Categoria faz parte da Copa Contestado de Velocross, evento que teve a disputa da primeira etapa em Massaranduba - SCMotoX.com.br - Foto: Equipe
Racecross.com
 Paulo Krustch Jr. foi o destaque da prova nas categorias principais |
O Motódromo de Massaranduba, uns dos mais tradicionais de Santa Catarina, recebeu no segundo domingo de fevereiro a primeira etapa da Copa Contestado de Velocross 2009. Por ser a prova de abertura da temporada, a expectativa dos pilotos era grande e a vontade de acelerar também. A copa que reúne os melhores pilotos dos estados do Paraná e Santa Catarina recebeu mais de 200 inscrições para a primeira etapa.
Para esta temporada, a maior novidade da competição foi a inclusão da categoria Quadriclos, que em 2007, foi disputada apenas nas etapas de São Bento do Sul. A prova de abertura foi muito concorrida e a liderança foi definida no final da bateria, quando Élcio Gaddoti retomou a ponta. Entre os quadris até 450cc, a vitória foi de Jackson Keil, que venceu o duelo contra Antônio Lisboa. A nova categoria, tem apoio da Kg Motos Honda e promete muita emoção nas próximas etapas.
Outro ponto positivo da etapa, foi a presença de Silvio Alchini. Após um ano parado, o piloto que já foi campeão nos estados do Paraná e Santa Catarina, voltou as pistas com vitória na Nacional 230cc e dois segundos lugares, nas categorias Nacional 250cc e FL Nacional.
Nas categorias de Base, Mairon da Silva venceu a categoria 55cc, enquanto Bryan Soares venceu a 65cc. Na Junior, Jeferson Keil surpreendeu a todos, vencendo de ponta a ponta. Nas motos Nacionais, Wandrei Niles levou a melhor na Nacional 250cc, enquanto Silvio alchini venceu a Nacional 230cc. Jackson Keil, atual campeão da FL Nacional, começou o ano vencendo mais uma. Na Trilheros, o vencedor foi Ademilton Farias, enquanto Renam Maximo dos Santos venceu a Intermediára.
Entre os Veteramos, Avacir Chaves dominou a VX3 Especial, vencendo de ponta a ponta, enquanto João Francener teve que acelerar forte para vencer a VX3 Nacional, fazendo a ultrapassagem na última volta. João ainda foi o segundo colocado nas importadas, fazendo grande prova de recuperação. A Street foi outra muito disputada, com vários pilotos alternando na ponta. No final Fernando Tironi saiu com a vitória a frente de Maicon Eduardo.
Nas especiais, quem surpreendeu foi Paulo Krustch Jr. Na VX2 Paulo Largou na frente e venceu de ponta a ponta, deixando a briga pela segunda posição. Na VX1, disputada em duas baterias, Paulo foi segundo na primeira prova, e na segunda prova foi o vencedor, após largar na frente, e suportar a pressão imposta por Luciano Boca de Oliveira, que acabou caindo abandonando a disputa. Na soma das duas baterias Paulo Krurtsch foi o vencedor, com Leandro Lemos na segunda colocação.
A segunda etapa da competição, acontece nos dias 14 e 15 de março, na cidade de Joinville, na pista do motoclube no distrito de Pirabeiraba, mesmo local que já recebeu a 7ª etapa da Copa em 2008.
A Copa Contestado de Velocross, conta com Aval e Supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo e cobertura completa do site
Racecross.com.