X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Dirt Action de Veloterra: veja os vencedores da 4ª etapa
Publicado em: 09/05/2009

Prova recebeu pilotos de vários estados do país
Redação MotoX.com.br - Fotos: Amires Madaspó 


Lamartine Henrique

A cidade de Artur Nogueira recebeu a 4ª etapa do Campeonato Dirt Action de Veloterra nos dias 02 e 03 de maio. O município que sediou a abertura da competição voltou a ser cenário do evento, mas agora em outro local: a pista do Salati, onde pilotos da região comparecem para treinar nos finais de semana.
 
Já contando com a participação de pilotos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, agora o destaque foi a presença de pilotos de Santa Catarina, entre eles pilotos de destaque no cennário nacional. O desempenho desses pilotos realmente surpreendeu a todos, principalmente Jackson Keiul que largou em último na categoria Nacional PRO e, após uma queda, recuperou-se para vencer de forma brilhante.
 
O que continua surpreendendo no Dirt Action de Veloterra é a quantidade de inscritos, marcando o sucesso que esse campeonato vem fazendo no interior de São Paulo. A organização limita as inscrições a 30 pilotos por categoria, por isso para garantir lugar no gate é necessária inscrição antecipada. E o que se viu em Artur Nogueira, novamente, foi fila de espera em várias categorias. Até mesmo a categoria Penélope, criada para a participação feminina, teve gate com 20 participantes. O dia de Sol e a boa estrutura do local fizeram com que esta fosse mais uma excelente etapa com perfeita manutenção do circuito e sem nenhum acidente grave o que reforçando a tese de que o Veloterra é muito divertido e seguro para todos os participantes.


Kaio Miranda
Novamente a Importada Estreante foi a primeira categoria a entrar na pista. Felipe Ozi, vencedor da etapa anterior não se deu bem, passou em quinto na primeira volta e foi perdendo rendimento para finalizar em oitavo. Quem não quis saber de brincadeira foi Lamartine Henrique, que largou de ponta e abriu dos demais garantindo sua primeira vitória na competição, embolando a classificação geral do campeonato. Lenon Pires manteve a regularidade fechando em segundo - assumindo a liderança no campeonato - sempre seguido de perto por Paulo Furlanetto que largou em sexto e recuperou-se até a terceira colocação. Bruno Grossi largou e terminou em quarto e Ricardo Alexandre completou o pódio em quinto.

A 85cc teve a presença do campeão 2008 de motocross na categoria 65cc, Kaio Miranda, que largou bem e seguiu tranqüilo até a quadriculada. Quem também largou bem foi Roberto Araújo que manteve-se em segundo do começo ao final da prova. A grande disputa do dia foi pela terceira posição entre Felipe Ferreira e Marcelinho Felipe Lima. Felipe largou em terceiro e na terceira volta perdeu a posição para Marcelinho. Felipe tentou recuperar-se, mas teve que se contentar com a quarta posição. Em quinto terminou o piloto de Jaú Mikael Rodrigues em prova de recuperação depois de largar em oitavo.

O atual líder da categoria Nacional Estreante, Fabrício Caleffi, resolveu tentar a sorte na Nacional PRO depois de três vitórias consecutivas. Com 30 motos alinhadas e sem a presença de Fabrício, abriu-se a oportunidade para um novo vencedor e quem se deu bem na primeira volta foi Anderson Kil que conseguiu segurar a liderança até a terceira volta, quando Edson Efundini passou para a liderança garantindo a vitória. Murilo Fadel largou em quinto e foi ganhando posições até terminar em segundo seguido de Anderson Kil. A quarta posição foi de Paulo Sgarbi, ganhando três posições durante a prova. Fechando os cinco primeiros o piloto Ronaldo "Côco" Oliveira, piloto local que está iniciando em competições e com muita dedicação conseguiu se destacar já nesta quarta etapa. 


Guilherme Torres

Quem continua invicto na categoria 50cc é Guilherme Torres Costa. Vitor Alexandre até tentou, largou em primeiro, mas na segunda volta Guilherme apertou e fez a ultrapassagem. Vitor terminou em segundo bem perto de Guilherme mostrando que ainda está vivo na competição e melhorando muito sua pilotagem. Monique Camargo largou e finalizou em terceiro mostrando muita regularidade entre os garotos. Em quarto fechou Lucas Costa, irmão de Guilherme e em quinto, Rafael Araújo que ganhou duas posições durante a prova. 


Jaqueline Poltronieri
Mais uma vez a categoria Penélope mostrou que veio para ficar, com 20 garotas inscritas e com muita vontade de acelerar. Jaqueline Poltronieri dominou mais uma etapa vencendo de ponta a ponta. Segunda e terceiras colocadas desde a largada ficaram Fernandinha Mendonça e Miriam Poltronieri. Quem surpreendeu foi Bruninha Cavalotti que sofreu uma queda na segunda curva após a largada passando em décimo quinto na primeira volta. Em apenas 5 voltas ela já era a quinta colocada chegando rápido em Maristela Zago. Bruninha assumiu a quarta posição e até tentou se aproximar das três primeiras, mas não havia mais tempo. Uma bela prova de todas as meninas. 

Márcio Joanita, líder na categoria Over 30 não veio para a quarta etapa, deixando o caminho livre para Fernando Longuim e Renato Hanser que mais uma vez largaram na frente e disputaram cada curva até o final, com vitória de Longuim. Na terceira posição finalizou Daniel Vergueiro, saindo do sétimo posto e recuperando posições sobre Cláudio Diniz e Nivaldo Poltronieri, quarto e quinto colocados respectivamente. 

Edson Cascata não teve adversários mais uma vez na Over 40, venceu em Conchal na terceira etapa e agora, em Artur Nogueira, foi apenas perseguido o tempo todo por Pedro Cirino que não teve sucesso fechando em segundo. A batalha foi pelo terceiro posto entre José Luis Marcon e Valdir Poltronieri. Marcon segurou até a última volta o terceiro posto, mas Valdir conseguiu a ultrapassagem nos momentos finais da prova. Rinaldo Spagnol "Duracell" veio para a over 40 de CRF 230 e em meio aos "canhões" importados fechou com a quinta posição. 


Fernando Longuim

Depois de três etapas, o campeão 2008 Raul Salmazo finalmente conseguir galgar o lugar mais alto do pódio na categoria 65cc. Em uma prova perfeita Raul largou em primeiro e se manteve até o final segurando os ataques de Mateus Furlan, depois Luciano Queiroz e finalmente Guilherme Torres Costa que chegou bem perto, mas não conseguiu supera-lo, finalizando em segundo. Luciano Queiroz passou em terceiro na primeira volta, foi superado por Mateus Furlan, mas recuperou-se mantendo a terceira colocação. Mateus terminou em quinto, fez uma boa prova, porém a três voltas do final foi superado pelo piloto carioca Tiago Azevedo que levou a quarta colocação. 


Raul Salmazo
Logo em seguida foi disputada a categoria Nacional. Diego Bremer, Denis Schiavetti "Cabelinho", Eliandro "Tonelada" e Diego Palmira, largaram nesta ordem e seguiram firmes com tocada muito forte. Porém, quem esteve na prova foi o piloto Catarinense Jackson Keiul, vice-campeão brasileiro de 2008 na classe Nacional B (Maicon Kraemer é o piloto que detém atualmente o título nacional) . Keiul largou bem, mas na segunda curva envolveu-se em um acidente e passou na primeira volta em último lugar. Keiul anda muito rápido, incrivelmente recuperou 10 posições em apenas uma volta. Na terceira volta era o sétimo colocado (largaram 20 pilotos nesta categoria), na sexta volta estava em quarto, superando Diego Palmira e Eliandro Tonelada de uma só vez. Em seguida superou Denis Schiavetti e, quando foi acionada a bandeira de última volta, ultrapassou o líder até então, Diego Bremer, vencendo e comemorando muito. Bremer foi segundo, Denis terceiro, Palmira quarto e Tonelada fechou o pódio em quinto. 

"Em Santa Catarina o Veloterra é muito valorizado e competitivo, lá a modalidade existe há cerca de 43 anos. Aqui em São Paulo começamos a realizar provas de veloterra em 2004 e sentimos que realmente eles estão um passo a frente nessa modalidade, tanto em termos de pilotagem como em preparação de motores e equipamentos. As motos são muito fortes e andam muito rápido. A participação dos catarinenses foi muito boa para podermos aprimorar ainda mais nossos eventos em São Paulo", acredita o organizador do evento Sandro Cardoso. 

Na Nacional 230 mais uma vitória catarinense, dessa vez com Luiz Felipe Fietz que passou em segundo na primeira volta, atrás de Alcides Beazin, mas assumiu a liderança a partir da terceira volta. Alcides ainda perdeu a segunda posição para Rinaldo Duracell, finalizando em terceiro. Em quarto chegou Fernando Sibinel e em quinto Cokinho. 

A melhor batalha do dia na Nacional 230 aconteceu quando Rinaldo Spagnol Duracell (43 aninhos) foi pra cima do jovem piloto Luiz Felipe Fietz e não deixou barato. Por várias vezes tentou ultrapassar por dentro, por fora, literalmente empurrou Fietz até a linha de chegada. Uma batalha limpa e emocionante entre duas gerações de pilotos. 

Carlo Mônaco dominou mais uma vez a classe VX2. Largou em segundo, assumiu a liderança na segunda volta e venceu a prova. Edmar Eleutério, o Sagüi, largou na ponta e foi perdendo posições para terminar em quarto. Gustavo Grandesso largou em terceiro, ganhou a posição de Sagüi na última volta e fechou em segundo. O terceiro lugar ficou com Roberto Eugênio - piloto campeão de 2008 na categoria 230. Betinho sofreu um acidente treinando antes da segunda etapa e agora volta com tudo para dar continuidade na nova categoria. Completou o pódio Gabriel Silva. 

Lui André Fietz, foi mais um catarinense que dominou a sua bateria, a VX1. Lui largou bem e fechou com uma bela vitória. Renato Hanser largou em terceiro atrás de Alan Ferro. Alan foi perdendo posições durante a prova e terminou em sexto. Hanser assumiu a segunda colocação na oitava volta mantendo-a até o final. O terceiro lugar ficou com o campeão 2008 na classe VX-1, Ique Matos que recuperou-se da quinta colocação na primeira volta. Fechando os cinco primeiros José Luis Marcon em quarto e Mauri Gerlach em quinto. 

No Campeonato Dirt Action, a categoria Força Livre é formada pelos cinco primeiros colocados nas categorias principais: Nacional, Nacional 230, Over 30, Over 40, VX-1 e VX-2. Só por isso já dava para imaginar o que viria pela frente. Os melhores do dia disputaram a classe, eram 22 pilotos alinharam para a prova. 

Sagüi mais uma vez saiu na frente, mas na segunda volta o catarinense Lui Fietz assumiu a liderança e abriu dos demais até a quadriculada. A segunda posição no início era de Sagüi com Cláudio Diniz em terceiro, Jackson Keiul em quarto e Fernando Longuim em quinto. Carlo Mônaco (que não largou bem, saiu em 18º) e Renato Hanser terminaram ganharam terreno durante a prova terminando em quarto e quinto respectivamente. 

A emoção dessa bateria foi pela segunda posição. Longuim e Keiul duelaram o tempo todo até a bandeirada. Longuim de 450 e Keiul de CRF 230 com preparação de Tornado. Incrível como anda a moto do catarinense! Nem mesmo nas grandes retas do circuito Longuim conseguia ultrapassar. Foi assim até o final com Keiul levando a melhor. Longuim ficou em terceiro. Dobradinha catarinense na Força Livre. 

"A equipe Asfaltozero só tem a agradecer a todos os pilotos que tem acompanhado o campeonato Dirt Action de Veloterra e a todos os patrocinadores: Usibike peças e equipamentos para motos, Lelus Confecções, Mundimetal, Miami Moto, Miami Náutica, Tec Turbo compressores, Dam Arte Criação e Arte, All Sign Graphics, Booster Motorsports, BBR Motorsports, IMS, Pro Taper, Polisport e JR Fox Tendas. Um agradecimento especial a família Salati pela ótima estrutura fornecida em sua pista em Artur Nogueira e a prefeitura Municipal", ressaltou Sandro Cardoso, organizador do campeonato. 

A próxima etapa da competição acontecerá nos dias 16 e 17 de maio em Charqueada (SP) no Arena Sports Bar, com total estrutura e uma pista de 1.380 metros de alta velocidade. As inscrições estarão abertas a partir de segunda feira, dia 11 de maio, através do fone (19) 3877-2251.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet