X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Mundial de Motocross

10ª etapa - Nelspruit - África do Sul
Publicado em: 27/07/2008
Clique e saiba mais

Festa da KTM no Hemisfério Sul
Texto: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação / Ray Archer


Largada MX2


Jonathan Barragan
Amigos, primeiramente pedimos desculpas pelo atraso na publicação desta matéria, mas em contrapartida este artigo contém um box especial mais abaixo onde o Luiz Philippe, da Ikat do Brasil, conta um pouco da sua experiência ao vivo no evento, onde foi a convite da Leatt Brace.

Depois de 9 etapas a temporada 2008 finalmente deixou a Europa para o primeiro e único GP fora do velho continente este ano. A África do Sul recebeu o circo do mundial com uma pista completamente nova e desafiadora.

Na MX1 o espanhol Jonathan Barragan venceu pela segunda vez consecutiva enquanto na MX2 Tommy Searle venceu seguido de seu companheiro de equipe (e piloto local) Tyla Rattray. Enquanto a KTM comemorou a vitória nas duas categorias a nota triste foi a contusão de Antônio Cairoli que abandona a temporada com o joelho esquerdo lesionado.

Corridas

A categoria MX1 continua como uma das mais disputadas nos últimos anos. Na primeira bateria a vitória foi do atual campeão Steve Ramon que assumiu a ponta no início após ultrapassar o alemão Max Nagl.


Steve Ramon


Tyla Rattray
David Philippaerts venceu o duelo pelo segundo lugar com Jonathan Barragan e chegou a encostar em Ramon nos instantes finais. Nagl finalizou em 4º a frente de Ken de Dycker.

Na segunda bateria Nagl fez o holeshot de novo e manteve a liderança até os dez minutos quando foi ultrapassado por Barragan que venceu a bateria e a geral da etapa.

Nagl conseguiu segurar os ataques do francês Sebastien Pourcel e manteve a segunda posição até a bandeirada. Josh Coppins foi o quarto e Billy Mackenzie o quinto. David Philippaerts foi o sexto colocado enquanto Ramon não conseguiu ir além da oitava colocação.

MX2 - Cairoli fora

Com o italiano fora da temporada a equipe KTM praticamente assegura o título da categoria no campeonato. Tommy Searle ganhou a primeira bateria e o sul-africano Tyla Rattray venceu a segunda para delírio dos cerca de 20.000 fãs presentes ao evento.

Searle venceu o GP, mas a liderança do campeonato continua nas mãos de Rattray. O piloto mais próximo que pode ameaçar o título da dupla é Shaun Simpson (129 pontos atrás de Rattray) que também pilota motocicletas KTM.


Tommy Searle

2 tempos ainda vivem

A curiosidade da etapa ficou por conta do piloto local Michel Kok que competiu com uma KTM 125 2 tempos e não fez feio, marcando cinco pontos no campeonato.

O GP da África do Sul teve como patrocinador principal a Leatt Brace e quem esteve lá como convidado foi nosso amigo Luiz Philippe, diretor da Ikat do Brasil. Confira abaixo o suas impressões sobre o evento.

Etapa Mundial África do Sul - Lições para o Brasil

A IKAT do Brasil foi convidada pela empresa fabricante do LEATT-BRACE para a etapa do Mundial de Motocross da África do Sul no final de semana passado. A LEATT-BRACE foi o principal promotor deste evento que reuniu vários pilotos do circuito europeu assim como os "locais" da África do Sul e vizinhos africanos. 


Durante o evento tivemos acesso aos boxes, interior da pista assim como a sala VIP, é claro. Tivemos também longas conversas com os organizadores e mídia que cobrem o evento. 

Havia vários europeus donos de equipe, distribuidores e fabricantes de acessórios para off-road presentes. Nosso objetivo era apresentar a IKAT do Brasil, falar sobre o Brasil em geral, aprender mais sobre segurança e novos produtos que estão por vir da empresa. No entanto, como entusiastas do motocross, também aproveitamos para realizar um sonho antigo: assistir uma etapa do Mundial! Como se não bastasse isso, esta etapa ocorreu em uma das pistas mais espetaculares do circuito.

Sem querer discorrer em muitos detalhes, abaixo uma sintese de três temas que nos impactou profundamente:


Dr. Cris Leatt com Cairoli e Ramon
Segurança:
o LEATT-BRACE surgiu depois que o melhor amigo do Dr. Cris Leatt morreu durante uma trilha ao fraturar o pescoço mesmo utilizando todo tipo de proteção disponível. 

Desde então o Dr. Leatt entrou em uma verdadeira cruzada para promover segurança no off-road e desenvolver produtos. Ele resolveu desenvolver um produto com médicos e não com marketing. Ficamos estarrecidos com os indices e pareceres de médicos independentes sobre a falta de segurança dos produtos atualmente no mercado: capacetes, coletes, joelheiras, botas... até mesmo do simples cinto dorsal.

Vimos, a contra gosto, vários vídeos de acidentes que terminaram a carreira de jovens pilotos e simulações de como eses mesmos acidentes teriam sido menos traumáticos com itens de segurança adequados. Todo esse material contundente não cabe nessa página e será apresentado em nosso website, mas fica o apelo pessoal de piloto para piloto ou pai de piloto, por favor protejam-se com o que há de melhor. 


Pista: Começamos por dizer que os pilotos do mundial acharam que a pista da África do Sul foi a mais empolgante e mais bem feita do circuito até agora. Alguns dados: 4 triplos de mais de 25 metros de comprimento, 3 mesas gigantes que lançavam pilotos a quase 10 metros no ar, 3 step jumps igualmente gigantes, duplos "impossiveis" em saída de curva, curvas descompensadas com cavas enormes, whoops suaves em todas as retas e terreno de saibro semi-arenoso. 


Convite gerou a possibilidade de acompanhar os bastidores do evento. Aqui Tommy Searle e Stefan Everts discutem as situações de pista.
O mais impressionante disto tudo é que apesar do estilo mais supercross os obstáculos foram tão bem projetados que não ocorreu nenhum acidente sequer. Isso mesmo, nenhum acidente nos saltos durante todas as baterias - treinos e corridas. Com recepções e saídas de pulos longas e largas e angulação perfeita, até pilotos "locais" viraram super heróis. Foi um show aéreo digno do patrocinador LEATT-BRACE. 

Para nós brasileiros ficou a esperança de que algum dia os projetistas e promotores de eventos de motocross do brasil aprendam essa nova tecnologia para poderem ser mais ousados nos desenhos de suas pistas e proporcionar espetáculo com segurança ao mesmo tempo.

Competição: Competir em duas baterias de quase 40 minutos cada é só para atletas. Pilotos do campeonato mundial são atletas dedicados com resitência quase infinita. Não há espaço para amadorismo. No entanto ficamos impressionados com o contingente Sul Africano de pilotos. Em geral todos contam com pouca estrutura, falta patrocinadores e falta de equipamento de performance de ponta. 

Vímos vários pilotos correndo com motos mais antigas, com escapamento original e numerais de fita isolante. O preço de uma moto na Africa do Sul é quase tão caro quanto no Brasil e há poucas lojas especializadas. Em suma os pilotos da Africa estão em pior situação que os nossos pilotos do Brasil, bem pior, sem comparação. 

No entanto puderam dar um combate digno aos pilotos europeus de fábrica pois eles competem em suas corridas locais em sistema de 2 baterias de 40 minutos cada. Greg Albertin, Grant Langston e Tyla Rattray foram formados neste mesmo ambiente de difícil acesso a equipamento e patrocínio, mas ficou óbvio que o que fez a diferença na carreira deles foi a abudância de pistas técnicas e qualidade de eventos.

Todos mostraram grande interesse no Brasil.

Luiz Philippe
Ikat do Brasil



Vídeo



Resultados

Pos Nr MX1 Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 7 Barragan, Jonathan ESP KTM 20 25 45
2 12 Nagl, Maximilian GER KTM 18 22 40
3 11 Ramon, Steve BEL Suz 25 13 38
4 19 Philippaerts, David ITA Yam 22 15 37
5 90 Pourcel, Sebastien FRA Kaw 13 20 33
6 6 Coppins, Joshua NZL Yam 12 18 30
7 211 Mackenzie, Billy GBR Hon 14 16 30
8 9 de Dycker, Ken BEL Suz 16 14 30
9 8 Leok, Tanel EST Kaw 15 10 25
10 32 Priem, Manuel BEL Kaw 11 12 23
11 27 Schiffer, Marcus GER KTM 9 9 18
12 141 Boniface, Steve FRA Hon 8 8 16
13 16 Noble, James GBR KTM 7 7 14
14 25 Desalle, Clement BEL Suz 0 11 11
15 24 Church, Tom GBR Kaw 5 6 11
16 115 Campano, Carlos ESP Yam 6 5 11
17 15 Bill, Julien SUI Hon 10 0 10
18 96 van der Westhuizen, Richard RSA Suz 4 4 8
19 73 Wheeler, Brandon RSA Suz 2 3 5
20 80 Raynard, Anthony RSA Yam 3 1 4
21 74 de Bruin, Johannes RSA Yam 0 2 2
22 83 Bowen, Kyle RSA KTM 1 0 1
Pos Nr MX2 Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 2 Searle, Tommy GBR KTM 25 22 47
2 4 Rattray, Tyla RSA KTM 20 25 45
3 131 Aubin, Nicolas FRA Yam 22 16 38
4 183 Frossard, Steven FRA Kaw 16 20 36
5 24 Simpson, Shaun GBR KTM 18 18 36
6 121 Boog, Xavier FRA Suz 15 14 29
7 89 van Horebeek, Jeremy BEL KTM 12 15 27
8 25 Musquin, Marvin FRA Hon 14 13 27
9 47 Leuret, Pascal FRA Suz 9 11 20
10 7 Sword, Stephen GBR Kaw 11 8 19
11 39 Guarneri, Davide ITA Yam 13 6 19
12 45 Nicholls, Jake GBR Suz 5 10 15
13 13 Monni, Manuel ITA Yam 8 7 15
14 10 Goncalves, Rui POR KTM 10 4 14
15 81 Tarroux, Jeremy FRA KTM 4 9 13
16 22 Boissiere, Anthony FRA KTM 0 12 12
17 501 Lupino, Alessandro ITA Yam 6 5 11
18 20 Aranda, Gregory FRA Kaw 7 0 7
19 138 Kok, Michael RSA KTM 2 3 5
20 12 Philippaerts, Deny ITA Yam 3 2 5
21 134 Branch, Ross RSA Kaw 0 1 1
22 44 Banks-Browne, Elliot GBR Suz 1 0 1
Pos Nr MX1 Nat. Total
1 19 Philippaerts, D. ITA 339
2 11 Ramon, Steve BEL 328
3 6 Coppins, J. NZL 316
4 9 de Dycker, Ken BEL 296
5 7 Barragan, J. ESP 284
6 90 Pourcel, S. FRA 274
7 12 Nagl, M. GER 253
8 211 Mackenzie, B. GBR 235
9 8 Leok, Tanel EST 234
10 14 de Reuver, M. NED 178
11 25 Desalle, C. BEL 173
12 32 Priem, Manuel BEL 160
13 15 Bill, J. SUI 141
14 108 Nemeth, Kornel HUN 115
15 3 Brown, Mike USA 107
16 111 Leok, Aigar EST 97
17 27 Schiffer, M. GER 95
18 16 Noble, James GBR 93
19 24 Church, Tom GBR 66
20 141 Boniface, S. FRA 63
21 115 Campano, C. ESP 42
22 23 Salvini, Alex ITA 39
23 161 Strijbos, K. BEL 36
24 121 Chiodi, A. ITA 31
25 60 Anderson, B. GBR 30
26 17 Renet, P. FRA 28
27 56 Freibergs, L. LAT 22
28 22 van Daele, M. BEL 15
29 36 Correira, Luis POR 14
30 28 Columb, Scott NZL 12
31 45 Leonce, Loic FRA 12
32 33 Coulon, C. FRA 10
33 78 Verhoeven, Bas NED 9
34 13 Pyrhonen, A. FIN 8
35 96 van der Westhuizen, R. RSA 8
36 65 Vanni, Julien FRA 7
37 10 Melotte, C. BEL 5
38 73 Wheeler, B. RSA 5
39 38 Smith, Wayne GBR 5
40 35 Goncalves, P. POR 4
41 80 Raynard, A. RSA 4
42 40 Rose, Jordan GBR 3
43 74 de Bruin, J. RSA 2
44 83 Bowen, Kyle RSA 1
Pos Nr MX2 Nat. Total
1 4 Rattray, Tyla RSA 416
2 2 Searle, Tommy GBR 395
3 222 Cairoli, A. ITA 357
4 24 Simpson, Shaun GBR 287
5 131 Aubin, Nicolas FRA 243
6 10 Goncalves, Rui POR 241
7 121 Boog, Xavier FRA 211
8 89 van Horebeek, J. BEL 197
9 183 Frossard, S. FRA 196
10 13 Monni, Manuel ITA 187
11 25 Musquin, M. FRA 173
12 7 Sword, Stephen GBR 170
13 22 Boissiere, A. FRA 158
14 81 Tarroux, J. FRA 140
15 39 Guarneri, D. ITA 133
16 20 Aranda, G. FRA 101
17 34 Roelants, Joel BEL 99
18 11 Paulin, G. FRA 95
19 23 Nunn, Carl GBR 73
20 69 Avis, Wyatt RSA 56
21 80 Eggens, Erik NED 51
22 56 Bobryshev, E. RUS 42
23 46 Dougan, Jason GBR 38
24 8 Seistola, M. FIN 37
25 47 Leuret, Pascal FRA 36
26 37 Krestinov, G. EST 35
27 501 Lupino, A. ITA 30
28 36 Bonini, Matteo ITA 25
29 77 Terreblanche, S. RSA 22
30 202 Larrieu, Loic FRA 18
31 44 Banks-Browne, E. GBR 18
32 45 Nicholls, Jake GBR 17
33 41 Pellegrini, A. ITA 15
34 110 Seguy, Luigi FRA 13
35 65 Vanni, Julien FRA 12
36 185 van de Ven, R. NED 10
37 75 Verbruggen, D. BEL 9
38 519 Rombaut, Loic FRA 8
39 55 Kras, Mike NED 8
40 64 Vongsana, K. FRA 8
41 12 Philippaerts, D. ITA 7
42 291 Thuresson, F. SWE 5
43 86 van Vijfeijken, R. NED 5
44 138 Kok, Michael RSA 5
45 111 Tyletski, E. BLR 4
46 108 Rodrigues, J. POR 4
47 74 Bradshaw, N. GBR 2
48 76 Norlen, Marcus SWE 2
49 33 Kulhavy, Josef SVK 2
50 85 Musquin, M. FRA 1
51 412 Soubeyras, C. FRA 1
52 175 Larsen, N. DEN 1
53 134 Branch, Ross RSA 1






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet