Temporada Red Bull X-Fighters começa em março no México Londres e Calgary, no Canadá, são as novidades do calendário para esse ano MotoX.com.br
 Principal competição de Freestyle Motocross do Mundo retorna no final de março no México |
Três continentes, seis países - incluindo o Brasil, no Sambódromo do Rio de Janeiro - e exatos 1130 saltos alucinantes: a temporada de 2008 do Red Bull X-Fighters, o mundial de motocross estilo livre, foi sem dúvida a maior de todos os tempos.
2009 promete ainda mais, com novidades no certame, que começa no dia 27 de março próximo, na já tradicional locação da Plaza de Toros da Cidade do México. Ao todo, serão cinco etapas, com duas novidades: Londres, em 22/8, e Calgary, no Canadá, dia 30 de maio. As outras duas rodadas acontecem em Madri (17 e 18/7) e Fort Worth (EUA), em 27/6.
O bem-sucedido formato do ano passado - em que pilotos do país-sede de cada etapa desafiavam quatro estrelas internacionais do motocross freestyle que competiam na temporada completa - retorna, de forma expandida: agora, serão oito os pilotos em tempo integral do Red Bull X-Fighters.
São eles: o atual campeão, o suíço Mat Rebeaud, o campeão dos X-Games de 2008, o americano Jeremy Lusk, o também americano Jeremy Stenberg - vencedor da etapa carioca ano passado - o recordista mundial de salto em distância e altura sobre duas rodas, o australiano Robbie Maddison, o espanhol Dany Torres, o japonês Eigo Sato, o francês Thomas Pagés e o norueguês Andre Villa, protagonista de um tombo espetacular no Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2008.
"Minhas expectativas para esse ano são de ter muito trabalho para manter o título", espera Rebeaud. "Nosso esporte evolui mais e mais a cada dia, portanto certamente teremos manobras novas esse ano. Quais, só saberemos quando o primeiro treino no México começar... Mas acredito que Dany Torres deva ser meu maior adversário na luta pelo bi".
Os locais da competição em Calgary e Londres serão anunciados em breve.
RED BULL X-FIGHTERS - TEMPORADA 2009 Cidade do México - 27/3
Calgary (Canadá) - 30/5
Dallas/Fort Worth (EUA) - 27/6
Madri - 17/7 (Best trick) e 18/7
Londres - 22/8