Prova acontece no mês de agosto em Los Angeles, EUAFotos: Carlos Aguirre
 Mariana Balbi |
A Pro Tork Racing Team está em festa. A mineira Mariana Balbi recebeu a confirmação que estará entre as 10 pilotos que disputam a competição feminina do Supercross no 14º X-Games. A competição acontece entre os dias 3 e 5 de agosto, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Muito feliz pela oportunidade e já ansiosa por ser a primeira brasileira a disputar a maior competição de esportes radicais do mundo, Mariana concedeu uma entrevista através de sua assessoria direto da Califónia, nos EUA. Confira abaixo.
Veja também: Como foi o X Games Brasil em São Paulo - SP Está mesmo confirmada para a disputa do X-Games e agosto? Sim! Foram convidadas 10 pilotos para participar da competição, dentre essas 10, eu. Estou muito feliz!
Como é representar o Brasil em uma competição tão importante? Está sendo a realização de um sonho pra mim. Participar dos X-Games, ainda mais pelo fato de ter sido escolhida entre as 10 melhores pilotos do mundo, é demais. Será uma experiência nova, já que nunca corri uma prova ou, ao menos treinei, em uma pista de supercross desse nível. Porém será uma ótima oportunidade para desenvolver minha pilotagem. Estou muito feliz de representar o Brasil e farei de tudo para conseguir bons resultados.
Há alguma coisa diferente entre as provas tradicionais de Supercross? Sim. A pista será uma pista de supercross normal, porém com rampas de metal em alguns saltos, no melhor estilo free-style.
 Brasileira esta entre as 10 competidoras selecionadas para o evento |
Como é a adaptação do Motocross para o Supercross? Ainda não tive a oportunidade de treinar em uma pista de supercross aqui, pois a maioria das pistas de SX são privadas ou estão fechadas.
E como você fará com seu treinamento até lá? Um amigo meu e piloto, Adam Chatfield, tem uma pista de supercross em casa, aqui na Califórnia, e poderei treinar por lá na semana anterior dos X-Games. Será um curto período de treino, porém tenho que ficar concentrada no Motocross, que é minha competição principal e preciso ficar com uma boa colocação.
Você já pensa nos prós e contras para do X-Games? Um dos fatores a meu favor é a ajuda do meu irmão (Jorge Balbi Jr.), que já participou desta prova e poderá me ajudar bastante nos treinos.
As adversárias serão as mesmas do WMA? Há alguma em especial para focar as atenções? Algum ídolo? Será uma prova bastante disputada, todas serão grandes adversárias pois foram escolhidas apenas 10 pilotos entre as melhores do mundo. Não tenho como apontar uma em específico.
Faça uma análise rapidinha da sua temporada ai nos EUA?Está sendo uma boa temporada. O campeonato está mais disputado esse ano, já que várias garotas que disputavam apenas o Loretta Lynns se tornaram profissionais esse ano como a Ashley Fiolek, atual líder do campeonato. Por conta disso, meu treinamento está focado mais em técnica de pilotagem e tenho melhorando muito meu desempenho depois destas três primeiras etapas.
O que ainda é possível esperar para a seqüência do WMA? Restam três etapas estou trabalhando bastante em minhas largadas, pois em uma corrida de 15 minutos, uma boa largada é essencial e terminar as últimas três etapas no pódio, brigando pelo top três no campeonato.
Você andou conquistando bons resultados em provas paralelas este mês? Depois da etapa do Colorado fiz duas etapas do Dealer Series um campeonato aqui da California que é bem forte e ganhei as duas etapas. Foi um ótimo treino para Washougal, próxima etapa do WMA.
Acompanhe as 10 selecionadas para o X-Games: Mariana Balbi (Belo Horizonte, Brasil)
Ashley Boham (Loveland, Colorado)
Sherri Cruse (Bakersfield, California)
Ashley Fiolek (St. Augustine, Florida)
Vanessa Florentino (Edgewood, New Mexico)
Tarah Gieger (Aguadilla, Puerto Rico)
Alisa Nix (Ukiah, California)
Jessica Patterson (Tallahassee, Florida)
Tatum Sik (Temecula, California)
Sarah Whitmore (Cheboygan, Michigan)
Acesse o site da equipe e saiba mais sobre a Pro Tork Racing Team A Pro Tork Racing Team conta com apoio de Rinaldi / Dash Industries / CMB / American Cross