50 cc
1. Enzo Lopes (leomotos.com.br/Canaan Honda) - 124 pontos - RS
2. Gabriel Santos (Chulim Motos/Sementes Vedovati) - 104 - PR
3. Guilherme Torres - 87 - SP
4 Arthur Todeschini (Expresso Sul Transportes/Chapecó Motocross Racing) - 74 - SC
5. Carlos Evangelista (Brasil Racing/Rx Graphics) - 67 - SP