México se prepara para receber a 6ª etapa da competição
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: J. Edmunds e Divulgação
 Valle de Bravo no México, receberá a 6ª etapa do Mundial |
 Oriol Mena |
Nem a crise financeira que ainda preocupa o mundo todo, junto a epidemia da nova gripe foi capaz de atrapalhar os planos para a próxima etapa do Mundial de Enduro FIM, que será realizado no México, dias 18 e 19 de julho. Todos os envolvidos na realização do campeonato, se empenharam ao máximo em manter a promessa de realizar a mais festiva e exótica prova do Mundial.
Veja também: Como foi a 5ª etapa do Mundial de EnduroNa única prova do calendário a ser realizada fora da Europa, a cidade de Valle de Bravo, com seu relevo montanhoso e repleto de áreas verdes, que fica a duas horas de carro da capital Cidade do México, foi a escolhida para abrigar a etapa que pode já definir os campeões de algumas categorias. Chega a região no meio da época de chuvas, que vai de maio à setembro, o evento proporcionará um desafio extra aos pilotos.
 Simone Albergoni |
 Antoine Meo |
Faltando apenas três etapas para o fim do campeonato, a etapa mexicana pode ser a ocasião perfeita para o espanhol Oriol Mena conquistar o título da classe Júnior. Com uma impressionante sequência de vitórias e bons resultados, e a recente confirmação de sua renovação com a Husaberg que o colocará nas classes Pro ano que vem, podem motivá-lo a conquista antecipada na categoria que vêm competindo há cinco anos. Porém, Jérémy Joly vem se tornando um adversário mais forte a cada etapa e promete não facilitar as coisas para Oriol, já que 50 pontos os separam na classificação, mantendo as chances do vice-líder francês.
Quatro semanas atrás a etapa finlandesa marcou a hegemonia de Mika Ahola na E1, onde também o francês Antoine Meo mostrou que já não é mais um estreante, mas sim um potencial candidato ao título nos próximos anos. Outro atrativo da etapa será podermos ver a reação de Simone Albergoni, desbancado da segunda colocação que ocupava desde o início da temporada, que agora está em terceiro, a 5 pontos de Meo.
 Bartosz Oblucki |
 Johnny Aubert |
Vale lembrar que na etapa eslovaca Bartosz Oblucki esteve perto de bater o francês líder da E2 nos dois dias de provas. O polonês poderá mais uma vez se tornar um problema para Johnny Aubert, já que Bartosz conhece bem as peculiaridades do Valle de Bravo, onde ganhou o FunEnduro, prova que deu origem a esta etapa. Na E3, Ivan Cervantes também conhece o circuito, será interessante ver como o espanhol que lidera a categoria reagirá a crescente pressão de Christophe Nambotin - segundo colocado na tabela - a apenas 17 pontos de Cervantes.
Há um ano do "International Six Days Enduro 2010" que será realizado no México, esta etapa do Mundial será muito importante para manter a região no clima para o ISDE, com o forte apoio da Federação Mexicana de Motociclismo que sempre valorizou muito o enduro. Para Sergio Diaz, organizador da prova mexicana, a repercussão desta etapa do Mundial rapidamente ultrapassou a esfera do off-road. "O Mundial de Enduro será o evento motociclístico mais importante do país. A etapa em Valle de Bravo verá um grande número de espectadores torcendo por todos os pilotos, e descobrindo como é um Mundial de Enduro FIM. Aproximadamente 35 pilotos mexicanos participarão da prova, assim como alguns americanos e cerca de 20 competidores da América-Latina, vindos da Guatemala, Colômbia, Venezuela, Honduras, Argentina e Chile. Ao todo deveremos ter perto de 90 inscritos, o que é muito bom considerando a última vez que uma etapa do Mundial foi realizada fora da Europa", ressaltou o organizador.
 Ivan Cervantes |
"Sendo um pouco mais técnico sobre o evento, posso dizer que estamos na temporada de chuvas, muito mais divertido para se pilotar pelas florestas. A altitude média da região é de 2.000 metros acima do nível do mar, então as motocicletas poderão percorrer uma distância muito maior com um único tanque de gasolina. Nos permitindo elaborar especiais bastante longas, especialmente o Cross Teste onde planejamos uma duração de aproximadamente 12 minutos" ,complementou Sergio sobre a prova.