Brasileiro de Motocross começará em Indaiatuba, SP, nos dias 28 e 29 de marçoA Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), divulgou nesta sexta-feira (30 de janeiro) o seu calendário oficial de competições para o ano de 2009. Ao todo, serão mais de setenta eventos motociclísticos supervisionados pela Confederação, divididos em dez modalidades diferentes.
A principal novidade é o retorno do
Campeonato Mundial de Motocross ao Brasil. Depois de quase nove anos longe do país, a principal competição do planeta na modalidade está de volta ao Brasil. A prova acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro, em Canelinha, SC.
Além disso, o país conseguiu manter as duas etapas do
Latino-Americano de Motocross e do
Mundial de Freestyle. O Latino acontecerá nos dias 23 e 24 de maio e 5 e 6 de setembro. Já os melhores do planeta nas manobras radicais desembarcam no Brasil nos dias 28 e 29 de novembro.
O número crescente de provas bem organizadas e o surgimento de novas modalidades e atletas, tem feito com que os esportes motociclísticos cresçam consideravelmente no Brasil. Em 2008, a Confederação teve recorde de pilotos filiados, com mais de 10.000 atletas. Além disso, quase todos os campeonatos tiveram recorde de pilotos inscritos. Para conferir o calendário completo basta
clicar aqui.
Motovelocidade A única modalidade cujo calendário 2009 ainda não foi divulgado é a motovelocidade. A CBM está reformulando totalmente o campeonato e vai divulgar as datas da competição somente em meados de fevereiro. A partir da semana que vem, a entidade deve começar a anunciar as novidades, entre elas novas categorias e a entrada de outros fabricantes nas categorias de base. O campeonato deve se iniciar em maio ou junho, dando tempo suficiente para as adaptações das novas equipes e pilotos.