Traçado sobe pela arquibancada do Parque do Peão, o que promete muito mais emoção na decisão dos títulos da SX1 e SX2 Foto: Maurício Arruda / Arquivo MotoX
 A pista deste ano terá parte do traçado sobre as arquibancadas do Parque do Peão, repetindo o que foi realizado no ano passado (foto) |
A pista da última etapa do Dunas Supercross 2008 promete ser um espetáculo à parte no Parque do Peão, na cidade de Barretos, uma das mais importantes do interior paulista. A prova, marcada para o sábado, dia 13 de dezembro, define os títulos das categorias SX1 e SX2 do campeonato válido como o brasileiro da modalidade. Projetada e construída pelo especialista André Olivério, a pista terá 450 metros de extensão e o traçado vai invadir as arquibancadas da estrutura fixa.
Veja também: Como foi a quarta etapa e a classificação geral do campeonato"Estamos fazendo uma subida de cerca de 15 metros de altura por 20 metros de largura de cada lado das arquibancadas. É a primeira vez neste ano que usamos esse tipo de traçado, que dará muito mais emoção às decisões dos títulos do Dunas Supercross", disse Olivério.
Na montagem da pista e dos obstáculos serão utilizados 450 caminhões de terra com 12m³ cada, duas pás carregadeiras, um trator esteira, além de dois caminhões-pipa. A estrutura cenográfica preparada pela Dunas Race, empresa que organiza o Dunas Supercross e também é responsável pelo Rally Internacional dos Sertões, tem oito torres de iluminação com 15 metros de altura e 80 holofotes de 2 mil watts. Esse tipo de iluminação só é encontrado nos melhores estádios de futebol do país.
Também são utilizados cerca de 1400 metros de cabos de energia, som e edição de imagens para que o público das arquibancadas do Parque do Peão e aquele que só poderá acompanhar pela internet tenham todas as informações possíveis sobre as provas e não perca um só momento. Um telão de plasma vai mostrar detalhes das corridas e dos treinamentos e entrevistas com pilotos. Mais de 500 pessoas estão trabalhando por 15 dias para o preparo do espetáculo.
Em outubro do ano passado, o Parque do Peão foi sede da segunda etapa do Dunas Supercross e a pista também "invadia" a arquibancada. Na oportunidade, Jorge Balbi venceu a SX1 e Leandro Silva ganhou a SX2. Justamente os dois pilotos que disputam o título da SX1 de 2008.