Primeira etapa da competição será realizada em Portugal onde o mineiro disputa o Campeonato Nacional MotoX.com.br - Fotos: Luiz Fernando Gondim Ribeiro
 Felipe Zanol corre no Mundial de Enduro no próximo final de semana |
 Brasileiro está mais experiente para encarar esta temporada entre os principais pilotos do mundo |
O mineiro Felipe Zanol já conquistou Portugal. Agora, o brasileiro que segue em sua segunda temporada completa na Europa quer dar um passo ainda maior. Ele inicia neste final de semana (20 e 21) a disputa do Campeonato Mundial de Enduro FIM, justamente em solo português, onde se tornou campeão nacional no ano passado. A primeira fase será em Penafiel, distrito do Porto, região norte do país.
Veja também: Zanol vence terceira etapa do Campeonato Português de Enduro Na última temporada, Zanol terminou o Campeonato Mundial com o 18º lugar. Este ano, a meta é garantir uma colocação ainda melhor. O campeão foi o finlandês Mika Ahola. "A expectativa é muito boa. Espero fazer uma boa corrida e não cometer os erros que cometi no ano passado. A experiência que tive vai me ajudar muito, porém, sei que será um duelo ainda mais duro. É o Campeonato do Mundo e os melhores pilotos estarão lá", declarou.
O brasileiro conta que utilizará vários ensinamentos da temporada passada para este próximo desafio. "Aprendi muito no ano passado. Me sinto mais relaxado nas especiais e sei lidar melhor com extremes e com percursos difíceis." Zanol destaca também a evolução de sua equipe, o Team CRN/Motofundador. "A equipe também tem mais experiência e isso ajudou muito na preparação da moto, que é bem melhor do que a do ano passado."
Zanol acredita que o nível de dificuldade da competição neste ano possa aumentar. "A tendência é ficar mais difícil tecnicamente. As provas do Mundial sempre me surpreendem a cada etapa e tenho certeza que esse ano será igual."
O fato da abertura da competição ser realizada em Portugal anima o mineiro. "Para mim é uma vantagem. Além disso, a próxima será na Espanha, muito perto também. O desgaste é menor", justificou. Mesmo com o conhecimento da região, o piloto, que utiliza os equipamentos completos da linha ASW, espera muita dificuldade. "Portugal tem a fama de ser sempre uma das etapas mais difíceis, mas acho que a Itália pode surpreender."
O brasileiro começou o ano com o pé direito. Já assumiu desde a abertura a liderança do Campeonato Português, que já chegou à terceira fase. O Campeonato Mundial de Enduro FIM contará com oito etapas e será definido em setembro, na França.
Calendário do Campeonato Mundial de Enduro FIM: 1ª etapa - 21/03 - Portugal
2ª etapa - 28/03 - Espanha
3ª etapa - 18/04 - Itália
4ª etapa - 13/06 - Finlândia
5ª etapa - 20/06 - Eslováquia
6ª etapa - 18/07 - México
7ª etapa - 29/08 - Grécia
8ª etapa - 12/09 - França