Catarinenses buscam vitória em casa na competição. Disputa por equipes, uma das inovações desta temporada, terá desfalques importantesRedação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda
 Pipo Castro é o único catarinense da categoria Pro nesta temporada |
Com a pista montada no "quintal de casa", os pilotos catarinenses Pipo Castro, Gabriel Gentil, João Paulo Feltz e Hallex Dalfovo vão acelerar para fazer bonito na segunda etapa do Arena Cross, neste sábado, dia 30, na cidade de São José. A competição que reúne os melhores pilotos da modalidade promete transformar o Estado na capital nacional do motocross.
Veja também: Como foi a 1ª etapa do Arena Cross, disputada em São Manuel, SP
 João Paulo Feltz é um dos representantes do estado na classe Júnior |
Para Pipo Castro, o único piloto catarinense na disputa da categoria Pro, correr em casa dá um ânimo a mais. "Estou muito confiante. Não só por correr em casa, mas sim pela enorme torcida. Na primeira corrida não deu para avaliar, não larguei muito bem e não consegui um bom resultado. Mas nesta etapa estarei melhor e se Deus quiser vou conseguir um bom resultado", espera.
João Paulo Feltz, da categoria Júnior, concorda com Castro. "Correr em casa é sempre muito bom. Vou tentar andar na ponta para conseguir um bom resultado. Estou treinando bastante. O nível está cada vez mais alto. Eu e Pipo teremos torcida organizada e isso será muito legal", comenta o atleta.
Já Gabriel Gentil, outro catarinense da classe Júnior, a vantagem de correr em casa vem apenas da arquibancada e não da pista. "Levo vantagem somente pelo lado emocional, com família e amigos torcendo. Estou com um bom condicionamento físico e vou me empenhar para conseguir vencer essa etapa", revela. O piloto não vê a hora de colocar a moto na arena. "A pista fica a dois quilômetros e meio da minha casa. Estou sempre indo lá para dar uma olhada. Só não posso andar. Mas a pista está ficando muito boa."
O público catarinense não vai se decepcionar com os melhores pilotos acelerando em busca do título. Hallex Dalfovo, da categoria 85cc, também vem com tudo para essa segunda etapa. O piloto não correu a primeira prova e está ansioso para estrear na competição. "Não vejo a hora de competir no Arena Cross. Minha família vai estar presente e tenho certeza que vai ser muito legal", diz Hallex.
Disputa por equipes A disputa por equipes proporcionou uma corrida alucinante entre os pilotos da categoria Pro, na primeira etapa da competição, em São Manuel (SP), no início do mês. Quem saiu na frente foi a Honda/Pirelli, seguida pela Honda/ASW e Suzuki/Petrobras, respectivamente. Agora os atletas aquecem os motores para o próximo desafio.
Leandro Silva e Jean Ramos, da Honda/Pirelli, conseguiram somar o maior número de pontos, deixando sua equipe em primeiro lugar com 64 pontos. Wellington Garcia e Swian Zanoni, da Honda/ASW, somaram 49 pontos. Já a dupla formada por Roosevelt Assunção e Rafael Zenni, da Suzuki/Petrobras, teve 34 pontos, deixando sua equipe na terceira colocação.
Desfalques
 Leandro Silva será um dos desfalques da 2ª etapa da competição |
A segunda etapa do campeonato será importantíssima para as equipes. Tudo pode mudar na classificação geral. Leandro Silva, da Honda/Pirelli, que machucou o pulso durante a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, em Canoas (RS), deve ficar fora das pistas pelos próximos dois meses. E como o piloto reserva Dudu Lima, da categoria Júnior, também se machucou em outra etapa do Brasileiro, em Canelinha (SC), a líder Honda/Pirelli colocou Hector Assunção como reserva e substituto de Leandro Silva.
Outra ausência na próxima etapa será o do piloto Rafael Zenni, da Suzuki/Petrobras. "A disputa por equipes foi uma ótima idéia. É uma competição dentro da outra. Pena que quebrei o braço esquerdo treinando em Itu e não vou disputar a próxima etapa do Arena", lamenta o piloto, que deve ser substituído pelo reserva Gabriel Zenni.
Mas quem estará presente na prova do dia 30 promete mais emoção como, por exemplo, o piloto Swian Zanoni, da Honda/ASW. "Acho muito legal essa disputa por equipes. Nunca tivemos isso no Brasil. Eu não andei muito bem em São Manuel, mas em São José estarei melhor e espero fazer uma boa prova", comenta.
Já para Douglas Parise, da equipe KTM/Red Nose, que está na quinta colocação com 31 pontos, a competição só está começando. "Recebemos as motos um pouco em cima da hora e por isso ficamos dentro do esperado. Mas no decorrer do campeonato os resultados serão cada vez mais positivos", aposta o piloto.
Ao todo são sete equipes que lutam pelo título do campeonato: Honda/Pirelli, Honda/Mobil, Honda/ASW, KTM/Red Nose, Suzuki/Petrobras, 2B Racing e MX Parts/Rede Farma Total.
Como funciona A disputa por equipes é válida apenas para a categoria Pro. Cada equipe é formada por dois pilotos inscritos no início da competição, e um da categoria Júnior como reserva. O time campeão será decidido através de pontos, ou seja, a equipe que somar a maior pontuação ao final da temporada será a grande campeã do Arena Cross 2009.
Os pontos são computados pela soma dos resultados dos pilotos representantes da equipe em cada bateria. Por exemplo: equipe um, piloto A e piloto B. O piloto A ficou em primeiro, somou 20 pontos, já o piloto B terminou em terceiro, com 15 pontos. A equipe fica com uma somatória de 35 pontos.
A atribuição dos pontos em cada bateria segue da seguinte ordem: primeiro lugar, 20 pontos; segundo, 17; terceiro, 15; quarto, 13; quinto 11; e assim sucessivamente até a décima quinta colocação.
Arena Cross 2009 - Equipes e pilotos Honda/Mobil
1º piloto - Marcelo Lima "ratinho"
2º piloto - Thales Vilardi
Piloto reserva - Gustavo Takahashi
Honda /ASW
1º piloto - Wellington Garcia
2º piloto - Swian Zanoni
Piloto reserva - Rodrigo Rodrigues
Honda/Pirelli
1º piloto - Leandro Silva
2º piloto - Jean Ramos
Piloto reserva - Hector Assunção
Suzuki/Petrobras
1º piloto - Roosevelt Assunção
2º piloto - Rafael Zenni
Piloto reserva - Gabriel Zenni
KTM/Red Nose
1º piloto - Douglas Parise
2º piloto - Rafael Faria
Piloto reserva: Gabriel Gentil
2B Racing
1º piloto - Pipo Castro
2º piloto - Mariana Balbi
Piloto reserva - Erick Bretz
MX Parts/Rede Farma Total
1º piloto - Kurt Rocha
2º piloto - Elievan Silva
Piloto reserva - João Vinicios
Segunda etapa do Arena Cross 2009 Local: Beira Mar São José, em São José (SC)
Data: 30 de maio
Programação
13h - Treinos livres
19h - Provas
Ingressos
Troque uma lata de óleo por um ingresso.
Postos de troca
Concessionária Honda Amauri Moto Center - São José (SC)
Concessionária Honda VP Motos - centro - Florianópolis (SC)
Ingressos antecipados e limitados
O Arena Cross tem os patrocínios de Honda e BB Seguro Auto e co-patrocínios de Consórcio Nacional Honda, Red Nose e a Revista da Moto!.