Recebemos nesta quarta-feira, da equipe Rex Racing, uma carta aberta divulgada por um grupo de pilotos e organizadores do Enduro e Off-Road paulista. Segue abaixo a reprodução do texto na íntegra.
"
Segue abaixo carta enviada ao Sr. Décio Fantozzi, Presidente da Federação Paulista de Motociclismo - FPM, por Pilotos e Organizadores de Eventos do Estado de São Paulo, no dia 27 de fevereiro de 2005.
Caro Décio,
Como você bem sabe, cansado de ouvir reclamações, se não de todos, da maioria
dos organizadores de provas do Estado de São Paulo, e de uma grande quantidade
de pilotos, decidimos eu, Manuel Simas, Jean Pierre Buttazzi, Flávio Fleury Gil,
Izaias Branco/Zaca e Jo Liebert Achim; iniciar um processo que facilitasse o diálogo entre esses grupos e a FPM.
O objetivo do nosso grupo era, e sempre foi: promover harmonia entre as partes
envolvidas, para que com isso pudéssemos contar com melhores provas, mais seguras, e que os resultados fossem confiáveis - nosso propósito.
Esse grupo, totalmente despido de qualquer interesse próprio, que não fosse o exposto acima, se colocou, desde o início, à disposição da FPM, para iniciar e intermediar o diálogo que, até então, era inexistente entre as partes. Para tanto, conduziu várias reuniões, organizou um grupo de discussão com outras tantas pessoas que foram se juntando com o passar do tempo, e todos estavam conectados através do grupo de discussão Enduro-SP, como forma de ordenar os trabalhos. Como infelizmente o objetivo primário não foi alcançado, decidiu-se buscar um novo caminho que levasse ao propósito. Como não poderia deixar de ser, muitas pessoas tomaram conhecimento das ações do grupo, e estão aguardando ansiosas pelos resultados e, pensando nelas, foi decidido emitir uma nota resumindo o acontecido.
Damos por encerrada nossa participação como "intermediários", visto que os organizadores, em razão dos fatos, decidiram trilhar outros caminhos, e que não incluem a FPM.
Lamento profundamente esse desfecho que poderia ter sido outro, não fosse a incoerência e a falta de "querer".
Em seguida a carta escrita pelo grupo abaixo; vale dizer que não foi dada a oportunidade a muitos outros de participarem e assinarem também, o que deve ser
feito em breve. A totalidade dos participantes, sem exceção, esteve de acordo com seu conteúdo. "
Atenciosamente,
George Parik
Porta voz
"
Carta aberta aos Pilotos, Imprensa, e Pessoas ligadas ao motociclismo
fora-de-estrada do Estado de São Paulo:
O valor da taxa de filiação anual (R$ 180,00) cobrada dos Pilotos pela Federação Paulista de Motociclismo - FPM, taxa essa não condizente com os benefícios oferecidos pela entidade; deficiência na apuração dos resultados; segurança deficiente nas competições oficiais; pouca, ou nenhuma, representatividade dos pilotos perante a FPM; o não cumprimento do regulamento e estatuto por parte da FPM; infra-estrutura precária para Pilotos, Equipes e Familiares nas competições; e divulgação tardia dos calendários; fez com que um grupo de pilotos fosse formado para discutir e propor mudanças junto a Federação Paulista de Motociclismo.
Desde o mês de setembro de 2004, esse grupo vem se reunindo e, buscando sempre a
melhoria do esporte e um melhor relacionamento entre os Pilotos e a FPM, uma
sociedade civil de caráter técnico desportivo e sem fins lucrativos. Desde então, várias reuniões foram realizadas entre o grupo e a entidade, mas, infelizmente, sem sucesso em suas reivindicações; o que obrigou esse grupo a procurar, e a realizar também, várias reuniões com os principais Organizadores de competições oficiais do Estado de São Paulo, há muitos anos parceiros da Federação Paulista de Motociclismo.
Dessas reuniões, também surgiram inúmeras reclamações por parte dos Organizadores em relação ao autoritarismo do Presidente da entidade e, principalmente, quanto à falta de diálogo com seus associados "oficiais" e "não-oficiais", se colocando sempre numa posição extremamente radical e arrogante; o alto valor do alvará cobrado pela FPM para a realização de eventos, valor esse não condizente com a realidade econômica em que o nosso país se encontra, e também muito acima do que é cobrado em outros Estados; o alto valor cobrado para a filiação de um motoclube; e a exigência de um único sistema de cronometragem, ultrapassado e não confiável. Diante disso, no dia 16 de fevereiro de 2005, esses organizadores também se reuniram com a FPM para buscar soluções e um entendimento entre as partes, mas, também não obtiveram êxito em suas sugestões e reivindicações.
Devido a isso, esse grupo, agora composto de Pilotos e Organizadores de provas na modalidade Enduro (Padrão FIM, Regularidade, Cross Country, Velocidade), decidiu juntar-se e apoiarem-se uns aos outros. Dessa forma, campeonatos extra-oficiais serão criados por esse grupo de Organizadores, onde os direitos dos pilotos serão respeitados, onde a segurança e a comodidade de seus participantes e acompanhantes serão priorizadas, com sistemas de apuração dos resultados modernos e confiáveis, e onde as regras serão aplicadas e obedecidas.
O Mundo, o Brasil, e, conseqüentemente, o Estado de São Paulo, que poderia ser a
maior força do motociclismo fora-de-estrada em nosso país, mudou muito desde 1949, ano de fundação da Federação Paulista de Motociclismo, mas, infelizmente, a administração dessa entidade, não quer enxergar e aprovar essas mudanças, que,
sem dúvida alguma, só trarão benefícios a todos. Ao invés disso, a FPM vem assumindo uma posição elitista e preconceituosa, menosprezando os menos favorecidos, já que seu Presidente, questionado sobre como ficaria o competidor com menor poder aquisitivo, que são a grande maioria, e que competem com motos antigas e com menor capacidade competitiva, simplesmente declarou que deveriam ir jogar futebol com bola de meia, ou procurar outro esporte.
Contamos com a sua compreensão e apoio, por um esporte sério, próspero, e que
reflita a grandeza e dignidade de nosso Estado e Pilotos. Caso tenha dúvidas, sugestões e idéias, elas serão bem vindas e respondidas através do e-mail: pilotopaulista@yahoo.com.br "
Grupo de Pilotos:
George Parik, Manuel Simas, Frederico Barufaldi, Carlos Alberto Santos,
Eduardo Chaves, Flavio Fleury Gil, Homero Fuser, Jo Achim Liebert, Juan Alexandre Suarez, Sávio Cupim, Jean Pierre Buttazzi, Ricardo Mens, Mário Sérgio Lala, Sano Queiroz Chermont, Equipe Cachorro do Mato, Equipe Wind Team, Equipe Tribot, Equipe Adrenalina Pura, Equipe Rex Racing.
Grupo de Organizadores:
Luiz Henrique Arena, Izaias Branco/Zaca, Ave Bike Box, Eduardo Sachs, João Cardelli, Osmar Dias, Sandro Cardoso, Fábio Simões, Jair Socó.