Título das motos está totalmente indefinido entre o brasileiro José Hélio e o francês Cyril Despres; Carros da Volkswagen, quadriciclo de Robert Nahas e caminhão de Edu Piano têm caminho tranqüilo até o lugar mais alto do pódio Foto: Idário Café
 José Hélio |
O Rally Internacional dos Sertões 2008 define os campeões da 16ª edição nesta sexta-feira, em Natal (RN). Após a nona etapa, realizada nesta quinta-feira entre Crateús (CE) e Mossoró (RN), a briga pelo título das motocicletas ficou ainda mais emocionante. O francês Cyril Despres (KTM) cumpriu os 119 quilômetros de especial apenas dois segundos mais rápido que José Hélio (Honda). Desta forma, a liderança continua nas mãos do brasileiro.
Entre os carros, pela primeira vez a equipe Volkswagen passou por apuros. O Touareg de Mark Miller (Estados Unidos) e Ralph Pitchford (África do Sul) teve problemas mecânicos no deslocamento inicial e demorou a largar. A direção de prova está calculando uma possível penalização que irá aplicar nos competidores, que teriam vencido a especial de hoje seguidos pelos poloneses Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin (Nissan), pelos brasileiros Jean Azevedo e Youssef Haddad (Mitsubishi) e por Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha), seus companheiros de equipe e atuais líderes. Os dois carros da Volks têm larga vantagem sobre os demais.
Nos caminhões, Amable Barrasa, José Papacena Neto e Raphael Betto (Ford) venceram a nona etapa, seguidos por Edu Piano, Sólon Mendes e Davi Fonseca (Ford), atuais líderes com folga sobre os adversários. O caminho até o título também é tranqüilo para Robert Nahas, que ficou hoje em seguido lugar entre os quadriciclos, atrás de Ricardo Purri (ambos pilotos Honda). Os resultados da nona etapa são extra-oficiais.
Rumo a Natal O último dia de disputas do Sertões levará pilotos e navegadores até Natal (RN) por um belo caminho, que beira a orla potiguar. Serão 410 quilômetros percorridos, sendo 174 de deslocamento inicial, 130 de trecho cronometrado e mais 106 de deslocamento final.
As dunas da região não são novidade para Cyril Despres, que é bicampeão do Dakar (2005 e 2007). José Hélio, que já venceu três vezes o Rally dos Sertões, está ciente das dificuldades que o aguardam. "Estou preocupado com as areias, pois a moto do Despres é mais preparada para este tipo de solo do que a minha", comentou o brasileiro, que corre de 450cc. O francês acelera com uma 700cc.
As estratégias de Despres para amanhã estão guardadas debaixo de sete chaves. "Não contaria nem para a minha mãe", brincou o francês, ressaltando que fará alguns ajustes na motocicleta para o duelo final.
Por outro lado, os competidores da Volkswagen estão bastante tranqüilos para a última etapa. "Está tudo pronto para a festa. Quero tomar caipirinha na chegada", divertiu-se Mark Miller.
O Rally Internacional dos Sertões "estréia" nesta temporada como etapa do Campeonato Mundial para carros - algo que já ocorre entre motos e quadriciclos desde 2005. Evento bateu recorde de estrangeiros com 36 competidores vindos de 13 países. A prova é formada, no total, por 4.734 quilômetros de disputas.
Confira abaixo a programação do Rally dos Sertões: 27/06 - 10ª etapa - Mossoró (RN) - Natal (RN)
28/06 - Festa de premiação
O Rally Internacional dos Sertões - PLP é promovido e organizado pela Dunas Race em parceria com a OTTA. O evento conta com o patrocínio de Petrobras e HSBC e com o apoio do Governo de Goiás, Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Governo do Rio Grande do Norte, Mitsubishi, Shopping Flamboyant, Hotel Blue Tree Goiânia, Hotel Pestana Natal, Transzero, TV Record, Record News, ESPN Brasil, Webventure, Rádio Interativa e Editora Midia 3, além de ser supervisionado por FIA, CBA, FIM e CBM.